Unixtopia

main/ artigos/

Linguagem de programação esotérica

São linguagens altamente experimentais e divertidas que empregam ideias bizarras ou não convencionais. Linguagens populares desse tipo incluem Brainfuck, Chef ou Omgrofl. Há um ótimo wiki para esolangs em esolangs.org. Se você quiser ver os esolangs em toda a sua beleza, veja esolangs.org/wiki/Hello_world_program_in_esoteric_languages_(nonalphabetic_and_A-M). Muitos esolinguagens parecem ser golfistas de código, pessoas que fazem vários desafios de programação enquanto buscam o código mais curto, o que geralmente requer uma escolha sábia de linguagem ou talvez criar uma linguagem completamente nova apenas para o trabalho. O Codegolf stack exchange é um lugar para ver muitos esolangs em ação. Ideias notáveis empregadas por esolangs são:

Esolangs são ótimos porque:

Uma famosa organização individual relacionada a esolangs é a Cat's Eye, administrada por Chris Pressey, acessível em https://catseye.tc.

História

INTERCAL, criado em 1972 por Donald Woods e James Lyon, é considerado o primeiro esolang da história: seu objetivo era especificamente ser diferente das linguagens tradicionais e, por exemplo, um nível de polidez foi introduzido, se não houvesse rótulos PLEASE suficientes no código-fonte, o compilador não compilaria o programa. Em 1993, Brainfuck, provavelmente o esolang mais famoso, foi criado. Em 2005, o wiki esolang foi iniciado.

TODO

Linguagens específicas

Costumava haver um webring de esolinguagem, agora acessível apenas em web.archive.org/web/20110728084807/http://hub.webring.org/hub/esolang


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.