Unixtopia
main/ artigos/
Renda básica universal
É a ideia de que todas as pessoas devem receber pagamento regular do estado sem nenhuma condição, mesmo que não trabalhem, sejam ricas oi criminosas. É uma ótima ideia e a apoiamos totalmente como o primeiro passo em direção à uma sociedade verdadeiramente bo na qual as pessoas não precisam trabalhar. À medida que a automação tira mais e mais empregos, ela está sendo mais discutida e experimentos com a RBU estão sendo conduzidos, embora idiotas capitalistas tentem inventar mais e mais empregos de merda para manter as pessoas escravizadas.
A RBU que cobre todas as necessidades básicas é chamada de completa, caso contrário, é chamada de parcial. A RBU subscreve a ideia de que o objetivo do progresso é eliminar a necessidade de trabalho, o que é correto, devemos deixar todo o trabalho para máquinas eventualmente, é por isso que começamos a civilização. Isso não significa que não podemos trabalhar, apenas que não somos obrigados.
A primeira reação de um novato que ouve sobre a RBU é "mas todo mundo vai parar de trabalhar!" Bem, não, por uma série de razões, que foram confirmadas por experimentos da vida real. A maioria das pessoas não quer apenas sobreviver, elas querem comprar coisas boas e ter algo extra, então a maioria das pessoas vai querer obter alguma renda adicional. As pessoas querem trabalhar, trabalhar no sentido de fazer algo significativo. Se não precisarem ser escravos assalariados, a maioria decidirá dedicar seu tempo livre a fazer algo útil. As pessoas já estão acostumadas a trabalhar, a maioria continuará fazendo por inércia, porque têm amigos no trabalho ou simplesmente porque gostam de ir lá.
Outra pergunta do novato é "mas quem vai pagar por isso?!" Bem, todos e especialmente os ricos. Na situação atual, mesmo se fizermos os ricos doarem 90% de sua riqueza, eles nem perceberão. A RBU funciona com dinheiro e dinheiro é ruim, mas a ideia central é simplesmente sobre compartilhar recursos, o verdadeiro comunismo que ultrapassa o conceito de dinheiro. Isto é, uma vez que o dinheiro for eliminado, a ideia da RBU permanecerá como o direito de todos de obter coisas como comida e assistência médica incondicionalmente. O SMR apoia a RBU como o próximo passo imediato para tornar o dinheiro menos importante e eliminá-lo completamente.
Vantagens da RBU
- As pessoas vão deixar de se tornar escravas de empregadores capitalistas, pois não será mais obrigatório trabalhar em algum lugar. As pessoas têm que aceitar condições de trabalho de merda porque não têm outra escolha. Elas não podem ir para outro lugar porque é o mesmo em todos os lugares ou suas condições não permitem que elas se mudem, todo empregador abusa de seus funcionários tanto quanto possível, então as pessoas hoje só podem escolher seu mestre escravo, mas não podem escolher não ser escravas. Se as pessoas puderem realmente sair, os empregadores terão que oferecer boas condições para manter as pessoas trabalhando para elas. Isso também pode levar a maior liberdade do consumismo, pois as pessoas podem decidir não usar certas tecnologias ruins que são forçadas a usar hoje em dia pelos empregadores. Suprimindo empregos de merda e fenômenos indesejáveis, como o paradoxo do antivírus. As pessoas que pararem de fazer empregos de merda poderão realmente se concentrar em coisas úteis.
- O sofrimento de muitas pessoas será reduzido ou eliminado.
- Resolveremos a questão do envelhecimento social e evitaremos um colapso provavelmente causado por ele, o aumento da idade média da população devido ao avanço da medicina, juntamente com a diminuição da fertilidade e da disposição das pessoas de ter filhos está se tornando um grande problema ameaçador, em breve haverá muitos idosos incapazes de trabalhar e poucos jovens para cuidar de tudo. Estabelecer a RBU nos permitirá aceitar e utilizar totalmente a automação e eliminar todo o trabalho desnecessário, fazendo com que a sociedade seja capaz de funcionar com apenas algumas pessoas realmente trabalhando. Rejeitar a RBU é nada menos que uma ameaça social.
- Na verdade, economizaremos dinheiro e outros recursos porque o sistema simplificará. Temos burocracia complexa e comissões que julgam quem pode obter assistência social, quem pode obter pensões por invalidez. Grandes quantias de dinheiro são desperdiçadas apenas para manter empregos desnecessários existentes, as pessoas têm que se deslocar para seus empregos de merda, o que implica que carros e estradas precisam ser mais mantidos, também os locais de trabalho precisam ser mantidos, limpos, manter a segurança do trabalho. Se todos ganhassem dinheiro para viver, poderíamos economizar nessa burocracia, manutenção, comissões, exames médicos, cuidar dos sem-teto, manter leis extremamente complexas. Se pessoas ficarem menos estressadas, a saúde mental melhoraria e economizaríamos dinheiro no tratamento de pessoas com doenças mentais. Também seria possível economizar dinheiro na organização de sindicatos de trabalhadores, pois eles podem se tornar muito menos importantes.
- A sociedade se tornaria mais ecológica graças à eliminação de besteiras e à economia de recursos.
- As pessoas ficariam menos estressadas, mais felizes, teriam segurança e talvez até se tornassem mais verdadeiramente produtivas.
- A criminalidade diminuiria muito, pois está diretamente ligada à pobreza, o que, é claro, economizaria ainda mais dinheiro com polícia, advogados e contas médicas.
Pessoas se tornariam mais iguais, o que nos deixaria mais próximos da sociedade ideal.
- As pessoas seriam capazes de fazer coisas mais importantes do que trabalhar, se necessário, elas poderiam escolher se concentrar na educação por alguns anos, o que tornaria a população mais educada.
- A previdência social vai suprimir o medo nas pessoas e, torná-las menos xenófobas, menos militantes e menos fascistas.
- A falta de moradia diminuirá muito, as ruas ficarão mais limpas, poderemos fechar muitos centros para moradores de rua.
- Haverá muitos outros benefícios indiretos, as pessoas podem começar a viver sem coisas desnecessárias que hoje em dia são forçadas a elas por empregos como celulares, carros ou contas bancárias, o que posteriormente fará com que as pessoas consumam menos, gastem menos tempo em redes sociais tóxicas e vivam vidas mais saudáveis entre amigos em comunidades locais, diminuindo os efeitos negativos da globalização, como a disseminação da cultura dos EUA.
- Os capitalistas vão chorar como bebês.