Unixtopia

main/ artigos/

NaNoGenMo

É um evento anual que acontece desde 2013 no qual pessoas criam romances gerados por computador durante o mês de novembro. Inspirado pelo NaNoWriMo, um evento semelhante, mas para escrita criativa humana normal criado por Darius Kazemi no Twitter. É semelhante ao IOCCC, com uma diferença, o NaNoGenMo não é um concurso, é uma atividade divertida que as pessoas fazem e veem o que sai dela. Por causa disso, as regras também são muito relaxadas, algo como "envie um texto de cerca de 50000 palavras que não viole direitos autorais, juntamente com o código que o gerou", então aparecem envios limítrofes, como PDFs de texto não simples e assim por diante. No começo, os programas de geração não eram sofisticados, eram principalmente coisas como 100LOC de Python que jogam frases aleatórias, talvez usem alguma cadeia de Markov, talvez alguma substituição de regex em um livro já existente, a maioria das entradas parecia ser apenas isso. Uma abordagem simples e eficaz que tem sido usada é simular algum mundo com atores nele e apenas deixar que seja documentado o que eles estão fazendo. Em 2019, um aumento no abuso de modelos de linguagem e outros inchaços começaram a ser notados, então um tipo de evento de bifurcação foi gerado, chamado Nano-NaNoGenMo, no qual no máximo programas de 256 caracteres são permitidos. Infelizmente NaNoGenMo usa GitHub para postar os textos pelos quais eles apoiam terroristas. Muitos participantes são novatos que compartilham seus trabalhos usando o Dropbox, documentos do Google e merdas semelhantes, então eles são inacessíveis para a maioria das pessoas inteligentes.

Eles também não exigem nenhuma licença, muitos dos trabalhos são proprietários. E também não parece haver nenhum repositório legal das entradas, você tem que desenterrá-las nas edições ou procurá-las em postagens inchadas de blogs woke que tentam resumi-las. Existem eventos semelhantes para poesia, NaPoGenMo, ópera, NaOpGenMo, e filmes, NaMoGenMo. A ideia do NaNoGenMo é excelente, a execução é um fracasso. Alguns dos livros gerados foram bastante populares, embora talvez principalmente pela natureza de terem sido gerados por computadores, como o World Clock, um trabalho gerado em Python que apenas fornece instantâneos aleatórios da vida das pessoas ao redor do mundo, foi até impresso e vendido. Uma entrada é apenas um programa percorrendo todos os diretórios no disco rígido e comentando sobre eles como "uau, há muitos arquivos aqui" e assim por diante. The Swallows of Summer teve algum sucesso, apesar de ser apenas uma troca interminável de conversas e interações entre Alice e Bob. Algumas outras entradas parecem ser interessantes, há várias modificações do Moby Dick ou da Bíblia, obras longas e completamente de domínio público, basta substituir algumas palavras-chave para obter algo bem divertido. A Wikipédia e o Projeto Gutenberg são comumente usados como fontes de texto. Um romance descreve apenas alguém escrevendo os dígitos de pi. Por volta de 2020, muitos começaram a usar modelos de linguagem de rede neural, como A Young Person's Encyclopedia é uma enciclopédia fictícia feita com GPT-3. Há um livro em que um modelo treinado nas primeiras frases de livros famosos apenas sugere uma enorme lista de novas frases com as quais se pode potencialmente começar um romance.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.