Fourth Generation é uma linguagem elegante, minimalista, stack-based, não tipada, e um ambiente de computação geral, que usa notação RPN, uma das melhores linguagens já concebidas. A forma vanilla do Forth é super simples, mais simples que C, seu design é engenhoso e um compilador e interpretador pode ser feito com relativamente pouco esforço, dando a ele alta liberdade prática. No momento em que escrevo isso, a menor implementação do Forth, milliforth, tem apenas 340 bytes de código de máquina, o que é simplesmente incrível, o tamanho é muito próximo do tamanho do compilador do Brainfuck, uma linguagem cujo propósito principal era ter o menor compilador possível. Forth encontra uso, por exemplo, em computadores espaciais, como RTX2010, um computador espacial endurecido por radiação que executa Forth diretamente, e sistemas embarcados como uma maneira de escrever programas de baixo nível eficientes que são, ao contrário daqueles escritos em assembly, portáteis.
Forth é usado pelo Collapse OS e Dusk OS como a linguagem principal. No minimalismo, Forth compete um pouco com Lisp, no entanto, para desgosto dos fãs de Lisp, Forth parece, no final das contas, sair como superior, especialmente em desempenho, mas, no final das contas, provavelmente até mesmo em sua elegância, enquanto Lisp pode ser mais matematicamente elegante, Forth parece ser o ajuste mais elegante para hardware real.
TODO
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.