Unixtopia
main/ artigos/
Estilo e regras de um artigo SMR
Isso descreve o estilo e as regras que devem garantir qualidade e consistência.
Regras
- Tudo é de domínio público sob CC0, com o qual todos os colaboradores concordam. Ninguém é dono do que escrevemos aqui.
- Nenhum uso justo ou mesmo uso injusto. Queremos que este servidor e site seja o mais livre possível e não passemos pelas linhas legais tênues. Portanto, geralmente evite copiar e colar e tente escrever tudo sozinho.
- Nenhuma censura desnecessária. A censura necessária basicamente inclui apenas spam, conteúdo de merda, conteúdo infectado por IP eque nos colocariam imediatamente na cadeia, embora adoraríamos incluí-las. Espalhar a verdade não deve ser prejudicado pelo medo da cadeia. Conteúdo controverso, incorreto e tabu não deve ser censurado.
- Fontes revisadas por pares são altamente desencorajadas, preferimos fontes sem censura.
Estilo
- Não quebre parágrafos de linha, um parágrafo está em uma única linha. O raciocínio é que um texto formatado manualmente para uma largura específica é difícil de editar. É mais fácil alternar para quebra de linha automática no seu editor.
- Evite unicode, prefira ASCII, para máxima compatibilidade e simplicidade.
- Cada página deve começar com um título, que pode ou não corresponder ao nome do arquivo do artigo.
- Nomes de arquivos de artigos devem usar snake_case.
- Nomes de artigosdevem ser preferencialmente substantivos singulares. Animal em vez de animais, portabilidade em vez de portátil. Mas pode haver exceções, artigos que são listas podem usar plural.
- Isso não é a Wikipédia. Memes, opiniões, verdades sem censura são permitidos e bem-vindos. Referências e citações não são necessárias, espalhamos informações e deixamos para outros confiarem, testarem sua utilidade ou verificarem. Este server não existe tanto para convencer pessoas que discordam de nós, isso não pode ser feito e retardados não podem ser convencidos não importa o que aconteça, está aqui para pessoas que já veem a verdade como nós, não estamos provando nada para elas, estamos oferecendo a elas mais coisas que elas podem achar úteis. Não nos limitamos a verdades que podem ser ou foram comprovadas por qualquer coisa que seja atualmente chamada de ciência aprovada, muitas verdades valiosas são apenas provadas pela experiência. A SMR defende uma sociedade na qual o engano não acontece e na qual não há necessidade de citações servindo como prova. Referências ainda são permitidas e muitas vezes úteis, como leitura complementar.
- O artigo deve ser escrito mentalmente no passado, ou seja, ao escrevê-lo, você não deve aderir à cultura do século 21, voltar ao milênio anterior, simplesmente ignorar as últimas décadas que aconteceram e continuar existindo naquela época, isolar-se do mundo exterior se for necessário, não falar com ninguém, não assistir TV, usar linguagem e mentalidade que estavam presentes nos melhores dias.
- Nosso critério de inclusão não é notabilidade, coisas sobre as quais as pessoas falam, mas valor, ou seja, coisas sobre as quais vale a pena falar. Se algo é notável, mas de pouco valor, como detalhes de POO ou feministas famosas, não escreveremos sobre isso, é apenas ruído inútil que prejudica as coisas boas ao obscurecê-las.
- O estilo pode ser inspirado em obras clássicas da cultura hacker, como o WikiWikiWeb e Jargon File.
- O estilo de escrita deve ser relaxado e informal. A formalidade é usada onde é útil, como definições, a maioria dos outros textos pode se beneficiar de ser escrita como uma conversa técnica entre amigos.
- Profundidade e complexidade dos artigos, os artigos não devem tentar ir a uma profundidade desnecessária, mas também não devem ser superficiais. Isto é escrito principalmente para programadores de uma sociedade menos retardada, a complexidade deve seguir a partir disso. Comece de forma simples e vá mais a fundo mais tarde no artigo, coisas muito complexas devem ser explicadas intuitivamente, sem necessidade de provas complexas.
- Forneça exemplos, definições dão precisão, mas exemplos dão entendimento.
- Não escreva sobre literalmente tudo, inclua apenas o que é relevante do ponto de vista do SMR e apenas em grau relevante, poderíamos escrever muitos artigos sobre padrões de design OOP, no entanto, como isso é uma besteira capitalista completa, isso seria apenas ruído do nosso ponto de vista, afogaria conteúdo útil e desperdiçaria esforço, então preferimos nos limitar a algum tipo de tl;dr ou padrões de design OOP.
- Artigos à prova do futuro, minimizam a necessidade de manutenção, focam no longo prazo, diferentemente da Wikipédia, não podemos, e não queremos, ser um recurso dinâmico que só é válido por um dia, queremos artigos estáveis que permanecerão relevantes para sempre. Não entre muito em merdas temporárias irrelevantes, como qual distro é atualmente a melhor ou quantos forks o dwm tem atualmente. Listas de software não são artigos muito bons, pois isso é algo que muda constantemente. Listas de eventos históricos podem ser melhores, pois são mais ou menos dados e apenas uma vez em uma década precisamos adicionar alguns novos eventos relevantes, possivelmente também atualizar a visão sobre os mais antigos. Um artigo sobre conceito matemático, por outro lado, é muito bom, pois equações permanecem válidas para sempre.
- O artigo é uma espécie de depósito de ideias sujas, pode conter TODOs, WIPs, erros e feiura, não é uma enciclopédia bonita e arrumada. Lembre-se de que este server é um tipo de projeto que visa hospedar, comunicar e espalhar ideias que devem nos direcionar para uma sociedade melhor, é um veículo que deve nos levar a outro lugar e será potencialmente substituído por outra coisa quando chegarmos lá. Os objetivos de perfeição e beleza não devem atrapalhar a comunicação de ideias, não exclua o conteúdo por sua feiura se esse conteúdo ainda for potencialmente útil.
- Incorreção política, calúnias e discurso ofensivo são encorajados. Evite o uso da palavra pessoa, use homem, cara, humano, possivelmente indivíduo na pior das hipóteses. Claro que isso não é para ofender ninguém, isso ajuda as pessoas a desaprenderem a se ofender.
- Evite imagens.
- Você pode deixar comentários diretamente no texto dos artigos, como assim: { Discordo dessa merda. ~Mr. Unix }.
Os artigos devem ser escritos para serem legíveis e compreensíveis para pessoas experientes em tecnologia que já sabem algo sobre tecnologia, nem analfabetos, nem especialistas apenas. Cada artigo deve idealmente começar com uma definição geral do dicionário e continuar com uma explicação geral simples e uma visão geral do tópico. Com mais parágrafos, o texto pode ficar mais complexo. A ideia é que um novato leia o primeiro parágrafo, entenda a ideia básica e leve algo consigo. Um leitor mais avançado lerá mais adiante e levará mais coisas. Educamos em uma abordagem de cima para baixo.
Cada artigo deve ser um mini recurso legal em si, a qualidade deve ser preferida à quantidade, o artigo sobre xadrez deve ser uma página geral legal sobre xadrez com foco em sua programação, mas também contendo uma visão geral, história, fatos interessantes, dados, elementos de redação e assim por diante, de modo a ser altamente autocontido, ao contrário da abordagem da Wikipedia de fazer muitos artigos separados sobre história do xadrez, jogadores de xadrez, regras do xadrez. Tente trollar idiotas, é ótimo se o artigo começar meio formal, como o estilo da Wikipedia, mas depois começar a usar palavrões e coisas do tipo, de modo que alguém que apenas copia e cola isso como uma redação de tarefa depois de ler o primeiro parágrafo realmente entrega um trabalho ao seu professor que o fará ser expulso da escola.
Fontes
- Enciclopédias de papel. Consulte-as com frequência, elas são muito melhores do que qualquer recurso online, contêm informações obscuras, esquecidas e pontos de vista alternativos.
- Wikipédia. Mas não limite sua pesquisa a ela. Pesquisar em outras línguas da Wikipédia com tradução automática também pode ajudar a encontrar informações extras. Se você conhece outras línguas além do inglês, pesquise na Wikipédia dessa língua, ela pode ter informações extras.
- Citizendium, pode oferecer um ângulo de visão diferente da Wikipédia.
- Bifurcações não-SJW da Wikipédia, para passar pela censura e propaganda SJW na Wikipédia, tente infogalactic ou metapedia.
- Britannica. Proprietária, mas os artigos são bem escritos, os fatos são de domínio público, então podemos roubá-los.
- Arquivos, Internet Archive, Archive Team Wiki, archive.li, a maioria das informações que antes estavam disponíveis na Internet provavelmente não estão mais acessíveis hoje em dia, retiradas do ar, privatizadas, censuradas, não mais indexadas, procure nos arquivos.
- wikiwikiweb
- Pergunte às pessoas, às vezes você não consegue encontrar uma informação em lugar nenhum, como qual técnica de renderização foi usada em um jogo proprietário antigo, mas se você apenas enviar um e-mail curto para alguém, o programador do jogo, ele simplesmente lhe dará a informação em um segundo. As pessoas geralmente esquecem disso e passam horas incontáveis procurando por algo quando podem escrever apenas um e-mail. Conversar aleatoriamente com nerds no IRC e redes semelhantes geralmente leva você a encontrar tópicos interessantes para pesquisar nos quais você nem pensaria.
- Wiby, marginalia e outros mecanismos de busca não comerciais, isso encontrará pequenos sites não comerciais de tecnologia e outros nerds que o Google sufoca sob bloatsites.
- Projeto Gutenberg, principalmente livros mais antigos, mas já existem alguns livros relacionados a computadores, como a biografia RMS ou Jargon File
- Teses universitárias, e artigos científicos, é claro, muitas teses universitárias são acessíveis ao público e geralmente resumem bem os tópicos, teses de bacharelado podem ser mais compreensíveis do que teses de doutorado e mestrado.
- Slides de várias apresentações são realmente ótimos recursos, pois condensam o tópico em seus pontos principais.
- Wikisource, Wikibooks.
- Livros ainda são de qualidade superior às fontes on-line, então você pode piratear alguns e roubar alguns fatos deles. Confira Anna's archive, libgen, torrents.
- Wikisphere, confira vários wikis, um lugar para começar a pesquisar é o Wikiindex. Wikis como installgentoowiki, encyclopedia dramatica, soyak wiki e lurkmorewiki podem oferecer insights interessantes sobre a cultura da internet e tecnologia, muitas vezes também fatos menos censurados. Confira também progopedia, osdev wiki, esolang wiki e chess programming wiki.
- YouTube, infelizmente esta é uma das maiores fontes de informação que infelizmente está escondida em vídeos cheios de anúncios e zoomers retardados, a informação não é indexada. Se você for corajoso o suficiente, pode desenterrar esta informação e escrevê-la aqui como um texto adequado.
- Reddit, Infelizmente outro pântano SJW de retardados, mas com muitas subcomunidades quase sobre tudo, se você tiver uma pergunta que não consegue encontrar em lugar nenhum, geralmente há um subreddit onde você pode perguntar, se tiver coragem.
- Tente pesquisar com mecanismos de busca diferentes do Google, wiby, marginalia, Yandex, Internet Archive.
- Se conseguir revistas antigas de alguma forma sobre computadores, celulares ou jogos, você pode obter uma boa fonte de muitas informações interessantes, obscuras e perdidas. Na web é impossível encontrar uma boa lista de jogos antigos, se você pesquisar por top 50 jogos antigos, você obtém uma lista de jogos completamente ruins de 2015, que agora são considerados antigos, é muito melhor obter alguma revista de jogos antigos de, digamos, 2005 que liste os 50 melhores jogos da época. Essas revistas são feitas profissionalmente e realmente mais antigas. Você pode encontrar belas joias, previsões do futuro e artigos politicamente incorretos.
- Arquivos 4chan, existem alguns arquivos 4chan legais com recursos de pesquisa, eles podem trazer discussões interessantes sobre tópicos obscuros que você não encontraria de outra forma.
- Web não inglesa, pesquise na web do seu idioma nativo, pesquise nos idiomas que você fala ou pode usar um tradutor, muitos países têm grandes sites desconhecidos além das fronteiras do país, como o wiki russo Lurkmore, as alternativas asiáticas da Wikipedia.
- Não web, quando a web falha, você pode pesquisar na darknet, gopher, gemini, usenet e tor.
Objetivo
Basicamente, o objetivo deste artigo é se divertir e também criar uma filosofia coerente e consistente de um software e tecnologia realmente bons. Queremos criar um recurso educacional agradável, de domínio totalmente público e sem problemas, uma enciclopédia escrita em um estilo mais agradável.
Outro objetivo é servir como um relato histórico da nossa era. Supomos que as pessoas no futuro podem querer ler relatos em primeira mão de como as pessoas viam a sociedade e sua tecnologia, o que achavam importante e o que previam. Este artigo vai mostrar que de fato previmos isso, nós éramos apenas uma grande minoria. Crianças do futuro, não repitam os mesmos erros que cometemos.
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.