Unixtopia

main/ artigos/

NC

No contexto de licenças, NC significa não comercial e significa somente uso não comercial permitido, o que é uma limitação impopular que torna tal licença proprietária, ou seja, não uma licença de cultura livre. Isso significa que uma obra compartilhada sob uma licença com cláusula NC é proibida de ser usada comercialmente, o que em si é uma declaração muito pouco clara, limita a liberdade de tal obra e abre a porta para imprecisões legais e possível intimidação. A limitação NC aparece mais notavelmente em 2 licenças Creative Commons, CC BY-NC-SA e CC BY-NC-ND, novamente, apesar dessas licenças serem Creative Commons, elas não são livres como em licenças de liberdade, observe que esta não é uma opinião ou declaração controversa, licenças NC quebram claramente a definição consensual de obras culturais livres e as próprias Creative Commons afirmam claramente que esse é o caso, elas justificam as licenças NC como parte do espectro de licenças proprietárias-livres, ficando em algum lugar entre todos os direitos reservados e licenças culturais livres.

Embora para os novatos na cultura livre as licenças NC não pareçam ser um grande problema, elas são de fato extremamente prejudiciais à cultura livre, não use licenças NC. NC é semelhante, e similarmente prejudicial, a outra limitação de licença proprietária: ND, nenhum derivado permitido. Se você usa uma licença NC, você é um grande filho da puta.

Por que as licenças NC são ruins?

Primeiramente, o projeto Definition of Free Cultural Works que mantém a definição amplamente aceita de cultura livre tem um artigo sobre isso em freedomdefined.org/Definition. Vamos escrever um resumo dos argumentos junto com nossos próprios argumentos:


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.