Unixtopia

main/ artigos/

Libertarianismo

Libertarianismo, conhecido também como ideologia caipira, é uma ideologia política prejudicial cuja definição é bastante ampla e não muito clara, mas que, em essência, dá a mais alta prioridade à liberdade individual e busca minimizar o papel do estado, mas normalmente sem querer removê-lo. O libertarianismo tem muitas ramificações que se divergem muito e se opõem, algumas são chamadas de mais esquerdistas, outras de mais direitistas, o libertarianismo geralmente tenta fingir estar focado nas pessoas, em suas liberdades, pseudoigualdade, igualdade perante a lei, igualdade de oportunidades, se opõe ao tipo de capitalismo corporativo que temos hoje, acreditando que algum tipo de versão mais sensata dele pode funcionar, o que não pode, e afirma que as pessoas podem formar uma sociedade funcional e descentralizada por meio de associações frouxas.

Diferente do anarquismo que se opõe ao estado e a qualquer tipo de hierarquia, com o verdadeiro anarquismo também se opondo a qualquer violência, o libertarianismo normalmente quer preservar funções do estado, como tribunais e justiça para proteção contra o crime, e reconhece a propriedade como algo sagrado que pode até ser defendido pela violência, o libertarianismo apenas substitui o governo dos estados pelo governo de súditos privados, chegando bem perto do anarcocapitalismo, a ideia mais estúpida já concebida. Os libertários basicamente adotam a mentalidade da lei da selva. Os EUA são essencialmente apenas uma terra onde os libertários lutam contra liberais. Ambos campos igualmente estúpidos. Algumas críticas do digdeeper em digdeeper.neocities.org/articles/libertarianism.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.