Unixtopia

main/ artigos/

suckless

É um tipo de software livre, filosofia de programação e uma organização, que tenta aderir a um alto minimalismo tecnológico, liberdade e hackabilidade, e se opõe ao bloat e complexidade desnecessária que tem se infiltrado na maioria dos softwares modernos e pelos quais a tecnologia começou a se tornar menos útil e mais onerosa. Está relacionado à filosofia UNIX e KISS, mas traz algumas novas ideias para a mesa. Tornou-se um tanto conhecido e influenciou fortemente alguns grupos recém-formados, como a Bitreich e a Unixtopia. Suckless parece compartilhar muitos seguidores com cat-v.

A comunidade costumava ser um nicho underground pequeno, após um aumento na popularidade em algum momento na década de 2010, graças a youtubers de tecnologia como Luke Smith, Distro Tube e Mental Outlaw, a conscientização sobre o grupo se espalhou muito mais, até mesmo os programadores tradicionais agora sabem o que suckless significa. Ele também ganhou força no quadro de tecnologia do 4chan, o que novamente impulsionou a popularidade do suckless, mas inevitavelmente trouxe algum retardamento.

Enquanto o núcleo do grupo consiste em muitos programadores e hackers especialistas, principalmente interessados em sistemas como GNU/Linux, BSDs e Plan 9, muitos usuários Linux menos qualificados e até mesmo não programadores completos ficam por perto do suckless em vários graus, especialmente o TWM dwm tem visto um grande sucesso entre os amantes de pornô UNIX e ricers crônicos. Enquanto a maioria dos verdadeiros seguidores do suckless são minimalistas hardcore e aplicam seus princípios a tudo, muitos dos novatos em torno do suckless apenas selecionam programas que acham legais de se ver e os integram em seus sistemas lixos.

O Suckless inspirou a Unixtopia, mas cuidado, é meio ruim, a maioria dos seguidores do suckless parecem ser direitistas e capitalistas que são motivados por objetivos prejudiciais, como sua própria produtividade aumentada, não por altruísmo. Muitas pessoas suckless são pragmáticas, embora acreditem no minimalismo hardcore, por razões práticas preferem escolher uma linguagem de programação estabelecida do que uma minimalista. O SMR pega o que é bom e tenta consertar os problemas do suckless, nós só pegamos as boas ideias do suckless. Também parece que agora parte da comunidade suckless degenerou um pouco pelo seu aumento de popularidade em um pouco do que ela se opunha, um tipo de seguidores consumistas da moda que não estão tão interessados em bom design de tecnologia, mas sim constantemente aumentando seu dwm em busca de um sistema pseudominimalista de aparência legal de maneiras não muito diferentes daquelas do iToddlers.

Características

História

Suckless existe desde 2006, quando o domínio suckless.org foi registrado pelo fundador Anselm R. Garbe. Ela evoluiu de uma comunidade centrada em projetos de software específicos, mais notavelmente o wmii. Garbe deu uma entrevista sobre o Suckless no episódio 355 do FLOSS Weekly.

Algum tempo antes de 2010, o Suckless desenvolveu o Stali, uma distro sem glibc vinculada estaticamente que era baseada na ideia de que a vinculação dinâmica é prejudicial e que a vinculação estática é vantajosa. Ele também veio com o software Suckless por padrão. Este projeto foi tornado independente e separado do Suckless em 2018 por Garbe. Em 2012, o criador da cat-v e membro da suckless, Uriel Pereira, se matou, sendo um dos eventos mais trágicos da comunidade.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.