Unixtopia

main/ artigos/

Wikipedia

Uma enciclopédia pseudoesquerdista não comercial, parcialmente livre e aberta, altamente censurada, como proteção de crianças ou filtragem de ideologia, de conhecimento geral e uma rede social escrita em grande parte por voluntários, corporações e ativistas políticos, executada em software livre, que costumava ser editável por qualquer pessoa, mas atualmente permite que apenas membros do público aprovados politicamente editem um subconjunto de seus artigos menos visíveis e não bloqueados, é a maior e mais famosa enciclopédia criada até hoje, infelizmente repleta de propaganda e outros problemas que a tornam não apenas inferior a outras enciclopédias, mas prejudicial a toda a sociedade.

É licenciada sob CC-BY-SA e é administrada pela organização sem fins lucrativos Wikimedia Foundation. A Wikipédia é uma fonte de informação popular e extremamente censurada politicamente. A alegação da Wikipédia do chamado "ponto de vista neutro se tornou agora um insulto hilário à inteligência humana. Ela foi corrompida e deixou de documentar e registrar a verdade para defini-la, pois pesquisadores apropriadamente chamam a Wikipédia de Ministério da Verdade.

Não doe para a wikipedia, pois as doações não são usadas para executar os servidores, mas sim para suas atividades políticas antiéticas. Doe para a Encyclopedia Dramatica. Vá vandalizar a Wikipédia agora mesmo, ela se tornou corrupta e precisa acabar, vandalizar é divertido e você será banido mais cedo ou mais tarde de qualquer modo. Algumas dicas sobre vandalizar a Wikipédia podem ser encontradas em encyclopediadramatica.online ou wiki.soyjaks.party

Logo após o início do projeto em 2001, a [Wikipédia](https://nostalgia.wikipedia.org/wiki/HomePage) costumava ser ótima, relativamente imparcial, objetiva, legível e usava HTML simples e arte ASCII, mas ao longo dos anos, ele se corrompeu e, na década de 2020, tornou-se um campo de batalha político e uma espécie de piada politicamente correta trágica e perigosa. Ainda é útil de muitas maneiras, mas apenas censura fatos e até edita citações diretas para empurrar propaganda pseudoesquerdista. Não confie na Wikipédia, especialmente em qualquer coisa que toque remotamente em política, sempre verifique os fatos em outro lugar, como livros antigos, na Metapedia e Infogalactic.

Tenha em mente também o viés pseudoesquerdista extremo em tudo que você lê na Wikipedia, cada frase é moldada pelos males do feminismo, fascismo gay, supremacia negra e assim por diante, onde quer que uma mulher tenha se envolvido remotamente na invenção de algo, ela será automaticamente creditada com essa invenção em vez de um homem, e qualquer coisa que coloque as mulheres em uma luz negativa será obscurecida, o artigo sobre o livro The Chrysalids menciona que a obra descreve um lugar onde as pessoas têm hábitos bizarros, mas não menciona que esses hábitos bizarros são mulheres colocando homens em gaiolas, torturando-os e abusando deles apenas para reprodução.

Ao ler qualquer coisa, você será estrategicamente manipulado dessa forma, a existência de um tópico que seria perigoso para você pesquisar é estrategicamente escondida de você porque a Wikipédia não é apenas uma enciclopédia, é um espaço seguro que protege crianças de informações ruins. Como a Wikipédia antiga ainda é acessível, você pode navegar pela versão mais antiga e menos censurada para ver como ela se descontrolou de um projeto que busca a verdade para um que abusa de sua popularidade para propaganda.

A Wikipédia existe em muitas versões, diferindo principalmente pelo idioma usado, mas também em outros aspectos, isso inclui, Wikipédia em inglês simples ou em esperanto. Em todas as versões combinadas, há mais de 50 milhões de artigos e mais de 100 milhões de usuários. A Wikipédia em inglês é a maior, com mais de 6 milhões de artigos. Há também muitos projetos irmãos da Wikipédia, como o Wikimedia Commons, que reúne mídia livre para uso na Wikipédia, WikiData, Wikinews ou Wikisources.

Informações sobre hardware e software usados pela Wikimedia Foundation podem ser encontradas em meta.wikimedia.org. A partir de 2022, a Wikipédia executa o framework LAMP tradicional e seu site não requer JavaScript. O Debian GNU/Linux é usado em servidores web, trocado do Ubunatu em 2019. A fundação usa seu próprio mecanismo wiki chamado MediaWiki que é escrito principalmente em PHP. O banco de dados usado é o MariaDB. Os servidores são executados em clusters de servidores em 6 data centers diferentes ao redor do mundo que são alugados, 3 nos EUA, 3 na Europa e 1 na Ásia.

Wikipédia foi criada por Jimmy Wales e Larry Sanger e lançada em 15 de janeiro de 2001. A ideia básica veio de Ben Kovitz, um usuário do wikiwikiweb, que a propôs a Sanger. A Wikipédia foi feita como um projeto complementar ao lado da Nupedia, uma enciclopédia anterior de Wales e Sanger para a qual apenas especialistas verificados podiam contribuir.

Existem bifurcações e alternativas. A Wikipédia em inglês simples pode oferecer uma alternativa mais simples a artigos às vezes excessivamente complicados na Wikipédia principal em inglês. A Citizendium é uma enciclopédia online semelhante, cofundada por Larry Sanger, que é proprietária, licença NC. O objetivo da Citizendium é melhorar alguns pontos fracos da Wikipédia, como sua confiabilidade ou qualidade de escrita. O GNU Collaborative International Dictionary of English é um grande dicionário feito pelo projeto GNU, bifurcado do antigo dicionário Webster com novos termos adicionados. A Justapedia é uma bifurcação da Wikipédia recentemente gerada. A Metapedia e a Infogalactic são bifurcações da Wikipédia que são escritas de um ponto de vista mais direitista e neutro. Infogalactic também é uma bifurcação da Wikipédia que tenta remover a besteira pseudoesquerdista. A Encyclopedia Britannica também pode ser usada como um bom recurso, suas versões mais antigas já são de domínio público e podem ser encontradas, como no Projeto Gutenberg, e há também uma versão moderna online da Britannica que é proprietária, e cheia de anúncios, mas tem artigos bons até mesmo sobre tópicos modernos, claro que os fatos que você encontra lá são de domínio público.

Uma coisa importante a perceber é que a Wikipédia não é meramente uma enciclopédia, ela também é uma autoproclamada protetora da criança, um estado da Internet, um centro de luta pelos direitos das mulheres, uma polícia da linguagem, uma comunidade, uma organização para empoderar lésbicas deficientes e fazer justiça. Você já desejou que sua enciclopédia fosse seu próprio policial particular que lhe dissesse quais livros são aprovados e o impedisse de ler os ruins? Que com um livro no bolso você estaria realmente carregando constantemente uma comunidade de diversos editores trans e gordos prontos para reescrever seu livro de acordo com as últimas tendências?

Que ela o protegeria de opiniões ruins, estalaria os dedos e gritaria proteção de criança sempre que você olhasse para uma foto de criança por muito tempo? Assim como sua escova de dentes é um software de assinatura com navegador de internet e câmera remota, a Wikipédia é uma entidade viva e pulsante que decidirá o que é melhor para você, sem que você tenha que pensar.

Coisas boas e ruins sobre a Wikipédia

Apesar de suas falhas, Wikipédia ainda é uma fonte de conhecimento não comercial altamente gratuita e de qualidade relativamente alta para todos, sem anúncios e besteiras. É útil, a Wikipédia pode ser impressa ou salva em uma versão offline e usada no terceiro mundo como um recurso educacional totalmente gratuito, veja Kiwix. A Wikipédia ajudou a provar o ponto da cultura livre e mostrou que uma colaboração de voluntários bastante descentralizada, estilo bazar, pode superar em muito os melhores esforços das corporações. Isso não é mais verdade. O site da Wikipédia é, costumava ser, muito bom, meio minimalista, leve e funciona sem Javascript. Em 2023 eles estragaram tudo.

A Wikipédia é amigável à análise de computador, ela fornece todos os seus dados publicamente, em formatos simples e abertos, e não implementa nenhum DRM. Isso permite fazer muitas pesquisas, buscas em profundidade e coleta de estatísticas. A Wikipédia impulsiona os projetos irmãos, alguns dos quais são extremamente úteis, como a Wikimedia Commons, Wikidata ou MediaWiki. Mesmo que politicamente tendenciosa, a Wikipédia pode servir de base para bifurcações que corrigem o viés político. A Wikipédia se apresenta como uma enciclopédia livre, usa a palavra livre em vez de aberto, o que é uma coisa boa.

E as coisas ruins são: