Unixtopia

main/ artigos/

Competição

É uma situação de conflito na qual várias entidades tentam dominar ou vencer umas às outras. É o oposto de colaboração. Competição está conectada à busca do interesse próprio. É a causa raiz absoluta da maioria dos males na sociedade. A sociedade nunca deve ser baseada na competição. Infelizmente, nossa sociedade decidiu fazer exatamente o oposto com o capitalismo, a glorificação da competição, isso certamente levará à destruição de nossa sociedade, possivelmente até mesmo à destruição de toda a vida.

Competição é para a sociedade o que uma droga é para um indivíduo, faz uma situação melhorar rapidamente e começa a atingir progresso tecnológico, mas pelo preço das coisas irem para baixo a partir daí, competição rapidamente degenera e mata outros valores na sociedade, como altruísmo e moralidade, sociedade que decide fazer progresso anormalmente rápido e se basear na competição é equivalente a alguém que decide tomar esteroides para desenvolver músculos rapidamente, corporações que surgem em sociedades tecnologicamente avançadas dominam o mundo assim como o câncer muscular que cresce ao tomar esteroides.

Um pouco de competição pode ser útil em pequenas doses, assim como analgésicos podem ocasionalmente ajudar a diminuir o sofrimento de um indivíduo, mas é preciso ter cuidado para não tomar muitos deles, até mesmo fumar um baseado de vez em quando pode ter um efeito positivo, no entanto, com o capitalismo, nossa sociedade se tornou alguém que começou a usar heroína e viver apenas para essa droga, tomar o máximo que puder. Invenção de empregos de merda apenas para manter a competição funcionando, hostilidade crescente extrema das pessoas, cultos de produtividade, excesso de trabalho, escravidão assalariada, desperdício extremo que está destruindo nosso meio ambiente, todos esses são sinais de que nossa sociedade está morrendo de overdose, vivendo dia a dia, tentando ganhar alguns dólares para a próxima dose de sua droga.

Toda competição é ruim? Como um mecanismo na sociedade, sim. Mas como conceito fora desses limites, pode ocasionalmente ser bom, pode ser usado em programação genética para desenvolver bons programas de computador. As pessoas também têm uma necessidade de pelo menos um pouco de competição, pois essa necessidade era necessária para sobreviver no passado e está embutida em nós, essa necessidade tem que ser satisfeita, então criamos uma competição artificial, principalmente inofensiva com jogos e esportes, observe que as pessoas jogando não significa que a competição seja parte da mecânica básica da sociedade, essa negligência no processo de pensamento geralmente acontece, assim como cantar no chuveiro não faz parte de como a democracia funciona.

Esse tipo de competição acontecendo entre pessoas, mas não dentro dos mecanismos da sociedade, não é tão ruim, desde que estejamos cientes dos perigos de aplicá-la em excesso, assim como temos que ter cuidado com qualquer tipo de droga. O que é ruim é fazer da competição a base de uma sociedade, em uma boa sociedade as pessoas nunca devem competir por necessidades básicas, como comida, abrigo ou assistência médica. As pessoas nunca devem ver outras pessoas como inimigas. Aapós progresso tecnológico suficiente, a competição não é mais apenas uma base ruim para a sociedade, ela se torna fatal porque a sociedade ganha meios para a aniquilação completa de toda a vida, como armas nucleares ou fábricas envenenando nosso meio ambiente que, no calor da competição, mais cedo ou mais tarde destruirão a sociedade. Em uma sociedade tecnologicamente avançada, é necessário desistir da competição para evitar a própria destruição. Infelizmente, provavelmente já passamos do ponto agora.

Por que a competição é tão prevalente se é ruim? Porque é natural e está conosco desde que nós, como vida, viemos à existência. É imensamente difícil abandonar um instinto tão básico, mas isso tem que ser feito não apenas porque a competição se tornou obsoleta e agora está apenas sustentando artificialmente o sofrimento sem trazer nenhum benefício, nós, humanos, basicamente já vencemos na evolução, mas porque, como foi dito, sustentar a competição agora é simplesmente fatal.

Como conseguir abandonar a competição na sociedade? A única maneira é uma escolha voluntária alcançada por meio do nosso intelecto, por meio da educação. A competição é algo que naturalmente queremos fazer, mas podemos racionalmente decidir não fazê-la quando vemos e entendemos que é ruim. Esse comportamento já está ocorrendo, se sabemos que alguém está infectado com uma doença sexualmente transmissível, superamos racionalmente o forte instinto natural de fazer sexo com ele.