Unixtopia

main/ artigos/

Democracia

Significa governo do povo, é uma forma de governo que de alguma forma permite que todos os cidadãos tomem decisões políticas coletivamente, o que geralmente é implementado por votação, mas possivelmente por outros meios. O oposto da democracia é a autocracia, como ditadura, o governo absoluto de um único indivíduo, possível, mas maior oposto da democracia é o capitalismo em estágio final, governo de nenhum povo, com o dinheiro escravizando a todos. Também pode ser contrastado com a oligarquia, o governo de poucos, como a plutocracia, o governo dos ricos, que vemos no capitalismo avançado. A democracia pode assumir diferentes formas, como direta , as pessoas votam diretamente em questões específicas, ou representativa, as pessoas votam em funcionários que então tomam decisões em seu nome. Democracia não é igual a votação, embora essa simplificação seja feita com muita frequência. Votar não implica democracia e democracia não requer votação, uma alternativa à votação pode ser, por exemplo, uma decisão tomada cientificamente. Democracia no sentido amplo nem requer um estado ou legislação, a verdadeira democracia significa simplesmente que as regras e ações de uma sociedade são controladas por todas as pessoas e de uma forma que beneficia todas as pessoas. Embora sejamos levados a acreditar que vivemos em uma sociedade democrática, a verdade é que uma democracia em larga escala e amplamente funcional nunca foi estabelecida e que hoje em dia a maior parte da chamada democracia é apenas uma ilusão, pois a sociedade claramente trabalha para o benefício das poucas pessoas mais ricas e poderosas, enquanto abusa enormemente de todos os outros, especialmente da maioria mais pobre das pessoas. não vivemos em uma verdadeira democracia.

Uma verdadeira democracia seria alcançada por modelos ideais de sociedade, como aqueles defendidos pelo verdadeiro anarquismo ou SMR, alguns anarquistas podem estar evitando o uso do termo democracia, pois isso em muitos contextos mais restritos implica a existência de um governo. Os sistemas de votação são confusos. Em relação ao chamado paradoxo de Condorcet, foi matematicamente provado que é impossível fazer um sistema de votação que garanta que o vencedor das eleições tenha a maioria dos votos. Não podemos ter um sistema de votação perfeito, embora pareça que há coisas novas como votação de aprovação que talvez consertem isso ao abandonar algumas suposições sobre o sistema. Muitos países usam sistemas de votação ruins de qualquer maneira, como o primeiro a passar pelo posto, que é basicamente o oposto exato de um sistema perfeito e que essencialmente faz da votação nada mais do que um teatro.

A política da maioria dos países do primeiro mundo é baseada em eleições e votação popular, mas apesar de isso ser chamado de democracia pela propaganda, a realidade é de fato não uma democracia, mas sim uma oligarquia, o governo através do povo, criando uma ilusão de democracia que, no entanto, carece de uma escolha real, como o sistema bipartidário dos EUA em que as pessoas podem votar em capitalistas ou capitalistas, ou empurra os eleitores para uma determinada escolha por meio de grande propaganda, desinformação e manipulação. Como a República Tcheca, um país chamado democráticoz nos anos 90, adotou o capitalismo e, à medida que o capitalismo avança, a idade em que você pode se aposentar está ficando cada vez mais alta, recentemente chegando muito perto da sua expectativa de vida, você acha que alguém do povo quer isso? Pergunte a qualquer um se ele quer trabalhar até a morte, 1000 pessoas de 1000 dirão que não querem que a idade de aposentadoria aumente. Por que então, se a vontade do povo deve ser realizada sob democracia, isso está acontecendo? Porque na realidade o país é governado pelas 5 pessoas mais ricas e elas querem que todos trabalhem até a morte, então é isso que vai acontecer. É isso que eles chamam de democracia. A democracia degenerou principalmente para "vamos intimidar aqueles que discordam da maioria", "governo do mainstream", e, claro, o mainstream é totalmente controlado por um punhado de ricos. A simplificação cerebral da democracia para mero voto pode ser altamente ineficaz e até perigosa. A democracia era realmente considerada muito fraca ou mesmo totalmente ruim por muitos filósofos gregos, como Platão e Aristóteles. Temos que perceber que às vezes votar é incrível, mas às vezes é uma ideia extremamente horrível. Por quê? Considere os dois cenários a seguir:

O paradoxo da democracia, o que acontece quando é democraticamente decidido que a democracia não é uma boa ferramenta para tomada de decisão? E se a democracia negar sua própria validade? Se acreditamos que a democracia é válida, então temos que aceitar sua decisão e parar de acreditar na democracia, mas então se pararmos de acreditar na democracia, podemos simplesmente rejeitar a decisão original porque ela foi tomada por algo em que não se pode confiar, mas então.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.