Significa tornar um programa mais eficiente em termos de uso de algum recurso de computação ou por qualquer métrica semelhante, geralmente visando maior velocidade de execução ou menor uso de memória, mas também menor consumo de energia e demanda de velocidade de rede, enquanto preserva como o programa funciona externamente, isso pode ser feito manualmente reescrevendo partes do seu programa, ou automaticamente, normalmente pelo compilador quando ele está traduzindo seu programa. Ao contrário da refatoração, que visa principalmente uma melhor legibilidade do source-code, a otimização muda o comportamento interno do programa executado para um mais otimizado. Além de otimizar programas e algoritmos, também podemos falar mais amplamente sobre otimizar, como estruturas de dados, formatos de arquivo, hardware, protocolo e assim por diante.
Essas são otimizações que você mesmo faz escrevendo um código melhor ou mexendo com a forma como compila seu código.
Essas são principalmente para C, mas podem ser úteis em outras linguagens:
-O3
, -Os
. Verifique também outros sinalizadores do compilador que podem ajudá-lo a desligar coisas desnecessárias que você não precisa, e experimente compiladores diferentes, alguns podem apenas produzir um código melhor. Se você for corajoso, verifique também sinalizadores ainda mais agressivos como -Ofast
e -Oz
, que podem ser mais rápidos que -03
, mas podem quebrar seu programa também.Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.