Unixtopia
main/ artigos/
Exercícios
Aqui há exercícios, como projetos de programação, problemas de matemática ou questionários para aqueles que desejam seguir o SMR de qualquer forma.
Desafios de programação
Se você deseja motivação, sinta-se à vontade para tratar isso como um jogo, os projetos serão conquistas para você coletar. Então seria legal se você fizesse um repositório git ou algo assim para mostrar ao mundo.
Conceda a si mesmo pontos assim:
- 1 ponto para um projeto concluído no nível 0.
- 4 pontos para um projeto concluído no nível 1.
- 16 pontos para um projeto concluído no nível 2.
- 64 pontos para um projeto concluído no nível 3.
- 256 pontos para um projeto concluído no nível 4.
- Se você concluir todos os projetos no nível N, você pode automaticamente considerar todos os projetos de todos os níveis inferiores concluídos também, ou seja, se você concluir todo o nível 2, conte-se todo o nível 1 e 0 também. Uma vez alcançado, você o manterá para sempre, ou seja, se mais projetos aparecerem em um determinado nível mais tarde que você não tenha resolvido, isso não tirará seus pontos de nível inferior. Espero que você consiga.
- Um projeto é considerado concluído somente se você realmente concluir todos os seus requisitos! Não é suficiente dizer "hmm, eu poderia fazer isso se quisesse", não, você tem que realmente fazer para que conte. Se o requisito é fazer um jogo completo, uma demo com bugs não conta. Se você apenas usar algum truque, usar 100 bibliotecas para fazer tudo para você, você sabe que não concluiu realmente. Se for óbvio que implementar algo é parte do desafio, como detecção de colisão no mecanismo de física, você não pode usar uma biblioteca para isso, você tem que fazer você mesmo. Seja honesto consigo mesmo.
- Você não pode se premiar com pontos parciais, se você atende a 90% dos requisitos para algum projeto, você não pode dar 90% dos pontos por ele, nem mesmo um ponto. Conclua 100% e ganhe 100% dos pontos. Isso é parte do desafio e insistir nisso também faz com que você potencialmente faça um programa legal e organizado que aumentará o bem no mundo.
- Você pode reutilizar seu próprio código sem que ele conte como biblioteca de terceiros, se você escrever um renderizador 3D em um projeto, você pode usá-lo para escrever um jogo 3D como outro projeto, com ele contando como se você tivesse escrito tudo do zero apenas para aquele projeto.
- Não trapaceie, você estará apenas trapaceando a si mesmo.
TODO
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.