{ Mr. Unix e Lady C odeiam Node.js ~Mr. Unix }
O Node.js é uma das piores pragas que já aconteceram na indústria de software nos últimos tempos. Uma geração inteira de programadores está sendo ensinada a pior maneira de lidar com concorrência, em um sistema que não é bom nem em desempenho e nem em tamanho de projeto, junto com a linguagem mais atormentada já criada. O Java$cript já era doloroso no navegador. Por que diabos alguém pensou que era uma boa ideia usá-lo no servidor confunde nossa mente.
Pagaremos o preço dessa moda exagerada e equivocada nas próximas décadas. De todas as maneiras de lidar com a concorrência, os callbacks são de longe a pior. O Twisted foi atormentado por eles e é a principal razão da sua falha, e isso foi com uma linguagem muito mais sensata e razoável como Python, o Stackless era uma alternativa muito melhor e usava um modelo semelhante ao CSP do Go.
O triste é que há alternativas melhores por aí com modelos e ambientes muito mais sólidos. Go e Erlang são exemplos óbvios. E isso se aplica a situações especializadas que demandam concorrência. Para qualquer outro problema, qualquer outra solução será muito melhor que o Node.js, até mesmo PHP.