Unixtopia
main/ artigos/
Trolling
Como verbo é um termo relativamente recente que evoluiu junto com a Internet e cujo significado varia de uma atividade de causar drama propositalmente para entretenimento, significado original e mais restrito, a simplesmente abusar descaradamente das regras de qualquer sistema para interesse próprio em detrimento de outros, como trolling de patentes e trolling de mídia pré-eleitoral. O valor central do trolling em sentido restrito é simplesmente diversão em detrimento de outros, deixando alguém com raiva,mas nem toda diversão pode ser chamada de trolling, intimidar mais fracos, não é trolling, apesar de trazer diversão, trolling tem que ter um pouco de inteligência, ele normalmente encontra uma maneira de fazer algo legalmente desagradável, como hackear um jogo. Trolls são aqueles que antes da Internet seriam chamados de algo como palhaços ou brincalhões, as brincadeiras da vida real têm potencial limitado, na Internet, por outro lado, o trolling pode florescer, provavelmente devido ao aspecto do anonimato, falta de comunicação não verbal, falta de consequências e responsabilidade e assim por diante, então essa arte evoluiu para algo mais, é agora uma parte inseparável da cultura da Internet, e provavelmente deveria ser protegida pela Unesco.
Algumas formas de trolling proporcionam tanta diversão que são até ilegais. Trolling não é sobre maldade, é sobre diversão, é apreciado por pessoas legais que não levam as coisas muito a sério e podem tirar sarro de si mesmas e é adotado por fóruns como o 4chan, também é demonizado por aqueles sem senso de humor, aqueles que temem o poder do humor, como fascistas, e aqueles que geralmente ficam magoados com ele, como no reddit, Wikipedia e outras redes de espaço seguro. O mal sempre tem medo da diversão. Trolling é uma atividade divertida, saudável e refrescante, infelizmente estragada por pessoas mentalmente retardadas que não têm ideia de como a Internet funciona, elas vêm para a Internet e tentam se comportar como se fosse a vida real. Isso é estúpido, é como tentar se comportar normalmente em um videogame ou chegar a uma selva e se comportar como se fosse uma cidade, o homem que faz isso não entende absolutamente o que está acontecendo e fode tudo. Se você é um deles, saia da Internet agora, ou ao menos fique com sua avó no Facebook.
Em tempos modernos, trolling começou a ser demonizado e até criminalizado, similarmente à demonização de teorias da conspiração, piadas politicamente incorretas e outras formas de pensamento livre e arte, por isso é importante apoiar mais o trolling. Antes, o trolling podia ser visto como irritante na pior das hipóteses, hoje pessoas tentam forçar leis para punir trolls e promover a ideia de que é uma doença mental perigosa, fatal, rotular alguém de troll é bem próximo de rotulá-lo de psicopata ou terrorista. Não caia nessa, deixe o trolling prosperar, é simplesmente diversão, cultura popular, folclore, humanidade e arte. Quem pratica trolling é chamado de troll, uma palavra retirada da mitologia nórdica, onde significa um tipo de criatura fantástica e estranha que vive em florestas, cavernas ou sob pontes. Trolls são frequentemente uma raça em muitos universos de fantasia, lá sua aparência não é muito unificada, alguns os fazem gigantes grandes e estúpidos, outros os pintam como criaturas altas, mas de tamanho humano, com presas e assim por diante. Mais adiante, discutiremos apenas trolls relacionados a trolling.
Um exemplo típico de troll ocorreu por volta de 2006, quando no jogo Wow alguns caras puxaram o chefe mundial Lord Kazzak para Ventobravo, uma das principais cidades do jogo, onde essa besta elevando-se acima de todos os edifícios começou a assaltar a cidade inteira e qualquer coisa que estivesse em seu caminho,o chefe não podia nem ser morto porque ele se curava toda vez que matava alguém e com tantos noobs de baixo nível e NPCs ao alcance, ele estava apenas se curando constantemente. Essa foi uma jogada engenhosa, mas claro, a Blizzard, como uma grande covarde sem graça, simplesmente entrou em cena, reiniciou o servidor e parou toda a diversão porque morrer constantemente por várias horas seguidas estava deixando alguns de seus clientes potencialmente infelizes. Trollar em salas de bate-papo e fóruns geralmente começa com a chamada isca, uma postagem deliberadamente provocativa que visa plantar uma semente de uma discussão acalorada. Essa isca dirá intencionalmente algo controverso, estúpido e logicamente falho, exatamente para provocar uma resposta, ela quer atrair algum espertinho como uma isca de pesca quer atrair um peixe. A arte está em encontrar o equilíbrio correto entre estupidez e seriedade, a isca não deve ser muito óbvia, caso contrário, é claro que será detectada e falhará, o 4chan chama isso de "isca de baixa qualidade", uma imagem famosa de isca de pesca é normalmente anexada. Aqui estão algumas maneiras potencialmente divertidas de trollagem, elas serão escritas do ponto de vista de um personagem fictício para evitar responsabilidade legal por crimes em potencial que podem inspirar:
- Troll de links: colocar links perigosos em um site que parecem normais, como "voltar para a página inicial" leva a uma pesquisa no Google de "CP grátis" ou "como colocar uma bomba no avião". Dessa forma, qualquer um que clicar nele entra automaticamente na lista de observação da NSA.
- DNA DDOS: antes de cometer um crime, vá a uma barbearia e colete cabelos no chão. Depois, espalhe todos esses cabelos pela cena do crime para que os investigadores fiquem sobrecarregados com evidências de DNA de dezenas de pessoas não relacionadas.
- Crime sem motivo: investigadores criminais sempre procuram um motivo em um crime, se não houver nenhum, eles ficam confusos, então, como um homem extremamente rico que possui 10 Lamborghinis, você pode toubar um carro de merda, mesmo que as pistas apontem para você, eles sempre ficam "por que esse homem rico roubaria um carro de merda, não faz sentido".
- Crime irracional: da mesma forma, os investigadores geralmente suspeitam de alguma racionalidade básica, mesmo do criminoso mais estúpido, você quer se comportar ainda mais estúpido do que isso. Como entrar em duas lojas e realocar as mercadorias de uma para a outra, e vou embora.
- Troll de convulsão: quando em algum tipo de palestra onde os alunos têm permissão para laptops, sente em algum lugar na primeira fila, perto do palestrante, abra o laptop e inicie um programa que pisca rapidamente cores selvagens em tela cheia, deixo assim durante toda a palestra para que todos sentados atrás de mim sejam forçados a assistir ao piscar e possam ter um ataque epilético, o código para tal programa pode ser escrito em algumas linhas de JS do navegador.
- Troll de prostituição ecológica: pegue um saco de lixo de plástico, vá até a floresta, encontre um lugar limpo e agradável, tiro uma selfie com o polegar para cima, jogue o lixo lá, tire outra foto e poste na ordem inversa no Twitter com algo como "hoje trabalhei incansavelmente para limpar este depósito de lixo, para nossas crianças!", ganhe um milhão de curtidas ecológicas por literalmente jogar lixo plástico na floresta.
- Stack overtroll: esse é ótimo para fazer em subreddits de conselhos de programação, onde aspirantes a desenvolvedores de soja tentam se passar por autoridades em programação. Isso me faz ser banido toda vez, mas vale a pena, uso isso para sair de sites de redes sociais com estilo quando fico entediado. Faça um pedaço de código que parece uma tentativa de noob de fazer um jogo, mas é secretamente um código ofuscado que quando executado faz algo desagradável como apagar todos os arquivos no computador, criar um trilhão de subdiretórios ou definir goatse como papel de parede, linguagens bloateds como Python são ótimas para isso, pois podem fazer coisas desagradáveis como executar uma string construída dinamicamente e podem baixar coisas da Internet e basicamente fazer qualquer coisa que quiserem. Então eu posto com uma pergunta "olá colegas programadores, estou tentando fazer meu primeiro jogo, mas meu código não funciona, podem me ajudar, por favor?" Se o código for bem feito, não for trivial e muito difícil de entender apenas olhando para ele, é provável que a primeira coisa que as pessoas farão seja simplesmente copiar e colar o código e executá-lo, é por isso que prefiro fazer o código destruir completamente o computador para que o cara tenha que levar ao menos algumas horas para reinstalar o sistema para poder avisar os outros que é um troll. Sempre que aparecer algum comentário dizendo que é uma armadilha, imediatamente vote negativamente e denuncie por discurso de ódio, use contas fantoches para enviar spam de votos negativos porque você será banido de qualquer maneira. O lado bom disso é que você ensina as pessoas sobre a "segurança" da sua mina, aqueles que pisam nessa mina nunca mais executarão um código aleatório da Internet.
- Streamtroll gayming raycyst: escolha algum jogo conveniente, como GTA, então apenas jogue o jogo streamando, o público está assistindo, mas você estará fazendo escolhas ligeiramente racistas ou sexistas na jogabilidade, como atropelar e matar apenas negros e mulheres pedestres. Nunca compre nada de um NPC ou mulher, nunca roube um carro preto e roube apenas carros brancos que puder e assim por diante. Mas negue se alguém começar a notar, culpando-o por ser racista por fazer tais observações. Pode fazer isso de forma bem sútil, às vezes atropele também um pedestre branco, mas mantenha a proporção tendenciosa para de uma forma perceptível. Se o bate-papo começar a fazer drama com isso, diga apenas que são paranóico, isso é engraçado porque eles não podem provar nada a você, e é hilário se você receber relatórios e algum moderador literalmente tiver que assistir suas transmissões e contar a proporção de negros versus brancos que você atropelou. Uma coisa boa também é que se alguém acusa você de racismo, o mod analisa e diz que não é conclusivo, você pode simplesmente banir o acusador por trollagem, assustando ainda mais as pessoas de intervir, nesse ponto você pode começar a ser um pouco mais racista na jogabilidade, veja quanto tempo você consegue se equilibrar nessa linha tênue. Ou jogue algum MMORPG e seja racista e sexista em relação às raças no jogo, recuse-se a negociar com personagens femininas ou falar com gnomos.
- Trollar o troll: o domínio avançado da trollagem permite que alguém trolle trolls inexperientes, um encontro de dois trolls pode ser divertido e educativo. Imagine, o troll A configurando a isca de overtroll de pilha mencionada acima, o troll B, um jogador experiente do jogo, percebe a isca, mas é claro que ele não menciona isso, ele finge morder a isca e responde com algo como "espere um minuto, deixe-me executar o código". O troll A está feliz porque acha que venceu, mas então o troll B responde: "sim, aqui na linha X você errou, aqui está o código correto…". O troll A agora está confuso, ele não tem certeza se foi visto ou se o troll B simplesmente pulou a execução do código, o troll B agora tem a vantagem de controlar o jogo, o melhor resultado aqui é se o troll B realmente de alguma forma fizer o troll A executar o código "consertado" que quebra seu computador, aqui o troll B conseguiu desviar o troll de volta e pegar o OP em sua própria armadilha, esse tipo de resultado é o melhor que você pode desejar e uma demonstração de verdadeira maestria de troll.
- Richfag: assim como viados ricos, compre uma floresta e comece uma empresa que emprega pessoas cujo trabalho é apenas correr ao redor de uma árvore por 8 horas todos os dias, seu objetivo é que cada árvore tenha um homem correndo ao redor dela.
- Vandalismo criativo da Wikipédia: como redirecionamentos ou categorizações engraçadas, coloque Bill Gates na categoria homossexuais famosos, considere também vandalizar outras wikis que geralmente não têm tanta proteção.
- Stream raid: um stream raid acontece assim, uma prostituta tóxica está fazendo crianças se masturbarem no Twitch e descobre que isso roubará mais atenção, forçando a interação do público na forma de algum gayme no qual o público pode participar, é aqui que a diversão começa. Há jogos ruins que deixam as pessoas escreverem músicas de rap que são lidas por um sintetizador de texto para fala ou escolher títulos para álbuns ou o jogo de corrida de bolinhas de gude onde os usuários podem definir suas fotos de avatar. Claro que aí vem a festa que simplesmente invade isso com imagens de goatse, a streamer começa a ficar furiosa porque agora ela está mostrando uma imagem de um cu para 10.000 crianças que só queriam assistir overwatch ou roblox, enquanto uma voz robótica no fundo está citando frases de Hitler. Na melhor das hipóteses, a streamer é banida.
- Classic troll: gira em torno de criar drama em fóruns, é uma espécie de arte, pois você tem que manter o equilíbrio certo entre seriedade e estupidez. Definitivamente não se trata de fazer login e começar a insultar todo mundo, isso é apenas um banimento instantâneo que acaba com a diversão, você prefere começar devagar, envolver muitas pessoas seriamente na discussão, ser educado e então direcionar levemente a conversa para algo controverso, é mais legal se você fingir fazer parte de alguma "minoria oprimida". Então você apenas faz parecer que você é apenas um indivíduo simples e sem educação que meio que se inclina para uma opinião que os outros odeiam, mas você tem que manter a esperança deles de que eles podem convencê-lo a mudar de opinião, então ainda tente ser educado, só para continuar discutindo com eles e desperdiçando mais e mais do tempo deles até que eles comecem a perder a cabeça e o tópico exploda em argumentos de Hitler, então apenas assista e aproveite.
- Trotes telefônicos para empresas podem ser legais, um troll tradicional é ligar para dois restaurantes e deixá-los falar um com o outro. Isso pode acabar com dois negócios ao mesmo tempo, então é bom até para a sociedade, e as mulheres por trás do telefone ficarão felizes porque isso traz um pouco de diversão à sua escravidão chata e repetitiva.
- O último troll: esta exige extrema dedicação e é um pouco arriscada, mas pode ser um dos picos mais altos de trollagem se for bem-sucedida e bem executada. Sabemos que a meta de vida não pode ser definida objetivamente, você pode fazer sua meta de vida ser a que quiser e ninguém pode refutá-la objetivamente. Então, você pode definir sua meta de vida para apenas andar para frente, você vai dedicar tudo para apenas andar para frente o máximo que puder. Você vai parar de ir ao trabalho, você só vai comer e beber se for absolutamente necessário, você vai simplesmente levantar da cama um dia e começar a andar pelo país de pijama, se as pessoas perguntarem se você está bem, você apenas diz "sim, obrigado". Se você estiver morrendo de fome, você apenas pega a comida mais próxima e come, se você precisa dormir, apenas deite em um lugar e durma. Em breve você provavelmente será levado para um hospício, lá você tem que provar que é completamente normal, convencê-los de que sabe o que está fazendo, que não está sentindo nenhuma ansiedade ou depressão, que não ouve vozes, que só definiu andar como seu objetivo de vida, não há uma maneira objetiva de refutar esse objetivo de vida. Você provavelmente acabará em um hospício ou na prisão de qualquer maneira, mais cedo ou mais tarde, então tente maximizar a caminhada, seja legal e minta se for preciso. Se eles o levarem para o tribunal, apenas se vire e comece a sair do prédio. Se eles o acorrentarem, apenas se comporte bem e diga que não tentará fugir, se eles tirarem as correntes, apenas comece a sair. Sempre que você sair da prisão, apenas comece a andar novamente e assim por diante. Agora, há o risco de você desperdiçar sua vida sem atrair nenhuma atenção, mas também pode se tornar famoso e destacar o fato de que a sociedade atual é extremamente retardada e não está pronta para pessoas que não estão se conformando e apenas definem seus objetivos de vida arbitrariamente.
Me fizeram uma pergunta muito boa, trollagem é de fato fascismo e como eu, o criador do SMR, posso gostar disso então? Quero deixar ao menos uma resposta curta aqui, sim, buscar diversão, um tipo de benefício próprio, em detrimento dos outros é, ao menos pela nossa definição, uma forma de fascismo. Eu gosto dos atos de trollagem e, embora possa ser em parte uma imperfeição minha como ser humano, tento mantê-la compatível com o SMR das seguintes maneiras. Primeiro, eu nunca apoio que trollagens realmente prejudiciais sejam feitas, embora eu goste de rever os casos que já aconteceram e eu possa achá-los engraçados e tristes ao mesmo tempo. A trollagem pode ser feita a entidades que não são seres vivos, como empresas ou estados. Em terceiro lugar, posso apoiar atos de trollagem que não considero significativamente prejudiciais, como, brincadeiras leves, o tipo de brincadeira que você faz com alguém e acaba entretendo os dois, mas não deve ser levada muito longe, o dano deve ser insignificante, ou trollagem na Internet. Semelhante a esportes ou videogames, é completamente aceitável, e desejável, criar ambientes nos quais sempre se deve entrar voluntariamente, que simulem comportamento amoral e aliviem algumas de nossas necessidades animais amorais, como aquelas para competição ou luta, apesar de tal comportamento não ser aceitável em outros contextos. É aceitável matar uns aos outros em videogames. A Internet, ou ao menos uma grande parte dela, é um ambiente assim, um tipo de playground em que qualquer um pode entrar voluntariamente, que é conhecido por ter o tipo de jogo de trollagem acontecendo. Na Internet, só interagimos por meio da fala e a fala sozinha nunca pode machucar ninguém, se alguém não suporta ler algo na Internet, pode evitar usá-la. Exemplos de trolls são Amir Hetsroni, Milo Yiannopoulos e Weev.