Unixtopia
main/ artigos/
Como sobreviver?
A questão de como sobreviver fazendo algo que será distribuído gratuitamente e sem limitações é uma das principais perguntas feitas no contexto de FOSS e cultura livre sob o sistema distópico. Os novatos evitam essa área só porque acham que não pode ser feito, embora existam maneiras de fazer isso e muitas pessoas ganham a vida com FOSS, embora seja mais desafiador do que software proprietário.
É preciso estar ciente de que dinheiro e comercialização sempre trazem risco de lucro se tornar a maior prioridade, o que é um recur"so embutido no sistema, o que comprometerá a qualidade e a ética do trabalho produzido. Lucrar requer abusar de outra pessoa, tirar algo de alguém. Ganhar dinheiro por doações significa ser popular e ser popular geralmente significa autocensura, hipocrisia e populismo.
É ideal criar SMR de forma voluntária e gratuita. Isso é difícil de fazer, mas pode-se escolher um estilo de vida que minimize as despesas e também o tempo necessário para trabalhar, o que dará mais tempo livre para a criação de SMR. Isso inclui viver frugalmente, economizar, não consumir hardware e reutilizar máquinas antigas, não gastar em coisas desnecessárias, como fumar ou moda. Se você não puder fazer SMR em tempo integral, ainda poderá encontrar maneiras relativamente éticas de sustentá-lo e, assim dar a você um pouco mais de liberdade e recursos para criá-lo.
Se você puder de alguma forma roubar uma corporação rica e obter dinheiro para si, faça. Corporações não são pessoas, elas não sentem dor, provavelmente nem perceberão suas perdas e, mesmo que as machuque, você ajuda a sociedade ao machucar um predador.
Programar software é a única maneira de ganhar dinheiro com SMR? Não, você pode fazer qualquer coisa relacionada a SMR e nem precisa saber programação. Pode criar arte livre, como recursos de jogos ou textos, educar ou escrever artigos.
Ganhar dinheiro com FOSS
Para inspiração, podemos dar uma olhada nas formas tradicionais de ganhar dinheiro com FOSS, mesmo que muitas delas sejam inaceitáveis, pois o negócio do grande FOSS muitas vezes não é muito diferente das grandes corporações de tecnologia.
Com open-source é fácil ganhar dinheiro, pois se tornou bem-sucedido no mercado, embora sacrificando o foco na liberdade exatamente para poder ganhar dinheiro melhor, a maneira mais simples é simplesmente conseguir um emprego em alguma empresa que faça software open-source, como Mozilla ou Blender. A ética do negócio de open-source é questionável, em muitos casos é tão prejudicial quanto a indústria proprietária, não passa de uma marca. Embora open-source respeite tecnicamente as regras das licenças de software livre, ele, devido ao seu abandono da ética, encontrou maneiras de abusar das pessoas, sendo um software capitalista. Portanto, software open-source não é SMR e consideramos essa forma de ganhar dinheiro bastante prejudicial para os outros.
Trabalhar para organizações de software livre como a FSF é provavelmente uma maneira melhor de ganhar a vida, embora não seja perfeita, a FSF tem enfrentado críticas de corrupção crescente e, do ponto de vista do SMR, eles não abordam muitas questões de software, como bloat e domínio público.
Maneira de ganhar dinheiro com SMR
Considerando todas as coisas mencionadas acima, aqui estão algumas coisas concretas sobre como ganhar dinheiro com SMR. Tenha em mente que muitos serviços, como PayPal e Patreon, listados aqui podem ser proprietários e antiéticos, então sempre os verifique e considere alternativas gratuitas como Liberapay. Os métodos são os seguintes:
- Doações, você pode pedir doações, como em seu site ou Patreon, as pessoas geralmente pedem criptomoedas ou dinheiro tradicional por meio de serviços como Liberapay, PayPal ou Buy Me a Coffee. Para ganhos significativos, você precisa ser popular porque as pessoas doam raramente, mas se seu trabalho for bom, às vezes aparece um doador generoso que lhe envia muito dinheiro. Pode ajudar se você criar conteúdo como vídeos de programação junto com seu projeto para obter seguidores, também pode distraí-lo e tirar um pouco de sua energia. Pessoas como Luke Smith parecem ganhar dinheiro assim. Muitos artistas de cultura livre são bem-sucedidos em criar arte livre dessa forma, até mesmo completamente de domínio público, como Kenney, criador número um da opengameart. Se for realmente bom no que faz e decidir compartilhar livremente, os amantes da liberdade irão te notar e apreciar seu esforço, pois ainda é o caso de muitas obras livres por aí serem amadoras.
- Financiamento coletivo, um método semelhante às doações, mas um pouco mais encorajador para doadores. Você define uma meta financeira e, se pessoas suficientes doarem para atingir essa meta, você recebe o dinheiro e cria o projeto. Patreon e Kickstarter normalmente são usados para isso. Consoles abertos como Arduboy e Pokitto são exemplos de projetos FOSS fundados dessa forma. A desvantagem é que você tem que atingir algum tipo de popularidade e respeitar regras das plataformas de financiamento, então você terá que vender sua alma, se censurar, fazer marketing, então pode realmente ser uma droga.
- Pague o que quiser, aqui você cria o trabalho e então oferece um download com pagamento opcional, normalmente com algum preço sugerido. Pessoas que não podem pagar não precisam. Este método tem a vantagem de não colocar você sob pressão de prazo como o método de financiamento coletivo, além disso, você não precisa se importar muito em sugar alguém. Sites como itch.io são amigáveis, mas não espere que isso lhe renda muito.
- Vender produtos físicos e mercadorias, este método faz uso do fato de que vender itens físicos é considerado menos, embora não completamente, antiético, ao contrário de vender cópias de informações. Então você pode criar um videogame gratuito e então vender camisetas ou canecas de café com os temas desse videogame. Você pode escrever um livro de domínio público e então vender livros impressos físicos, claro, outros poderão vender seu livro também. No passado, algumas distros GNU/Linux costumavam vender seus sistemas em bons CDs oficiais. Os consoles abertos também fazem isso, eles criam jogos e ferramentas FOSS e então vendem hardware que roda esses jogos.
- Você pode usar especificamente as vantagens do SMR e fazer com que alguma empresa lhe pague. Um criador de console aberto estará altamente interessado em um mecanismo para jogos 3D que rodará em hardware embarcado de especificações muito baixas porque isso aumentará o interesse em seu produto. Os mecanismos FOSS existentes, mesmo os leves, são bloateds e não rodarão em tal hardware, mas SMR como small3dlib, rodarão. Mesmo que a empresa não pague diretamente, eles podem pelo menos enviar seu produto de graça.
- Venda de serviços, assim como com mercadorias, vender serviços normalmente não é considerado antiético e, portanto, podemos fazê-lo. Os serviços podem ser executar um servidor com SMR com contas pagas ou oferecer manutençã e configuração de servidores de outra pessoa. Isso dá suporte ao desenvolvimento do software em questão e ajuda você a ser pago.
- Vender em sites proprietários, isso pode não ser aceitável para todos, mas pode ser possível criar um trabalho gratuito e distribuí-lo sob condições gratuitas em alguns lugares e, simultaneamente, vender esse item em lugares que distribuem ativos proprietários. Pode-se criar um modelo 3D e colocá-lo sob uma licença gratuita no opengameart enquanto também o vende em lojas de modelos 3D como o TurboSquid, isso tornará o modelo disponível para todos como gratuito, mas fará com que as pessoas que não se preocupam em pesquisar nos sites gratuitos paguem por ele. Isso pode potencialmente trazer muito mais dinheiro do que os outros métodos, pois as lojas proprietárias têm grande tráfego e as pessoas lá estão especificamente dispostas a gastar dinheiro. Mas isso dá suporte ao negócio de propriedade intelectual. Leia os termos e condições do site proprietário, pode ser ilegal para você compartilhar seus ativos em outro lugar se o site proprietário fizer você assinar um acordo exclusivo para eles.
- É possível administrar uma organização sem fins lucrativos que cria software, ou hardware ou o que for, para benefício público, os detalhes diferem em cada país, mas uma organização sem fins lucrativos pode receber financiamento do estado e ser isenta de impostos. Verifique as bolsas da UE. Este método pode exigir esforço, já que administrar uma organização é mais difícil do que configurar um site de doações, e pode ser potencialmente limitante de algumas maneiras, os governos podem ter condições para o financiamento.
- Abuse do estado e do seu empregador, você pode, ao menos temporariamente, evitar o trabalho, registrar-se como desempregado e viver de assistência social, possivelmente combinado com seu dinheiro economizado, obter algum tipo de pensão por invalidez, finja que você é autista ou algo assim, ou ser empregado em algum lugar e ficar doente, dê algo ao seu médico para que ele lhe dê um atestado de doença, se for mulher, pode chupar o pau dele.
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.