Unixtopia

main/ artigos/

Escravo de ferramentas

É alguém que, em vez de se concentrar em criar arte, se concentra excessivamente em suas ferramentas, ele é dependente de suas ferramentas específicas de escolha, tem uma mentalidade de fanboy sobre sua marca favorita e raramente cria algo porque está muito ocupado apenas configurando suas ferramentas e discutindo com os outros. Exemplos típicos são fanboys do Emacs/Vim, viciados em ricing UNIX e lutadores de distro GNU/Linux. Lembre-se de que a arte é o verdadeiro objetivo, uma ferramenta está lá apenas para ajudá-lo a fazê-la acontecer, uma boa ferramenta não é aquela com a qual você se masturba, mas sim aquela que você mal percebe que está lá, está em segundo plano e não o incomoda, pois você está focado na criação de sua arte. Se você passar 80 anos procurando as ferramentas certas para criar algo e de repente perceber que é tarde demais para fazer bom uso delas, você viveu sua vida errado, desperdiçou tudo completamente se preparando para fazer o bem em vez de fazer o bem.

Apenas um tempo razoável deve ser gasto para encontrar uma ferramenta boa o suficiente, então é preciso começar a criar para se tornar um mestre, um mestre transcenderá suas ferramentas e nem se importará mais com quais ferramentas está usando, um músico medíocre se recusará a tocar música com um instrumento barato, um mestre tocará uma música bonita com qualquer instrumento que você lhe der. Uma ferramenta deve ser escrava de você, não o contrário. A ferramenta não é seu animal de estimação tamagotchi, uma vez que você começa a sentir emoção, orgulho ou apego à sua ferramenta, algo está errado. Uma ferramenta pode ser também uma obra de arte, o criador da ferramenta é o artista, mas os usuários dessa ferramenta ainda devem tratá-la apenas como uma ferramenta. A distinção está, portanto, no papel: o criador da ferramenta pode, com razão, estar focado nessa ferramenta como fruto de sua genialidade, é justificável que ele gaste a maior parte de seu tempo estudando a ferramenta e fazendo com que ela possa servir bem aos outros; os usuários, por outro lado, devem simplesmente pegá-la e, por sua vez, usá-la para criar outra coisa.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.