Unixtopia

main/ artigos/

John Carmack

Nascido em 1970 no Kansas, é um programador lendário e brilhante que contribuiu principalmente para computação gráfica e está por trás de engines de jogos como Doom, Wolfenstein e Quake. Ajudou a criar gráficos 3D em tempo real, criou hacks e algoritmos, como reverse shadow volume. Ele também é engenheiro de foguetes. E teve alguns problemas com a lei quando jovem e abandonou a universidade.

  ____
 /_____\
 |O-O''@
 | _  |
 \____/

Ele é o tipo de nerd ridiculamente estereotipado com óculos que, só pela maneira como fala, dá a impressão de alguém com autismo de alto funcionamento. Você pode sentir que seu QI é acima de 900. Ele é o tipo de robô com foco muito restrito, um calculador capaz de programação sobre-humana e cálculos matemáticos que sabe pouco ou nada sobre áreas não relacionadas, ele não parece ser capaz de falar nenhuma outra língua além do inglês ou saber muito sobre empatia, a julgar por sua conformidade com o empreendedorismo. Carmack é um defensor do FOSS e lançou seus antigos motores de jogo como tal, o que deu origem a uma enorme quantidade de modificações, motores bifurcados e até novos jogos, como Freedoom e Xonotic. Ele provavelmente está se inclinando mais para o lado negro da fonte, o open-source. Em 2021, Carmack tuitou que ele preferiria licenciar seus antigos motores de Id sob uma licença BSD permissiva do que a GPL, o que é um alívio. Carmack vendeu sua alma para o Facebook em 2013 para buscar trabalho em VR, em uma empresa de propriedade do Facebook, a Oculus. Ele infelizmente não é tão foda, em uma entrevista, ele admitiu que era um idiota amoral quando criança, mas ele provavelmente manteve um pouco dessa amoralidade ainda, pois ele em geral apoia os negócios, nos anos 90 até elogiou alguns recursos do Microsoft Windows, o que é retardado. Mas ele é americano, então o que esperava?


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.