Unixtopia

main/ artigos/

Ateísmo

Um ateu é alguém que não acredita em Deus ou em quaisquer outros seres sobrenaturais. Um tipo especialmente irritante é o ateu do Reddit que irá destruir você com fatos e lógica enquanto consegue fazer piadas sobre 42. Esses ateus são crianças de 15 anos que acham que descobriram o segredo do universo e têm que deixar o mundo inteiro saber que são ateus que marcaram 200 de QI no teste do Facebook e conhecem todas as 10 falácias de argumento, enquanto na verdade residem no monte estúpido e muitas vezes aparecem involuntariamente em outros subreddits, como r/iamverysmart e r/cringe. Eles se masturbam com Richard Dawkins, adoram ler estudos soyentific sobre como raça não tem significado biológico e acham que religião é literalmente Hitler enquanto tomam cada palavra de famosos popularizadores da soyence como a palavra de um padre. Eles adoram escrever ou mesmo ler o Rational Wiki, Eles gostam de escolher alvos fáceis, como terraplanistas, e fazer cyberbullying com eles no YouTube com o poder da ciência e seu enorme dicionário de sinônimos, eles nunca usarão uma palavra que esteja entre as 100.000 palavras mais comuns. Eles são tão constrangedores que você quer se matar, mas suas discussões às vezes são divertidas de ler com uma tigela de pipoca. Tal espécime de ateu é um dos melhores exemplos de qualidade de um pseudocético. Veja www.debunkingskeptics.com.

Tópicos favoritos dos ateus incluem falácias argumentativas, que eles gostam de praticar, vieses cognitivos, sua inteligência, navalha de Occam, leis de Murphy, o número 42, física quântica, provar repetidamente que a Terra não é plana, ao menos 10 vezes por dia só para se manterem em forma, correlação que não implica causalidade, encontrar contradições na Bíblia, pedir citações a outras pessoas, números binários ou mesmo hexadecimais, programar em HTML, viver em uma simulação e refutar a religião com livros sobre evolução ou algo assim. Em uma nota um pouco mais séria, todos nós já passamos por isso, a maioria das pessoas na adolescência pensa que são literalmente Einsteins e mais tarde encolhem de vergonha. Alguns não superam isso e continuam arrogantes, idiotas ignorantes por toda a vida. O principal erro da postura que eles mantêm é que tentam aplicar ciência a tudo e rejeitam qualquer outra abordagem para resolver problemas, claro, a verdadeira ciência é ótima, mas é apenas uma ferramenta, e assim como você não pode consertar todos os problemas com um martelo, você não pode abordar todos os problemas com ciência. Na sua vida diária, você toma um milhão de decisões não científicas e seria ruim tentar aplicar a ciência a elas, você atravessa a rua não porque leu um artigo revisado por pares sobre ser a coisa mais cientificamente correta a se fazer, mas porque tem vontade de fazer isso, porque acredita que os motoristas vão parar e não vão atropelar você. Crenças, intuição, emoção, irracionalidade e até espiritualidade são e devem ser parte da vida, e é extremamente estúpido se opor a esses conceitos apenas por princípio. Não há nada de errado em ser um homem bem-comportado que simplesmente não sente uma crença em nenhum deus em seu coração. Embora pensem que sim, esses ateus não acreditam realmente na ciência, mas sim apenas escolheram aderir a uma nova religião em vez da antiga. Compare estes cenários:

Entre as maiores mentes, é difícil encontrar verdadeiros ateus, embora eles normalmente tenham uma fé pessoal e difícil de descrever. Newton era cristão. Einstein frequentemente usava a palavra Deus em vez de natureza ou universo, embora ele dissesse que não acreditava no Deus pessoal tradicional, ele também disse que as leis da física eram como livros em uma biblioteca que devem ter sido obviamente escritos por alguém ou algo que não podemos compreender. Tesla disse que era profundamente religioso, mas não no sentido ortodoxo. Há pessoas religiosas muito radicais, como Larry Wall, o inventor da linguagem Perl, que até planejou ser um missionário cristão. Os verdadeiros ateus são, em sua maioria cientistas de segunda categoria que fazem carreira com a pose e ganham a vida escrevendo livros sobre ateísmo em vez de serem cientistas.