Unixtopia

main/ artigos/

Open console

Os consoles abertos são pequenos consoles de jogos do tipo GameBoy, movidos por software e hardware livres, que recentemente tiveram um pequeno boom. Exemplos incluem Arduboy, Pokitto ou Gamebuino. Eles não devem ser confundidos com os portáteis Raspberry Pi que rodam emuladores GameBoy, PS1, DOS, embora alguns possam usar processador Raspberry pi, mas sim plataformas personalizadas, principalmente FOSS, rodando seus próprios jogos caseiros feitos pela comunidade. Os consoles abertos também são semelhantes aos consoles e computadores antigos, como o NES e GameBoy, porém há uma diferença em ser mais indie e aberto, então é muito mais fácil programá-los.

Resumindo, consoles abertos são:

Os consoles recomendados para iniciantes são Arduboy e Pokitto, que não são apenas muito bem projetados, mas tem comunidades ativas e amigáveis. Esses brinquedinhos legais são ótimos porque são antimodernos, simples, fora do mainstream tóxico, como os computadores oldschool. Isso suporta a programação não prejudicial e traz ao programador a alegria de programar, sem dores de cabeça como janelas redimensionáveis, multithreading, focando apenas na programação simples de coisas simples com acesso direto ao hardware. Eles oferecem um ISA alternativo, uma plataforma não x86 sem botnet e para qualquer propósitos. Além disso, esse hobby ensina habilidades de programação de baixo nível e focadas em eficiência.

Cuidado, tendo sido bem-sucedido no mercado, o mundo dos consoles abertos agora está inundado por corporações trazendo a toxicidade, eles vão para a merda muito em breve, pegue os antigos enquanto você ainda pode. Os novos consoles já tentam empregar IDEs somente para a web em micropython, seus sites estão cheios de propaganda e inutilizáveis em computadores com menos de 1 TB de RAM.

Programação

Os consoles abertos podem ser programados sem software proprietário, embora oficialmente eles possam promover algo envolvendo software proprietário, GNU/Linux funciona muito bem. A maioria dos consoles é baseada em Arduino, então o Arduino IDE é a ferramenta oficial de desenvolvimento com C++ como linguagem, C sendo felizmente uma opção também. O IDE é open-source, mas bloated, felizmente o fluxo de trabalho de desenvolvimento CLI pode ser configurado sem maiores problemas, o Arduino vem com ferramentas CLI e para outras plataformas o compilador tcc pode ser usado, então a programação confortável com vi é possível. Se os normies podem fazer isso, você também pode.

Alguns consoles têm seus próprios emuladores que tornam o desenvolvimento muito mais fácil, ou melhor, suportável. Sem um emulador, você é forçado a constantemente recarregar o programa para o hardware real, o que é um problema, então você quer usar uma boa biblioteca SMR, como SAF, ou escrever seu jogo para ser independente de plataforma e fazê-lo rodar no seu PC de desenvolvimento, bem como no console, apenas abstraia a E/S e use SDL para o PC e a biblioteca do console para o console.