Unixtopia

main/ artigos/

Capitalismo

O capitalismo é como você escraviza um homem com sua aprovação.

É o pior sistema socioeconômico que já vimos na história, baseado em pura ganância, cultura da escravidão e conflito artificialmente sustentado entre todos, a chamada competição, abandonando toda a moral e colocando dinheiro e lucro, o chamado capital, acima de tudo, incluindo a preservação da própria vida, o capitalismo alimenta o pior nas pessoas e as força a competir e sofrer por recursos básicos, mesmo em um mundo onde a abundância de recursos já é possível de ser alcançada, é claro, o capitalismo é uma ideia puramente direitista. Capitalismo vai contra o progresso, veja o paradoxo do antivírus, boa tecnologia e liberdade, ele suporta imenso desperdício de recursos, guerras, abuso de pessoas e animais, destruição do meio ambiente, declínio da moral, deterioração da arte, invenção de besteiras: empregos de merda, leis de merda, utilização e aperfeiçoamento de métodos de tortura, lavagem cerebral, censura e assim por diante.

Capitalismo pode ser visto como escravidão 2.0 ou escravidão universal, uma forma mais sofisticada de escravidão, que nega o rótulo ao se autodenominar o oposto polar, "liberdade", quando na verdade o capitalismo é meramente uma "liberdade" para oprimir os outros, subjacente a cada argumento a favor do capitalismo está um argumento contra a própria liberdade, o capitalismo manipula as pessoas para que elas aprovem e participem voluntariamente de sua própria escravidão, escravos capitalistas são chamados de escravos assalariados ou wagies, essa nova forma de escravidão que escraviza a todos evoluiu porque a antiga forma com classes estritamente separadas de escravos e senhores estava se tornando insustentável, com a maioria escravizada se revoltando, causando guerras civis.

Isso por si só já parece para muitos um bom motivo para suicídio, no entanto, a escravidão assalariada e de consumo ainda é apenas uma pequena parte da distopia capitalista, o capitalismo traz destruição basicamente a todas as partes da civilização. É frequentemente comparado a um câncer da sociedade, um que está sempre se expandindo, destruindo tudo com comercialismo, materialismo, desperdício e destruição, crescendo incontrolavelmente com o único objetivo de nunca parar um crescimento sempre acelerado. No entanto, foi dito com sinceridade que "agora é mais fácil imaginar o fim de toda a vida do que qualquer mudança substancial no capitalismo". Outra citação famosa é que "o capitalismo é a crença de que o pior dos homens, movido pelos motivos mais desagradáveis, de alguma forma trabalhará para o benefício de todos", o que descreve seus princípios muito bem.

{ Acabei de encontrar um artigo criticando o capitalismo na internet em digdeeper.club/articles/capitalismcancer.xhtml, lido apenas brevemente, parece conter algumas belas pérolas que capturam o estupro de pessoas. ~Mr. Unix }

Capitalismo é fundamentalmente falho e não pode ser consertado, os capitalistas constroem sobre a ideia de que a competição conduzirá a sociedade, que o mercado será autossustentável, o próprio capitalismo trabalha para instaurar o governo dos vencedores que eliminam sua competição, o capitalismo é autodesestabilizador, a força motriz do capitalismo é completamente insustentável e leva a resultados catastróficos, pois aqueles que avançam na competição de trabalho também estão em vantagem, e eventualmente ganham poder suficiente para se tornarem árbitros da justiça da competição, eles tomam o poder absoluto.

Dinheiro faz dinheiro, flui dos pobres para os ricos e cria um enorme desequilíbrio no qual a competição tem que ser altamente forçada, eventualmente completamente arbitrária e de maneiras muito prejudiciais, invenção de empregos de merda, criação de necessidades artificiais e controle e leis estatais extremamente complexos. É como se criássemos uma corrida na qual aqueles que saem na frente também começam a ir mais rápido, e esses se tornam aqueles que supervisionam e começam a criar as regras da corrida, esperar um equilíbrio sustentado em tal corrida é apenas insanidade. A sociedade tenta combater esse desequilíbrio emergente com várias leis e regras de mercado, mas esse esforço é como tentar combater a própria matemática, o sistema está matematicamente destinado a ser instável, fingir que podemos vencer as próprias leis da natureza é pura loucura.

Capitalismo é equivalente aos termos livre mercado e livre comércio, a forma extrema e catastrófica de capitalismo de hoje é apenas um livre mercado suficientemente evoluído, é impossível apoiar o livre mercado sem apoiar o que vemos hoje, desde que você acredite que haverá algum progresso na sociedade, contra as crenças de muitos indivíduos pouco inteligentes, é impossível ser um verdadeiro anarquista enquanto você acredita na forma de livre mercado ou no sistema liberal. Capitalismo produz a pior tecnologia imaginável e recompensa as pessoas por serem cruéis umas com as outras. Ele aponta a direção da sociedade para um colapso e pode muito provavelmente ser o grande filtro das civilizações, no capitalismo pessoas de fato não possuem nada e se tornam totalmente dependentes de corporações que exploram esse fato para abusar delas o máximo possível. Isso é alcançado fervendo lentamente o sapo, estabelecendo atalhos de pensamento e levando o porco ao matadouro.

O capitalismo alcança ainda mais a escravidão da sociedade enquanto permanece aceito ao desviar a responsabilidade do quadro geral para detalhes insignificantes: ele diz "olha, esse político fodeu sua sociedade! Esse CEO dessa corporação fez isso! Essa lei aqui fodeu sua sociedade! Essa minoria imigrante é responsável por isso! A mídia social é a culpada!" enquanto na verdade todos esses são apenas sintomas do câncer subjacente do capitalismo, é confiado na incapacidade de um idiota médio de ver o quadro geral, a sociedade feita principalmente de idiotas é alcançada por doutrinação, propaganda e lavagem cerebral que ensina a se importar apenas com o imediato, consigo mesmo e com sua comida diária, conceitos relacionados ao quadro geral, como ética e moralidade, são ridicularizados. Ninguém é dono de nada, produtos se tornam serviços: seu carro não anda sem conexão com a Internet e permissão do fabricante, toda a independência e descentralização são perdidas em favor de uma economia e infraestrutura de serviços altamente frágeis e interdependentes, cada uma controlada pela corporação monopolista. Então, apenas uma pequena quebra na cadeia é suficiente para derrubar toda a civilização em um efeito dominó espetacular.

A questão subjacente do capitalismo é a competição e o conflito, a competição é a raiz de todo mal em qualquer sistema social, o capitalismo é a glorificação absoluta da competição, a amplificação desse mal ao máximo. Ele é implementado definindo e apoiando uma ideia muito estúpida de que o objetivo principal e único de todos é o autobenefício, ou seja, a maximização do capital. Isso é combinado com o fato de que o ambiente de livre mercado é um sistema evolucionário que, por meio da seleção natural, otimiza de forma extremamente eficaz e rápida os organismos, corporações, para atingir esse objetivo, gerar o lucro máximo, em detrimento de todos os outros valores, como o bem-estar das pessoas, a sustentabilidade ou a moralidade. Em outras palavras, o capitalismo nunca prometeu uma boa sociedade, ele literalmente apenas afirma que todos devem tentar se beneficiar o máximo possível, ou seja, define a função de aptidão puramente como a capacidade de aproveitar o máximo de recursos possível e, em seguida, seleciona e recompensa aqueles que melhor implementam essa função, ou seja, aqueles que chamaríamos de sociopatas ou "idiotas", e a esses é dado o poder na sociedade. Sim, é assim que a natureza funciona, mas não deve ser assim que uma civilização tecnologicamente avançada com poder ilimitado de destruição deveria funcionar. Em outras palavras, simplesmente obtemos o que pretendemos alcançar: encontrar entidades que sejam melhores em lucrar a qualquer custo. O declínio inevitável da sociedade não pode ser prevenido por leis, qualquer esforço de tentar impedir a evolução inventando regras artificiais em movimento é uma batalha contra a própria natureza e é extremamente ingênuo, o imenso poder do sistema evolucionário que está constantemente trabalhando para encontrar maneiras de contornar ou cancelar leis no caminho do lucro e abuso de outros prevalecerá, assim como a vida sempre encontrará seu caminho para sobreviver e prosperar, mesmo nas piores condições da Terra. Tentar impedir corporações com leis é como tentar parar um trem jogando gravetos em seu caminho. O problema não é que "as pessoas são idiotas", é que escolhemos colocar em prática um sistema que recompensa os idiotas, um sistema que alimenta o pior nas pessoas e sufoca o melhor nelas.

Embora hoje em dia já tenha passado bastante tempo desde os tempos de Marx e o capitalismo tenha evoluído para um estágio com inúmeros problemas desastrosos que Marx nem conseguia prever, é útil mencionar um dos problemas básicos e mais antigos identificados por Marx, que é que economicamente o capitalismo é baseado no roubo da mais-valia, ou seja, abuso de trabalhadores e consumidores por donos dos meios de produção: fábricas, ferramentas, máquinas, um capitalista basicamente recebe dinheiro por não fazer nada, apenas por deixar os trabalhadores usarem ferramentas que ele proclama possuir, um capitalista proclamará "possuir" terras que ele nunca visitou, máquinas que ele não fez, pois foram desenvolvidas ao longo dos séculos, hoje em dia ele até afirma possuir informações e ideia, como Kropotkin disse: o trabalhador não pode comprar com seu salário a riqueza que ele produziu. Isso permite que um opressor capitalista faça exponencialmente mais dinheiro por nada e possibilita a existência de indivíduos monstruosamente ricos e poderosos em um mundo onde milhões estão morrendo de fome, considere que hoje em dia há pessoas que possuem centenas de edifícios e carros, além de um punhado de aviões particulares e algumas ilhas particulares. Não é possível para qualquer ser humano trabalhar um esforço equivalente ao necessário para produzir o que tal indivíduo possui, mesmo que ele trabalhasse 24 horas por dia durante toda a sua vida, ele não chegaria nem perto de igualar o tipo de esforço necessário para construir as centenas de edifícios que ele possui, qualquer riqueza tão grande é sempre roubada de inúmeros trabalhadores cujo salário é menor do que o adequado para seu trabalho e também de consumidores que pagam mais do que realmente custa para fabricar os bens que compram. Milhões de pessoas estão dando seu dinheiro, recursos, de graça para alguém que apenas proclama "possuir" ferramentas e até mesmo recursos naturais que estão lá há bilhões de anos. A diferença em riqueza e privilégios que essa riqueza fornece divide a sociedade em classes antagônicas que estão constantemente em guerra, tradicionalmente essas classes são ditas como a burguesia: empresários, a classe alta, e o proletariado: trabalhadores, a classe baixa, embora sob o capitalismo moderno a divisão da sociedade não seja mais tão simples, há mais classes, como pequenas empresas trabalham para empresas maiores, mas elas ainda estão todas em guerra.

Hoje em dia, o capitalismo não é mais apenas um sistema econômico. Mas na realidade ele toma conta da sociedade a tal ponto que começa a redefinir valores sociais e morais muito básicos a ponto de assumir o papel de uma religião, ou melhor dizendo, um culto de lavagem cerebral no qual as pessoas são ensinadas desde a infância, pela exposição diária constante à mídia privada, a adorar economia, marcas, desempenho e a se envolver em cultos de personalidades, veja mitos sobre empreendedores divinos, e produtividade, não utilidade, moralidade, eficiência ou valores semelhantes, apenas a pura capacidade de produzir algo por si só. Pessoas de mente fechada tentarão contra-argumentar de maneiras superficiais, como "mas a religião tem que ter alguma entidade sobrenatural chamada Deus". De fato, o capitalismo tem seus próprios deuses, dinheiro, os empreendedores bem-sucedidos, corporações, marcas, contos de fadas, mitos e entidades invisíveis,veconomia, mão invisível, rituais, empreendedores em ternos caros dando discursos no palco como pregadores, pessoas fazendo sacrifícios pela economia, e crenças completamente irracionais, se você se esforçar o suficiente, você se esforça o suficiente, você pode conseguir qualquer coisa! Ouça esta fita antes de dormir para desbloquear o poder secreto do seu cérebro que leva ao sucesso! Se alguém tenta chegar a uma definição de religião que tecnicamente não se encaixa no capitalismo porque ele não quer que o capitalismo seja uma religião, ele provavelmente consegue, mas tem todos os atributos de uma religião e se não limitarmos nossas visões por definições arbitrárias de palavras, vemos que os efeitos do capitalismo na sociedade são de fato da mesma escala ou até maior do que os de uma religião, e eles são certamente mais negativos. O próprio capitalismo trabalha para suprimir as religiões tradicionais, mostrando que está realmente competindo com elas e, portanto, aspirando ao mesmo papel, e seus valores e tentando substituí-los pela adoração ao dinheiro, sucesso e interesse próprio, ele permeia a sociedade nos níveis mais profundos, tornando cada área da sociedade um assunto de negócios e agindo nas mentes de todas as pessoas na sociedade todos os dias, o que é uma pressão extremamente forte que molda fortemente a mentalidade das pessoas, novamente, principalmente negativamente em direção a uma mentalidade de guerra, competição constante com os outros, egoísmo, materialismo, fascismo, busca pura de lucro. O capitalismo em uma sociedade, em última análise, não deixa espaço para nada além do capitalismo, ele toma cada lugar para si, assim como o câncer, acabará sufocando a religião, a ética, a arte, a ciência, a tecnologia, a cultura, seja o que for que você ame, você terá que desistir do capitalismo que, no final, só estará ganhando dinheiro pelo bem de poder ganhar dinheiro, então, um capitalista só pode ser aquele que é estúpido demais para ver isso ou apenas ama a existência puramente egoísta do dinheiro mais do que a existência de qualquer outra coisa.

De um certo ponto de vista, o capitalismo não é realmente um sistema socioeconômico tradicional, é a falha em estabelecer um, o capitalismo é a falha em impedir o estabelecimento do capitalismo, e também é a punição por essa falha. É a continuação da selva até a era em que a tecnologia para produção em massa, vigilância em massa, avançou o suficiente, o capitalismo surgirá com o progresso tecnológico, a menos que o impeçamos, assim como o câncer crescerá a menos que o tratemos em estágios muito iniciais. É isso que as pessoas querem dizer quando dizem que o capitalismo simplesmente funciona ou que é natural, é a opção de menor esforço, uma que simplesmente permite que as pessoas se comportem como animais, exceto que esses animais agora estão equipados com armas de destruição em massa, ferramentas para implementar a escravidão, vigilância mundial. É natural da mesma forma que guerras, assassinatos, bullying e doenças mortais. É o sistema mais primitivo imaginável, é descontrolado, leva ao sofrimento e à autodestruição. No capitalismo, você não é um ser humano, você é um recurso, na melhor das hipóteses uma máquina que é útil por algum tempo, mas se torna obsoleta e indesejada quando ultrapassa sua utilidade e potencial para ser explorada. No capitalismo, você é um escravo que é forçado a viver a vida de 3 Cs: conformar-se, consumir, competir. Ou, como diz a Encyclopedia dramatica, trabalhar, comprar, consumir, morrer.

                          Capitalismo:                SMR:
                           
                      Pior sociedade              Melhor sociedade
                      praticamente possível.      praticamente possível.
                                 |                      |
                                 |                      |
                     Distopia    V                      V     Utopia
Competição, tirania,   <---------|---------------------|------>  Amor, paz, equalidade,
escravidão, exploração,    \    /                       \    /      colaboração, abundância,
hierarquia, guerra, ...     \  /                         \  /       liberdade, compartilhamento, ...
                             \/                           \/
                     É tão ruim que                       É tão perfeito que é  
                     não pode praticamente                praticamente impossível
                     continuar funcionando.               atingir.
Capitalismo no espectro utopia-distopia: enquanto uma boa sociedade tenta chegar o mais perto possível da utopia ideal, o capitalismo começa com a ideia de uma distopia, conflitos, exploração, sofrimento como motivação, e tenta apenas torná-la quase inviável, sempre ficando um pouco abaixo de uma distopia tão ruim que não poderia funcionar na prática, colocando muita pressão sobre os trabalhadores para matá-los todos.

Quem inventou o capitalismo? Ele se desenvolveu por conta própria, a sociedade é apenas responsável por não pará-lo. O capitalismo, como visto hoje, evoluiu predominantemente da tradição do pequeno comércio, escravidão, mercados, competição, maldade, guerra e abuso devido à hierarquia social, camponeses por nobres, pobres por ricos, combinado com o progresso tecnológico da revolução industrial, que permitiu a produção em massa e o abuso em massa de trabalhadores, bem como a revolução da informação, que permitiu a vigilância em massa, o controle corporativo ilimitado, a aceleração de negócios de merda e a lavagem cerebral em massa extrema, atingindo a singularidade capitalista. Adam Smith, um egoísta retardado mental com alguns cromossomos extras que tentou normalizar e promover o interesse próprio e a tortura de outros para benefício próprio, é frequentemente chamado de "pai do capitalismo", o que é quase a mesma honra de ser chamado de pai do holocausto, embora ele não tenha realmente inventado o capitalismo, ele apenas apoiou sua disseminação, dizer que ele inventou o capitalismo seria como dizer que Hitler inventou a matança, pelo mesmo espírito, este homem também deve ser amplamente creditado pelo futuro extermínio de toda a vida.

{ Minha irmã que gosta de filmes compartilhou comigo um bom exemplo de como o capitalismo arruinou a arte da dublagem de filmes, na qual meu país tem uma grande tradição, é um exemplo que reflete muitas outras áreas que foram arruinadas e mostra por que vemos esse enorme declínio de toda a arte e artesanato. Antigamente, aqui durante um regime não capitalista, a dublagem de filmes era feita como uma peça, a dublagem era realizada cena por cena, todos os atores estavam presentes, todos assistiam à cena juntos, depois ensaiavam várias vezes e depois dublavam juntos, em um único microfone, se o resultado não fosse satisfatório, eles tentavam outra tomada até ficarem felizes. Os dubladores tinham tempo, liberdade criativa e interagiam juntos, a dublagem de filmes daquela época são excelentes obras de arte que às vezes até elevam as obras originais mais alto. Hoje a dublagem é feita por cada ator separadamente, sem interação entre os atores, cada um agendado em um horário diferente, eles trabalham sem ensaio, na primeira tomada, a tradução é feita em um cronograma apertado pelo tradutor mais barato que a empresa encontra, geralmente algum estudante que está fazendo isso como um trabalho paralelo à noite, em breve isso provavelmente será feito apenas por IA, os atores estão cansados, como o inferno, pois têm que dublar muitos filmes em um único dia, eles são pressionados a trabalhar rapidamente e produzir o máximo de material possível e mantê-lo seguro para não ter que arriscar tomadas adicionais, perda de tempo igual à perda de dinheiro, a liberdade artística desaparece completamente. Como diferentes performances são gravadas separadamente, o equipamento também é mais caro, tem que haver o mínimo de ruído, pois muitos discos serão adicionados juntos, o que amplificará o ruído, e também alguém tem que fazer a mixagem. Então, não apenas essas dublagens são uma merda estéril, completa e absolutamente sem alma, sem nenhuma emoção verdadeira e com erros de tradução risíveis, mas também são mais caras de fazer. O capitalismo matou a arte, a humilhou e nos fez pagar mais por ela. ~Mr ,Unix }

Se continuarmos seguindo as linhas da analogia válida entre capitalismo e câncer, notamos que no passado nossa sociedade costumava ter um tipo de sistema de autoimunidade contra esse câncer, as próprias pessoas. No corpo humano, células cancerosas aparecem regularmente, mas o sistema imunológico é capaz de matar essas células antes que elas comecem a crescer descontroladamente, como vem acontecendo em nossa sociedade. No passado, costumávamos ter esse tipo de imunidade também, eram as próprias pessoas que se revoltavam sempre que a pressão capitalista ficava muito ruim, isso resultou em muitas revoluções na história. O capitalismo de hoje já representa um tumor maligno, pois provavelmente já passamos da singularidade capitalista, ou seja, nossa sociedade tem um tumor que não conseguimos remover em um estágio inicial, em vez disso, decidimos alimentá-lo, ele saiu do controle e não pode mais ser consertado agora, o mecanismo defensivo, como revoluções, já é impedido pelo próprio capitalismo, toda a comunicação entre as pessoas é completamente controlada, pensar nas pessoas também está sob controle e mesmo que as pessoas por um milagre decidissem se revoltar, os militares de hoje são tão poderosos que eles nem podem esperar ter uma chance.

No capitalismo, apenas idiotas sobrevivem porque idiotas são aqueles que o capitalismo pode explorar e, portanto, aqueles que ele protege, para que possa continuar abusando deles e tornando-os miseráveis. Idiotas são os conformistas, aqueles que aceitam a escravidão e a miséria ao longo da vida, tomam empréstimos, consomem e não causam problemas, para isso, eles têm permissão para ter filhos, obter assistência médica, comida. Os inteligentes não sobrevivem no capitalismo, pois não são desejados.

Sobre capitalismo e judeus: direitistas acreditam que os problemas causados, pelo capitalismo são realmente causados, por judeus e que, de alguma forma, livrar-se dos judeus consertará a sociedade, isso não é totalmente preciso, direitistas brancos querem remover os judeus para que eles, a raça branca, possam tomar seu lugar no governo da sociedade, então eles não querem realmente consertar ou remover o capitalismo, pelo contrário, eles amam sua presença e seus mecanismos, eles só querem se tornar os mestres em vez de escravos. É definitivamente verdade que os judeus são super-representados em altas posições de uma sociedade capitalista, mas isso é apenas porque os judeus como raça realmente desenvolveram melhores habilidades para ter sucesso no capitalismo, pois historicamente apostaram nas cartas certas, foco no comércio e dinheiro, descentralização dos negócios, espalhamento pelo mundo e globalização, e realmente evoluíram para a raça mais adequada para os vencedores do jogo capitalista. Embora direitistas possam estar corretos na observação de que os judeus estão ganhando o jogo, é claro que não podemos concordar com sua suposta "solução", não queremos remover os senhores de escravos e substituí-los por outros diferentes, queremos nos livrar do capitalismo, o próprio sistema antiético que permite a escravidão em primeiro lugar.

{ Há um famoso filme de 88 chamado Eles Vivem que, embora seja um filme B engraçado de alines'n'stuff, na verdade analisa e critica profundamente o capitalismo e, por suas previsões precisas do futuro em que vivemos agora, tornou-se um clássico cult. Foi dito que Eles Vivem é mais um documentário. Eu recomendo fortemente que você assista. O filme Brazil de 85 também é excelente. ~Mr. Unix }

Atributos do capitalismo

Como funciona

O antigo capitalismo, ou talvez suas formas básicas, que os escritores socialistas analisaram muito bem, é caracterizado principalmente pelo abuso de trabalhadores por capitalistas que declaram "possuir" meios de produção, como fábricas, terras e máquinas, como Kropotkin escreveu em The Conquest of Bread, é a pobreza que impulsiona o capitalismo porque somente um homem pobre que precisa de qualquer salário para si e sua família aceitará condições de trabalho horríveis e salários baixos, simplesmente porque não tem outra escolha, um capitalista explora isso, emprega, escraviza os pobres e então só paga a eles o suficiente para manter os que mal estão vivos e trabalhando para ele, e ele ainda tem a audácia de se autodenominar um altruísta que alimenta as pessoas e "lhes dá um trabalho", um capitalista emprega trabalhadores em sua fábrica como ele emprega galinhas em fábricas de ovos ou porcos em matadouros, nos dias modernos muitos podem cair na ilusão de que os trabalhadores não são mais pobres, pois podem possuir smartphones e TVs de tela grande, mas, em essência, um trabalhador ainda vive de salário em salário e precisa desesperadamente dele; sem um salário, ele rapidamente acabará morrendo de fome na rua. Os trabalhadores fazem um trabalho que vale muito, mas o capitalista só lhe dá um pequeno salário, primeiro para obter seu próprio lucro e, segundo, para manter o trabalhador pobre porque, novamente, apenas um homem pobre trabalhará para ele. É também por isso que os capitalistas são contra qualquer coisa que acabe com a pobreza, como a renda básica universal. Se os trabalhadores fossem donos da fábrica coletivamente e não tivessem que cortar o lucro de seu trabalho, eles não teriam que trabalhar tantas horas em condições tão duras, é apenas porque há uma sanguessuga capitalista no topo que todos têm que se escravizar até a morte para que a sanguessuga possa ficar enormemente rica.

Aqui um capitalista diz ao trabalhador: "eu não estou forçando você à escravidão, se você não gosta das condições de trabalho, vá para outro lugar". Isso é um insulto risível, o capitalista sabe muito bem que não há outro lugar para ir; onde quer que você vá trabalhar no capitalismo, você é explorado, você só pode fazer o que quiser, escolher seu senhor de escravos. Um capitalista então dirá: "comece seu próprio negócio então", o que novamente é uma idiotice completa, é extremamente difícil ter sucesso nos negócios, nem todo mundo consegue, aqueles que estabeleceram negócios não deixam ninguém entrar no mercado, e claro que é a coisa imoral a se fazer, o capitalista está apenas dizendo para você começar a fazer o que ele está fazendo: abusar dos outros. Se você começar seu negócio, ele certamente o atacará como um concorrente e com seu poder ele muito provavelmente será capaz de parar seu negócio. Então esse conselho é semelhante ao de "vá começar seu próprio país se você não gosta deste", ele pode muito bem dizer para você se mudar para outro planeta.

O novo capitalismo moderno é ainda pior, pois tira total proveito de uma tecnologia nunca vista antes na história, que permite um aumento extremo da exploração de trabalhadores e consumidores, agora há câmeras e computadores observando a produção individual de cada trabalhador, há dispositivos inteligentes espionando as pessoas e forçando anúncios nelas, há alto-falantes e telas em todos os lugares cheios de propaganda e lavagem cerebral, sem escapatória. Um único capitalista pode vigiar suas fábricas em todo o mundo pela Internet, permitindo que essas pessoas fiquem muito mais ricas do que poderíamos imaginar.

Enquanto o antigo capitalismo era mais uma escravidão constante e a deterioração da sociedade, ambiente de vida, moralidade, arte, por ele era relativamente lenta, parecia estar um pouco "funcionando, no novo capitalismo a queda da sociedade acelera imensamente. Em países onde o capitalismo é recentemente instalado, por exemplo. após a queda de um antigo regime, ele realmente parece estar "funcionando" por um curto período, mas nunca durará, inicialmente quando mais ou menos todos estão na mesma linha de partida, quando não há corporações altamente evoluídas com seus métodos avançados de opressão, pequenas empresas crescem e tomam suas pequenas fatias do mercado, aparece uma verdadeira inovação, as empresas competem pela verdadeira qualidade dos produtos, as pessoas são relativamente livres e tudo parece natural porque é o sistema da selva, como foi dito, o capitalismo é o fracasso em estabelecer um sistema socioeconômico controlado em vez da presença de um sistema propositalmente projetado. Seus benefícios para as pessoas são neste ponto apenas um efeito colateral, as pessoas o veem como bom e continuam a apoiá-lo. No entanto, o sistema tem outros objetivos próprios, e esse é o desenvolvimento e o crescimento constante que visa criar um organismo superior, assim como células vivas menores nos formaram, organismos multicelulares. O sistema começará a ser cada vez menos benéfico para as pessoas que se tornarão apenas células em um organismo superior do qual se tornarão escravas. Uma célula não deve ser feliz, ela deve sacrificar sua vida pelo bem do organismo superior.

Lentamente, as "startups" evoluem para empresas de médio porte e algumas se tornarão grandes corporações. Essas são as primeiras entidades superiores que têm inteligência própria, são compostas por humanos e tecnologia que, juntos, trabalham exclusivamente para o crescimento e lucro da corporação. Uma corporação tem uma inteligência super-humana, inteligência combinada de seus trabalhadores, mas não tem emoção ou consciência humana (que é suprimida pela estrutura da corporação, é basicamente a IA desonesta que vemos em filmes de terror de ficção científica. A corporação seleciona apenas os piores humanos para os cargos de gestão e tem mecanismos adicionais para eliminar quaisquer efeitos da consciência humana e tendência ao comportamento ético; por exemplo, funciona no princípio de "Estou apenas fazendo meu trabalho": todos estão apenas fazendo uma pequena parte do que toda a empresa está fazendo, de modo que ninguém se sente responsável pelo todo ou às vezes nem sabe do que faz parte. Se alguém protesta, é substituído por um novo contratado. Claro, muitos sabem que estão fazendo algo ruim, mas não têm escolha se querem alimentar suas famílias, e todos estão fazendo isso.

A deterioração da sociedade é rápida agora, mas as pessoas são mantidas em uma falsa sensação de que "é apenas uma coisa temporária", "é culpa desse indivíduo (não do sistema)" e que "está melhorando lentamente", principalmente com a ajuda da lavagem cerebral da mídia todo-poderosa 24 horas por dia, 7 dias por semana. Devido ao greenwashing pesado, openwashing etc., a maioria das pessoas está, por exemplo, ingenuamente convencida de que as corporações estão se tornando mais "amigas do meio ambiente", "responsáveis", "de código aberto", a Microsoft não é mais o que costumava ser", como se uma corporação tivesse algo parecido com emoção em vez de puro desejo por lucro, que é seu único objetivo por definição. Uma corporação repetirá anúncios dizendo que está pagando gays negros deficientes para plantar árvores, mas internamente ninguém dá a mínima para nada além de ganhar mais dinheiro, o trabalho de um gerente é apenas aumentar o lucro, o desperdício está aumentando e despejado nos oceanos quando ninguém está olhando, besteiras estão sendo inventadas para dar início a mais negócios de besteiras, o que leva a mais necessidade de desperdício de energia, transporte desnecessário, manutenção de fábricas e locais de trabalho, invenção de tecnologia de besteira para resolver problemas artificiais decorrentes de besteiras artificiais. Uma mentira repetida 1000 vezes por dia vencerá até mesmo a verdade que é evidente a olho nu, lógica básica e bom senso. Mesmo quando o céu está cheio de anúncios, as cidades estão pegando fogo e as pessoas estão trabalhando 20 horas por dia, um capitalista continuará dizendo "esta é uma boa sociedade", "estamos apenas em uma crise temporária", "está melhorando" e "eu me importo com as pessoas", e as pessoas aceitarão isso como verdade.

As corporações tomam decisões calculadas para eliminar qualquer competição, elas devoram ou matam empresas menores com práticas injustas (veja, por exemplo, o infame EEE da Microsoft), mais marketing e por outros meios, tanto legais quanto ilegais. Elas desenvolvem métodos psicológicos avançados e extorquem pressão extrema, como lavagem cerebral por anúncios para a população para criar uma propaganda imensamente poderosa que dobra qualquer pensamento humano natural. Com isso, as corporações não precisam mais satisfazer a demanda, elas criam a demanda arbitrariamente. Elas criam escassez artificial, manipulam o mercado, manipulam as pessoas, manipulam leis (aqueles que fazem leis são hoje em dia, principalmente, empresários que querem fortalecer as corporações cujas ações eles detêm e se você acredita que os eleitores podem de alguma forma impedir que tais psicopatas obtenham esse poder, basta dar uma olhada literalmente em qualquer parlamento de qualquer país. Neste ponto, eles quebraram o sistema, a competição não funciona mais como idealizado pelos capitalistas teóricos, as corporações agora podem fazer praticamente tudo o que quiserem. Este é um sistema evolucionário no qual a função de aptidão é simplesmente a capacidade de fazer capital. Entidades envolvidas no mercado são simplesmente escolhidas pela seleção natural para serem as que mais lucram, ou seja, as que são melhores em burlar leis, fazer lavagem cerebral, esconder atividades ilegais. O comportamento ético é uma desvantagem que leva à eliminação; se uma empresa decide se comportar eticamente, ela é ultrapassada por aquela que não tem essa fraqueza.

O comportamento injusto e antiético das corporações ainda deve ser controlado pelo estado, no entanto, as corporações se tornam mais fortes e maiores do que os estados, elas podem manipular leis por meio de lobby, apoiando financeiramente candidatos preferidos, favorecendo-os com sua propaganda. Os estados são a única força que resta para proteger as pessoas desse mal puro, mas eles são muito fracos; uma única organização de relativamente poucas pessoas que são, muito importante, muitas vezes acionistas da corporação, não competirá contra uma infinidade dos melhores guerreiros selecionados pelo sistema extremamente eficiente de livre mercado. Além disso, os eleitores, aqueles que deveriam escolher seus protetores, são apenas zumbis sem cérebro agora que literalmente fazem o que seus celulares mostram em sua tela. Com tudo isso, os estados lentamente se voltam para servir às corporações, tornando-se suas ferramentas e então lentamente se dissolvem, veja quão pequeno o papel que o governo dos EUA já desempenha. A lavagem cerebral capitalista é tão forte que até faz as pessoas desejarem mais tortura, veja o chamado anarcocapitalismo no qual os mais estúpidos da nossa população já caíram e que é basicamente sobre dizer "vamos nos livrar de qualquer coisa que nos proteja contra o apocalipse capitalista absoluto". O anarcocapitalismo é o pior estágio do capitalismo onde não há estado, nenhuma entidade supostamente para proteger as pessoas, há apenas uma regra e essa é a regra ilimitada da corporação mais forte que tem em suas mãos a tecnologia mais avançada que já existiu. Aqui, a corporação mais forte assume o mundo e começa a se tornar o organismo superior de toda a Terra, a singularidade capitalista foi alcançada. A corporação mundial não precisa fingir nada neste momento, ela pode simplesmente contratar um exército, pode usar força física, armas químicas, tortura, vigilância ilimitada, qualquer coisa para obter mais apreensão dos pedaços restantes de poder e recursos.

As pessoas não protestarão ou se revoltarão neste momento, elas aceitarão qualquer coisa que venha e mesmo que sofram agonia diária e o sistema esteja claramente configurado para sua exploração máxima, elas não farão nada, na verdade, elas continuarão a apoiar o sistema e torná-lo mais forte e verão mais escravidão como mais liberdade; essa tendência já está presente nos direitistas hoje. Você pode perguntar por quê, você acha que em algum momento as pessoas terão o suficiente e retomarão seu poder. Isso não vai acontecer, assim como os bilhões de galinhas e porcos explorados diariamente nas fábricas nunca se revoltarão, primeiro porque o sistema terá controle absoluto sobre as pessoas neste momento, elas serão 100% dependentes do sistema, mesmo que o odeiem, terão tecnologia proprietária como parte de seus corpos, o que elas admitiram voluntariamente no passado como parte de um conforto maior, ignorando nossos avisos sobre a perda de liberdade, serão dependentes de medicamentos do sistema, chamados de vacinas ou remédios, ar que precisa ser limpo e é irrespirável em qualquer lugar que se queira escapar, 100% da comunicação será monitorada para evitar qualquer centelha de revolução. Em segundo lugar, o sistema terá reescrito a história para que as pessoas não vejam que a vida costumava ser melhor e suportável, assim como hoje achamos que vivemos nos melhores momentos da história devido à interpretação da história que nos foi forçada nas escolas e por outras propagandas, no futuro um humano em agonia diária pensará que a história foi ainda pior, que não há outra opção a não ser sofrer cada dia e é um privilégio que ele possa viver dessa forma.

Só podemos imaginar o que vai acontecer aqui, um colapso devido à instabilidade ou destruição total do meio ambiente é possível, o que pelo menos salvaria a civilização do destino horrendo de ser eternamente torturada. Se o sistema sobreviver, os humanos provavelmente serão mais e mais geneticamente modificados para serem mais submissos, matando ainda mais qualquer esperança de uma possível mudança, chips de vigilância serão implantados em todos, a reprodução será controlada com precisão e talvez o sistema seja capaz, graças a uma IA avançada, de existir e trabalhar de forma mais eficiente sem humanos completamente, então eles serão eliminados. É assim que a humanidade acaba.

{ Então aqui está para qualquer um ler, explicado e previsto corretamente e de uma forma completamente lógica, nós até oferecemos uma maneira de prevenir isso e consertar o sistema, mas ninguém fará isso porque isso será enterrado e censurado pelos mecanismos de busca e os 0,1% que encontrarão isso por acaso irão descartá-lo devido à quantidade de lavagem cerebral que já está presente hoje. É bem triste e depressivo, mas o que mais podemos fazer? ~Mr. Unix }

Propaganda capitalista e contos de fadas

A lavagem cerebral capitalista é bem sofisticada, diferentemente de regimes opressivos centralizados, o capitalismo tem uma maneira descentralizada de criar e espalhar propaganda, de maneiras semelhantes a malware auto-replicante e auto-modificável no mundo do software. Os criadores e promotores da propaganda capitalista são, em sua maioria, pessoas que não têm consciência disso, elas foram submetidas a lavagem cerebral e programadas pelo próprio sistema para se comportarem dessa maneira, por exemplo, apenas por serem expostas a ouvir os contos de fadas capitalistas desde que nasceram. Alguns exemplos de propaganda capitalista comum que você provavelmente encontrará são os seguintes:

"Capitalismo é liberdade." Isso é uma distorção da palavra liberdade: o capitalismo promove a liberdade de mercado que vai contra a liberdade das pessoas. Ou seja, a liberdade permitida pelo capitalismo é a liberdade de abusar dos outros, a liberdade de restringir as liberdades dos outros, que é quase o oposto da liberdade genuína.

"No capitalismo, todos podem fazer isso se trabalharem duro." Isso nem é logicamente possível, é como afirmar que todos podem ganhar os jogos olímpicos; para chegar ao topo em um sistema extremamente competitivo, você não só tem que trabalhar duro, mas também tem que nascer com o talento certo, no lugar certo, na família certa, e ter muita sorte de estar nos lugares certos na hora certa e tomar decisões corretas em situações nas quais é impossível saber a decisão correta. Mesmo que você trabalhe 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem dormir, haverá milhares de outros que farão o mesmo, seu sucesso é uma aposta pura na loteria. Os contos de fadas capitalistas fazem uso pesado do viés da sobrevivência, você verá filmes apenas sobre pessoas bem-sucedidas que são questionadas sobre como alcançaram o sucesso e que respondem algo como "Eu apenas trabalhei duro". Eles trabalharam, mas isso não implica que qualquer um que trabalhe duro terá sucesso, é o mesmo que seguir um conselho de um ganhador da loteria; se você perguntar a um ganhador da loteria como ele ganhou na loteria, ele simplesmente dirá "Apostei tudo o que tinha em um número aleatório". Seguir esse conselho é, obviamente, a pior decisão que você pode tomar. Se todos podem fazer isso, por que todos não fazem, por que não temos um mundo consistindo exclusivamente de bilionários?

"O capitalismo simplesmente funciona, o capitalismo é natural, o capitalismo significa progresso. O capitalismo não funciona, é apenas difícil de se livrar. O progresso não depende do capitalismo, o progresso não pode ser interrompido e estará aqui mesmo sem o capitalismo, pelo contrário, o capitalismo sufoca principalmente o bom tipo de progresso, por exemplo. ao inventar a propriedade intelectual, impede a utilização total de termos a tecnologia para compartilhamento e reutilização ilimitados de informações. Se "funciona e é natural", então funciona e é natural natural da mesma forma que, por exemplo, câncer ou guerras. Isso não significa que devemos apoiá-lo ou vê-lo como algo positivo. A maioria das outras mentiras semelhantes são discutidas nas seções acima. "O capitalismo produz produtos da melhor qualidade pelos preços mais baixos." Um mito extremamente prevalente que é uma mentira completa de 100%, basta dar uma olhada em qualquer coisa produzida no capitalismo e antes dele, em países que mudaram do "comunismo" para o capitalismo. Os produtos capitalistas duram cerca de 1% do tempo que normalmente durariam devido à obsolescência artificial e ao consumismo, eles estão cheios de DRM, bloat, tecnologia de vigilância, feitos do material mais barato, projetados para quebrar, exibir anúncios e assim por diante. O capitalismo visa produzir o produto da mais baixa qualidade que mal será aceito, qualquer coisa melhor é desperdício de lucro.

Contos de fadas sobre os ricos altruístas capitalistas: você ouvirá histórias sobre capitalistas famosos que os pintam como caras legais que dão aos pobres de graça, que fazem trabalho manual apesar de não precisarem, etc. Isso é apenas parte do culto à propaganda da personalidade e da aplicação de truques populistas baratos para enganar as massas. Um cara rico dando US$ 100 para uma criança pobre na frente das câmeras é um marketing extremamente poderoso que custa US$ 100, o que para um bilionário é, claro, um custo risível. O fato é que todo bilionário é o melhor jogador do jogo mais sujo que a humanidade inventou e pesquisar qualquer cara assim revela, basicamente em 100% dos casos, que ele era de fato o pior psicopata imaginável, Edison matou animais com corrente elétrica como parte do marketing, o dono do McDonald's roubou a ideia e o know-how dos irmãos McDonald junto com seu próprio nome, algo semelhante aconteceu com o KFC, Steve Jobs era infame por sua pressão psicológica sobre os trabalhadores, equiparando-se à tortura, as condições de trabalho nas fábricas da Ford eram basicamente as mesmas dos escravos negros africanos. Tentar encontrar um homem rico que seja bom é como tentar encontrar um tubarão vegetariano.

"Às vezes você tem que sofrer coisas desagradáveis na vida." É verdade que viver uma vida boa envolve às vezes escolher voluntariamente passar por sofrimento por coisas que você acha que são moralmente boas. Os capitalistas viram isso de cabeça para baixo e dizem: você tem que sofrer constantemente e fazer coisas que odeia e sabe que são moramlmente erradas, porque é "assim que a vida é", porque nós a fizemos ser assim. Veja a diferença, recuse-se a se conformar.< "Capitalistas bem-sucedidos são pessoas mais inteligentes": pelo contrário, principalmente as pessoas mais estúpidas se tornam bem-sucedidas, o sucesso no capitalismo depende principalmente da sorte e da ausência de obstáculos morais, ou seja, fazer o que for preciso para ter sucesso, como esfaquear amigos pelas costas, mentir publicamente, explorar trabalhadores. Alta inteligência é na verdade uma desvantagem dessa maneira, pois faz com que alguém veja todas as consequências negativas de seu comportamento, um homem inteligente vê que ao se envolver no capitalismo ele não está apenas machucando e até matando outras pessoas, mas até mesmo trabalhando para a destruição da arte, cultura, ambiente de vida e possivelmente a própria vida. Ser um empresário bem-sucedido no capitalismo é como pilotar um avião cheio de pessoas, incluindo você mesmo, em direção ao solo, apenas um idiota pode fazer isso.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.