Unixtopia
main/ artigos/
Zero
É um número que significa a ausência da coisa que contamos. A maneira matemática de dizer nada. Entre inteiros, precede 1 e segue -1. Propriedades e fatos sobre o número zero:
- É par.
- Não é positivo nem negativo, ele está exatamente no limite de números positivos e negativos. Mas algumas codificações numéricas de computador, como o complemento de um, existem duas representações de zero e podemos ouvir sobre um zero positivo e negativo, embora matematicamente não exista tal coisa.
- É um número inteiro, natural, racional, real e complexo.
- É uma identidade aditiva, subtrair ou adicionar 0 a qualquer coisa não tem efeito.
- Multiplicar qualquer coisa por 0 dá 0.
- Sua representação em todos os sistemas numéricos tradicionais é a mesma.
- 0^x, para x diferente de 0, é sempre 0.
- x^0, para x diferente de 0, é sempre 1.
- 0^0 não é definido. Mas às vezes é conveniente defini-lo como igual a 1.
- Na programação, começamos a contar a partir de 0, então podemos encontrar o termo item zero. Contamos a partir de 0 porque expressamos deslocamentos do primeiro item, 0 significa "0 casas após o item inicial".
- É, junto com 1, um dos símbolos usados na lógica binária e normalmente é interpretado como o valor off, false e low.
- Seu oposto é mais frequentemente dito ser o infinito, embora dependa do ângulo de visão e do tipo de infinito sobre o qual falamos. Outros números podem ser vistos como seu oposto também, como 1 no contexto de probabilidade.
- Como é um dos números mais usados em programação, computadores às vezes lidam com ele de maneiras especiais, em linguagens de montagem, há instruções especiais para comparar com 0, como NEZ e não é igual a zero, que podem economizar memória e também ser mais rápidos. Então, como programador, você pode otimizar seu programa tentando usar zeros, se possível.
- Em C e outras linguagens, 0 representa o valor falso, uma função que retorna 0 muitas vezes significa um erro durante a execução dessa função. 0 às vezes também significa sucesso, como valor de retorno da função principal. 0 também é frequentemente usado para significar infinito, sem limite ou falta de valor, o ponteiro NULL normalmente aponta para o endereço 0 e significa apontar para lugar nenhum.
- Historicamente, o conceito de número zero parece ter surgido ao menos 3000 a.C. e acredita-se que signifique um pensamento abstrato avançado, embora tenha sido usado pela primeira vez apenas como um símbolo posicional para escrever números e só mais tarde tenha assumido o significado de um número que significa nada.
É de conhecimento geral que a divisão por zero não é definida, é uma operação proibida principalmente porque quebra equações, permitir a divisão por zero nos permitiria fazer basicamente qualquer equação valer. Na programação, dividir por zero normalmente causa um erro, travamento de um programa ou uma exceção. Em algumas linguagens de programação, a divisão de ponto flutuante por zero resulta em infinito ou NaN. Ao operar com limites, podemos lidar com divisões por zero de uma maneira especial, descubra de qual valor uma expressão se aproxima se chegarmos infinitamente perto de dividir por 0.
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.