Unixtopia

main/ artigos/

Trolling

Como verbo é um termo relativamente recente que evoluiu junto com a Internet e cujo significado varia de uma atividade de causar drama propositalmente para entretenimento, significado original e mais restrito, a simplesmente abusar descaradamente das regras de qualquer sistema para interesse próprio em detrimento de outros, como trolling de patentes e trolling de mídia pré-eleitoral. O valor central do trolling em sentido restrito é simplesmente diversão em detrimento de outros, deixando alguém com raiva,mas nem toda diversão pode ser chamada de trolling, intimidar mais fracos, não é trolling, apesar de trazer diversão, trolling tem que ter um pouco de inteligência, ele normalmente encontra uma maneira de fazer algo legalmente desagradável, como hackear um jogo. Trolls são aqueles que antes da Internet seriam chamados de algo como palhaços ou brincalhões, as brincadeiras da vida real têm potencial limitado, na Internet, por outro lado, o trolling pode florescer, provavelmente devido ao aspecto do anonimato, falta de comunicação não verbal, falta de consequências e responsabilidade e assim por diante, então essa arte evoluiu para algo mais, é agora uma parte inseparável da cultura da Internet, e provavelmente deveria ser protegida pela Unesco.

Algumas formas de trolling proporcionam tanta diversão que são até ilegais. Trolling não é sobre maldade, é sobre diversão, é apreciado por pessoas legais que não levam as coisas muito a sério e podem tirar sarro de si mesmas e é adotado por fóruns como o 4chan, também é demonizado por aqueles sem senso de humor, aqueles que temem o poder do humor, como fascistas, e aqueles que geralmente ficam magoados com ele, como no reddit, Wikipedia e outras redes de espaço seguro. O mal sempre tem medo da diversão. Trolling é uma atividade divertida, saudável e refrescante, infelizmente estragada por pessoas mentalmente retardadas que não têm ideia de como a Internet funciona, elas vêm para a Internet e tentam se comportar como se fosse a vida real. Isso é estúpido, é como tentar se comportar normalmente em um videogame ou chegar a uma selva e se comportar como se fosse uma cidade, o homem que faz isso não entende absolutamente o que está acontecendo e fode tudo. Se você é um deles, saia da Internet agora, ou ao menos fique com sua avó no Facebook.

Em tempos modernos, trolling começou a ser demonizado e até criminalizado, similarmente à demonização de teorias da conspiração, piadas politicamente incorretas e outras formas de pensamento livre e arte, por isso é importante apoiar mais o trolling. Antes, o trolling podia ser visto como irritante na pior das hipóteses, hoje pessoas tentam forçar leis para punir trolls e promover a ideia de que é uma doença mental perigosa, fatal, rotular alguém de troll é bem próximo de rotulá-lo de psicopata ou terrorista. Não caia nessa, deixe o trolling prosperar, é simplesmente diversão, cultura popular, folclore, humanidade e arte. Quem pratica trolling é chamado de troll, uma palavra retirada da mitologia nórdica, onde significa um tipo de criatura fantástica e estranha que vive em florestas, cavernas ou sob pontes. Trolls são frequentemente uma raça em muitos universos de fantasia, lá sua aparência não é muito unificada, alguns os fazem gigantes grandes e estúpidos, outros os pintam como criaturas altas, mas de tamanho humano, com presas e assim por diante. Mais adiante, discutiremos apenas trolls relacionados a trolling.

Um exemplo típico de troll ocorreu por volta de 2006, quando no jogo Wow alguns caras puxaram o chefe mundial Lord Kazzak para Ventobravo, uma das principais cidades do jogo, onde essa besta elevando-se acima de todos os edifícios começou a assaltar a cidade inteira e qualquer coisa que estivesse em seu caminho,o chefe não podia nem ser morto porque ele se curava toda vez que matava alguém e com tantos noobs de baixo nível e NPCs ao alcance, ele estava apenas se curando constantemente. Essa foi uma jogada engenhosa, mas claro, a Blizzard, como uma grande covarde sem graça, simplesmente entrou em cena, reiniciou o servidor e parou toda a diversão porque morrer constantemente por várias horas seguidas estava deixando alguns de seus clientes potencialmente infelizes. Trollar em salas de bate-papo e fóruns geralmente começa com a chamada isca, uma postagem deliberadamente provocativa que visa plantar uma semente de uma discussão acalorada. Essa isca dirá intencionalmente algo controverso, estúpido e logicamente falho, exatamente para provocar uma resposta, ela quer atrair algum espertinho como uma isca de pesca quer atrair um peixe. A arte está em encontrar o equilíbrio correto entre estupidez e seriedade, a isca não deve ser muito óbvia, caso contrário, é claro que será detectada e falhará, o 4chan chama isso de "isca de baixa qualidade", uma imagem famosa de isca de pesca é normalmente anexada. Aqui estão algumas maneiras potencialmente divertidas de trollagem, elas serão escritas do ponto de vista de um personagem fictício para evitar responsabilidade legal por crimes em potencial que podem inspirar:

Me fizeram uma pergunta muito boa, trollagem é de fato fascismo e como eu, o criador do SMR, posso gostar disso então? Quero deixar ao menos uma resposta curta aqui, sim, buscar diversão, um tipo de benefício próprio, em detrimento dos outros é, ao menos pela nossa definição, uma forma de fascismo. Eu gosto dos atos de trollagem e, embora possa ser em parte uma imperfeição minha como ser humano, tento mantê-la compatível com o SMR das seguintes maneiras. Primeiro, eu nunca apoio que trollagens realmente prejudiciais sejam feitas, embora eu goste de rever os casos que já aconteceram e eu possa achá-los engraçados e tristes ao mesmo tempo. A trollagem pode ser feita a entidades que não são seres vivos, como empresas ou estados. Em terceiro lugar, posso apoiar atos de trollagem que não considero significativamente prejudiciais, como, brincadeiras leves, o tipo de brincadeira que você faz com alguém e acaba entretendo os dois, mas não deve ser levada muito longe, o dano deve ser insignificante, ou trollagem na Internet. Semelhante a esportes ou videogames, é completamente aceitável, e desejável, criar ambientes nos quais sempre se deve entrar voluntariamente, que simulem comportamento amoral e aliviem algumas de nossas necessidades animais amorais, como aquelas para competição ou luta, apesar de tal comportamento não ser aceitável em outros contextos. É aceitável matar uns aos outros em videogames. A Internet, ou ao menos uma grande parte dela, é um ambiente assim, um tipo de playground em que qualquer um pode entrar voluntariamente, que é conhecido por ter o tipo de jogo de trollagem acontecendo. Na Internet, só interagimos por meio da fala e a fala sozinha nunca pode machucar ninguém, se alguém não suporta ler algo na Internet, pode evitar usá-la. Exemplos de trolls são Amir Hetsroni, Milo Yiannopoulos e Weev.