Unixtopia

main/ artigos/

Software menos retardado

É um tipo específico de software que visa ser uma tecnologia verdadeiramente boa, beneficiando e respeitando ao máximo seus usuários, seguindo a filosofia do minimalismo extremo, filosofia UNIX, suckless, KISS, anarcopacifismo, comunismo e liberdade. Por extensão, SMR também pode significar sociedade menos retardada, um tipo de sociedade ideal que pretendemos alcançar com nossa tecnologia. SMR é um conjunto de ideias e uma espécie de mentalidade, uma filosofia, embora tente não se tornar um movimento tradicional ou mesmo algo semelhante a um grupo centralmente organizado, pelos princípios anarquistas, vê seguir pessoas e grupos de pessoas como prejudicial, sempre defende seguir apenas ideias e se associar vagamente. Tenta ser apenas um conceito que permanecerá puro, como por exemplo o do software livre, mas não uma organização, como a FSF que sempre se tornará corrupta.

Como símbolo do SMR, usamos o coração, o símbolo da paz e símbolo anarquista, mas estes servem apenas como um identificador universal da filosofia, não como bandeiras que são sinais de fascismo, para isso a bandeira oficial do SMR é definida como um quadrado transparente que tem comprimento lateral de um bilhão de anos-luz vezes a função de castor ocupado do tempo UNIX de 64 bits atual, isto é para que a bandeira não possa ser praticamente fabricada e mesmo versões reduzidas dificilmente servirão ao propósito de uma bandeira, apenas a versão ideal da bandeira é aceitável, aquela que é completamente transparente e invisível. O dia internacional oficial do SMR é todo dia do ano e sempre tem precedência sobre qualquer outra causa cujo dia seja suposto ser, contanto que esteja alinhado com o SMR, a outra causa pode ser reconhecida também, mas em segundo ou menor lugar.

Não se deixe enganar, apesar de piadas ocasionais fazerem parte do SMR, ele é um esforço sério. Ele busca sinceramente aumentar o bem no mundo, mas não por meios tradicionais, que o SMR identifica como prejudiciais, é por isso que pode parecer confuso, estranho ou satírico. O SMR não é uma empresa, uma organização sem fins lucrativos, um partido político, as pessoas não são pagas por isso, não há chefes, portanto, a correção e a seriedade dão lugar à sinceridade e à humanidade. Uma piada tem limites confusos, às vezes o próprio autor não consegue dizer se o que ele disse é uma piada ou não, às vezes algo soa como uma piada simplesmente porque reflete com sinceridade um estado ridículo da sociedade, às vezes algo dito como uma piada acaba sendo, na verdade, uma boa ideia.

Definição

A definição não é rigorosa, mas sim vaga, é em forma de ideias, estilo e práticas comuns que juntos nos ajudam a identificar subjetivamente o software como menos retardado. O software é menos retardado se ele adere, em alto grau, mas não necessariamente totalmente, aos seguintes princípios:

Filosofia adicional

Aqui estão alguns pontos que dão mais ideias sobre o que é o SMR, servindo também como conselho para criar tal tecnologia:

Por que?

SMR existe por uma série de razões, uma das principais é que simplesmente precisamos de tecnologia melhor, não melhor em ter mais recursos, mas em termos de design, propósito e ética. A tecnologia tem que nos tornar mais livres, não nos escravizar. A tecnologia tem que ser uma ferramenta que nos sirva, não um dispositivo para nosso abuso. Acreditamos que a tecnologia convencional representa uma ameaça séria, até mesmo existencial, à nossa civilização. Não achamos que podemos evitar o colapso ou um cenário distópico por conta própria, ou mesmo se isso pode ser evitado, mas podemos ajudar a empurrar a tecnologia para uma direção melhor, podemos inspirar outros e talvez tornar o futuro um pouco mais brilhante, mesmo que esteja destinado a ser sombrio. Mesmo que o futuro pareça sem esperança, o que melhor podemos fazer do que tentar o nosso melhor para que não seja assim?

Existem outras razões para o SMR também, pode ser muito satisfatório e pode trazer de volta a alegria da programação que se perdeu no ambiente tóxico moderno do mainstream capitalista. A programação minimalista é agradável por si só, e em muitas coisas que fazemos podemos realmente alcançar algo grandioso porque poucas pessoas estão explorando essa forma de tecnologia. Hoje há muito poucos programas ou belas artes que são completamente de domínio público, o que é bem triste, mas também é uma oportunidade: você pode ser o primeiro humano a criar um software completamente de domínio público de certo tipo. Softwares de todos os tipos já foram escritos, mas você pode ser o primeiro a criar uma versão realmente boa desse software para que ele possa, por exemplo, ser executado em dispositivos embarcados. Se criar algo bom que seja de domínio público, você pode fazer um capitalista sair do mercado ou ao menos perder dinheiro se ele estiver oferecendo a mesma coisa. Você liberta as pessoas. Essa é uma sensação muito boa e faz você realmente viver uma boa vida.

Softwares específicos

Outros softwares potencialmente SMR podem incluir TinyGL, bootleg3d, scc, ed, chibicc, IBNIZ, lynx, links, tcl, uClibc, miniz, Lua, nuklear, dmenu, sbase, sic, tabbed, svkbd, busybox, darcs, raylib, IRC, PortableGL, 3dmr, openbsd, mtpaint e outros. Procure por versões muito antigas de software FOSS moderno como CMake, Python e QT, muitos desses projetos ficaram bloateds com o tempo, mas suas versões anteriores podem ter sido mais alinhadas com o SMR. Você pode obter o source-code antigo que pode estar no git, site do projeto ou Internet Archive, compilá-lo deve ser muito mais fácil do que a versão moderna. Isso não ajudará com coisas como navegadores da web, pois não entenderá os novos formatos e protocolos, mas será bom para editores de texto, programas de desenho, editores 3D e jogos. Você também pode bifurcar a versão antiga e torná-la um pouco melhor, personalizá-la ou transformá-la publicamente em um novo programa, ajudando o mundo inteiro.

Também é possível falar sobre formatos de dados SMR, protocolos, padrões, designs e conceitos como tal:

Outras tecnologias além de software podem estar alinhadas aos princípios SMR:

Política, cultura e sociedade

SMR está conectado a crenças políticas específicas, mas não é um requisito compartilhar essas crenças para criar SMR ou fazer parte da comunidade centrada na tecnologia SMR. Nós apenas achamos que não faz sentido lógico apoiar SMR e não a política que o justifica e da qual ele é derivado, mas cabe a você verificar isso. Dito isso, a política por trás de SMR é um comunismo anarcopacifista idealista, mas não pseudoesquerdismo, não apoiamos correção política, COCs, cultura do cancelamento ou marxismo-leninismo. Em nossas visões, objetivos e meios, somos semelhantes ao projeto Venus, embora possamos não concordar completamente em todos os pontos. Não estamos oficialmente associados a nenhum outro projeto ou comunidade. Nós amamos todos os seres vivos, não apenas as pessoas, mesmo aqueles que nos causam dor ou nos odeiam, acreditamos que o amor é o único caminho para uma boa sociedade, nisso seguimos uma filosofia semelhante de não violência que foi pregada por Jesus, mas sem necessariamente ser religioso, simplesmente achamos que é a única maneira correta de uma sociedade madura se comportar de forma não violenta e amorosa com todos.

Não temos líderes ou heróis, pessoas são imperfeitas e dar mais poder, vozes mais altas ou maior influência cria hierarquia e vai contra o anarquismo, seguimos apenas ideias. Buscamos verdadeira igualdade social, não necessariamente física, de todos. Rejeitamos a competição como base da sociedade e meios anti-igualdade, como violência, brigas, bullying, cancelamento, censura, correção política, governos e capitalismo. Apoiamos coisas como renda básica universal, enquanto existir dinheiro, o que somos contra, e movimento lento. Preferimos fortemente a evolução pacífica à revolução, pois as revoluções tendem a ser violentas e precisam ser travadas. Não pretendemos impor nenhuma ideia pela força, mas sim convencer pessoas suficientes a uma mudança voluntária.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.