Unixtopia

main/ artigos/

Computação em nuvem

A nuvem é apenas o computador de outra pessoa. A computação em nuvem, mais precisamente conhecida como computação de palhaçada, significa abrir mão de um computador autônomo armazenando seus dados e executando seus programas no computador de outra pessoa, geralmente uma corporação, conhecido como nuvem, pela Internet, tornando-se totalmente dependente de outra pessoa a quem se dá todo o poder. Embora a ideia geral de computadores servidores e terminais remotos não seja ruim em si mesma e possa ser utilizada de maneiras muito boas, o termo computação em nuvem significa abusar dessa ideia, por capitalistas ou estados para tirar computadores autônomos das pessoas, bem como restringir as liberdades das pessoas de outras maneiras, empurrando DRM, tornando impossível realmente possuir uma cópia de software ou outros dados, para executar cálculos de forma privada, isolados da Internet ou executar software não aprovado e respeitador do usuário. A computação palhaço, conforme aplicada hoje em dia, é principalmente uma abordagem de engenharia muito ruim que desperdiça largura de banda, introduz atraso, requer infraestrutura complexa e cara.

Apesar de tudo isso, a nuvem é o mainstream hoje, é o modo de computação entre os normies, mesmo apesar dos vazamentos e perdas regulares de seus dados pessoais, simplesmente porque eles estão constantemente sendo pressionados a isso pelas grandes tecnologias, Apple, Google, Micro$oft, muitas vezes eles nem têm escolha, eles simplesmente deveriam calar a boca e consumir. É claro que eles nem teriam ideia do que está acontecendo em primeiro lugar, tudo o que importa para um normie é conforto, todo mundo faz isso, eu só preciso do meu TikTok. Zoomers provavelmente nem estão cientes da nuvem, eles simplesmente têm telefones com aplicativos que mostram suas fotos se a Apple aprovar, eles nem se importam mais como a merda funciona. No futuro, os computadores não-nuvem provavelmente se tornarão ilegais. Isso será justificado por computadores autônomos serem perigosos, necessários apenas para terroristas e pedófilos. Um computador autônomo será visto como uma arma, o direito de possuí-lo será muito limitado.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.