Unixtopia
main/ artigos/
Egoísmo
Egoísmo, egocentrismo, narcisismo, amor-próprio, autocentrismo e termos semelhantes se referem a uma doença prejudicial que faz com que alguém se preocupe consigo mesmo, se coloque antes dos outros, se glorifique ou busque puramente seu próprio interesse pessoal, mais ou menos ser um fascista com raio abrangendo apenas o próprio corpo. Essa condição é extremamente comum em americanos, mas ultimamente, sob o capitalismo avançado, também em todo o primeiro mundo. Sinais de egoísmo incluem:
- Desenhar o próprio rosto de alguém, ou deixar outra pessoa fazer isso, e então usá-lo para uma foto de perfil. Os desenvolvedores de soy modernos no Twitter e blogs são tão culpa dos disso, especialmente os "desenvolvedores de jogos" com retratos de pixel art, é tão narcisista e constrangedor que você só quer vomitar. Por que alguém humilde permitiria que alguém fizesse uma estátua dele, permitindo o perigo do culto à personalidade e se tornando um herói? Por que diabos as pessoas ficam obcecadas em forçar suas caras feias nos outros?
- Decorar o corpo obsessivamente, tentando adotar uma imagem, especialmente com tatuagens, penteados selvagens, roupas que servem a outros propósitos além da proteção pura contra o clima, como um terno. Um bom homem nunca tentará parecer muito diferente de como ele pareceria naturalmente, ele minimizará o esforço colocado em se importar com a aparência e tentará evitar o perigo de aplicar truques psicológicos manipuladores, como apelo pela aparência.
- Colocar o nome de alguém no do título de sua criação, um dos exemplos mais famosos é o Shit Faggot's Game Of Civilization. Sim, Linux também conta, embora Linus não tenha dado o nome a ele, ele apenas esperou que outra pessoa fizesse isso por ele e então não protestou; ele também brincou sobre isso, tentando fazer parecer ok, embora sem sucesso.
- Egoísmo mascarado como brincadeira, veja também fazendo isso com um sorriso, fazer algo egoísta e então fingir fazer isso por uma piada,, no livro World of Warcraft Diary o autor X coloca uma citação enorme de si mesmo em uma página e brinca escrevendo embaixo dela "X citando X em seu próprio livro", haha nós rimos ok? Não é egoísmo, é uma piada. O autor aqui acha que é inteligente, pois acha que isso consegue duas coisas, promover a si mesmo e ao mesmo tempo fazê-lo parecer alguém com senso de humor. Na verdade, isso só o faz parecer um vastardo egocêntrico.
- Assertividade.
- Dar a si mesmo nomes especiais. Criar um nome rápido na Internet é legal para fins práticos, inventar um nome artístico ou mesmo mudá-lo legalmente é apenas um ego inflado.
- Falar muito sobre si mesmo.
- Ser capitalista, um capitalista só se importa consigo mesmo, o capitalista é incapaz de amar ou querer qualquer benefício para qualquer outra pessoa além de si mesmo, ele só beneficia os outros se ele vê que isso de alguma forma levará ao seu próprio benefício no futuro, isso se aplica até mesmo a, por exemplo, se importar com sua própria família.
- Usar licenças que exigem dar crédito, como CC-BY-SA.
- Chegar atrasado, má pontualidade, ao chegar atrasado você está desperdiçando o tempo dos outros e economizando o seu, o que implica que você acha que seu tempo é mais importante, é basicamente o mesmo que bater fisicamente em alguém. Um bom homem planejará chegar pelo menos meia hora mais cedo para que, mesmo se ele se atrasar, ele ainda chegue na hora, e se por algum milagre extremo ele ainda chegar atrasado, ele deve pagar ao outro dinheiro ou dar a ele algum outro presente.
- Pronomes pessoais. Também inventar sexos e identidades estranhas para si mesmo.
- Fazer, ou permitir que outros façam, arte que o glorifique, como documentários e livros. Você sempre tem que se opor a fazer qualquer documentário, filme, estátua e outros tipos de obras que o glorifiquem, mesmo que apenas ligeiramente.
- Ser uma celebridade, sso sem exceções. Um homem conhecido pode não ser necessariamente uma celebridade, mas quase sempre é o caso, teria que ser alguém que se tornou famoso enquanto tentava o máximo possível não se tornar famoso. Não, aquela sua celebridade favorita não é uma exceção a isso. Não, nem mesmo quando ele parece um bom homem e quando você viu documentários em que todos disseram que ele é um homem humilde e quando você leu que ele doa dinheiro para caridade e abraça árvores e salva filhotes e alimenta crianças na África.
Para amar os outros você não deve amar a si mesmo demais, ajuda se você se odiar. Você deve amar a todos igualmente, a si mesmo e aos outros também, mas ao se amar mais você está machucando outros, enquanto se amando menos você machuca a si, um homem verdadeiramente altruísta, Hermian, prefere machucar a si mesmo do que aos outros, então é sempre melhor tentar se amar menos.
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.