Unixtopia

main/ artigos/

Deep Blue

Foi um lendário supercomputador IBM que jogava xadrez, em 1997 fez história por ser o primeiro computador a vencer o campeão mundial de xadrez da época, Garry Kasparov, marcando um momento que muitos consideram que os computadores finalmente superaram os humanos. Os computadores realmente continuaram a superar os humanos no xadrez por margens muito maiores, um mero celular executando stockfish pode facilmente estuprar o campeão mundial de xadrez. Há uma entrevista divertida com o Deep Blue se ele pudesse falar em www.lkessler.com

Tudo começou por volta de 85 como um programa chamado ChipTest por um cara taiwanês com nome impronunciável. Ele ganhou alguns torneios de xadrez de computador e quando várias pessoas já estavam trabalhando nele como parte da pesquisa da IBM, ele foi renomeado para Deep Thought em homenagem ao computador do Guia do Mochileiro das Galáxias, no entanto, mais tarde, ele teve que ser renomeado de Deep Thought para Deep Blue porque o primeiro estava muito próximo de soar como deep throat. Em 90, ele já havia jogado com o campeão mundial, Kasparov, mas perdeu. Em 96, o Deep Blue jogou com ele novamente, desta vez perdendo a partida novamente, mas já tendo vencido uma partida, mostrando que o potencial estava lá. Em maio de 97, após a atualização tanto no hardware quanto no software, ele finalmente derrotou Kasparov com 3 vitórias, 2 derrotas e 1 empate. { De acordo com a Wikipédia, ele trollou Kasparov no primeiro jogo fazendo um movimento completamente aleatório devido a um bug uma vez, o que o assustou porque ele pensou que era uma ameaça profundamente calculada, enquanto era apenas um movimento retardado. ~Mr. Unix }

É importante ver que o Deep Blue não era realmente um mecanismo de xadrez geral como o stockfish, era um supercomputador de propósito único, uma combinação de hardware e software projetados do zero com o único propósito: vencer a partida contra Garry Kasparov. Ele estava sendo ajustado entre os jogos com a ajuda de grandes mestres. Uma equipe de especialistas em computadores e xadrez concentrou seus esforços neste único oponente nos controles de tempo específicos e na configuração da partida, em vez de tentar fazer um computador de xadrez geralmente utilizável. Eles estudaram o jogo de Kasparov e deixaram o Deep Blue pronto para isso; eles até empregaram truques psicológicos, ele tinha respostas instantâneas pré-programadas para alguns movimentos esperados de Kasparov, para deixá-lo mais nervoso.

O Deep Blue estava contando principalmente com força bruta massivamente paralela, olhando muitos movimentos à frente e consultando bancos de dados armazenados de jogos; em 1997, ele tinha cerca de 11 GFLOPS. O computador base era o IBM RS/6000 SP, oocupando dois gabinetes, com sistema operacional IBM AIX, usando 32 processadores PowerPC 200 MHz e 480 fichas de xadrez especializadas. Ele tinha uma função de avaliação implementada em hardware. Todo o sistema podia pesquisar centenas de milhões de posições por segundo. A pesquisa não estendida era realizada a uma profundidade de cerca de 12 camadas, a pesquisa estendida ia até mais de 40 camadas de profundidade. Ele tinha um livro de abertura com cerca de 4000 posições e bases de mesa de final de jogo para até 6 peças. Ele era programado em C.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.