Unixtopia

main/ artigos/

Plan 9

Referência ao filme Plan 9 from Outer Space, é um sistema operacional de pesquisa, agora FOSS, que foi iniciado por muitos dos desenvolvedores originais do UNIX como o próximo projeto desse tipo, era para ser o novo e atualizado UNIX. Ele tenta trabalhar com a filosofia Unix, mas a expande e modifica para se adequar a computadores novos e evoluídos, embora os desenvolvedores do Plan 9 afirmem que o sistema é mais UNIX do que o próprio UNIX, a validade de tal afirmação é questionável, pois o Plan 9 traz um paradigma mais complicado de computação distribuída, dependências, como exigir GUI e mouse e, portanto, bloat, embora ainda seja super mínimo em comparação aos sistemas operacionais convencionais. Além do Plan 9 original, que está morto, existem forks ativos como o 9front, que tem um COC abusivo e é um projeto pseudoesquerdista. Um cara famoso trabalhando no Plan 9 é Rob Pike, que realmente ficou super louco, originalmente um verdadeiro hacker UNIX, mais tarde ele começou a dizer coisas como "não quero armazenamento local no meu computador" e "o mundo deveria me fornecer meu ambiente de computação e mantê-lo para mim", o que parece refletir o que o Plan 9 é.

O é bom e seu idealismo é admirável, no entanto, é uma merda devido ao seguinte fato, ele requer o que não é necessário, como GUI, mouse, sistema de arquivos e rede, forçando computadores e usuários a serem de certa forma. Isso é imperdoável e viola a premissa básica de um software bom, que oferece liberdade, minimalismo e não discriminação, e viola a filosofia UNIX sobre a qual ele deveria estar seguindo, um sistema operacional deve fazer uma coisa bem, a de oferecer um ambiente para programas e seus recursos, a interface do usuário é uma tarefa extra não trivial que é separada. Se você perguntar como usar o Plan 9 sem um mouse, os fãs responderão dizendo o quão estúpido é por não querer usar o mouse, eles tentam forçar uma maneira específica de como os computadores devem ser e como eles devem ser operados, assim como a Micro$oft e a Apple, sem levar em conta que os computadores podem, e devem ter permissão, ser totalmente diferentes, pequenos, com telas minúsculas e sem dispositivos apontadores. Pode ser possível fazer o sistema funcionar sem um mouse ou GUI, mas esses conceitos formam a base do código e sua filosofia, eles serão carregados como um peso morto se você não os estiver usando e você provavelmente encontrará grandes problemas, como muitos programas simplesmente confiando na existência de GUI e mouse e não funcionando sem eles. A filosofia é semelhante à dos dispositivos "inteligentes" que assumem que "a Internet está em todo lugar" e então "vamos colocar Internet em tudo", até mesmo em coisas que não precisam de Internet, e a propósito, eles não funcionarão mais sem Internet. A mascote do Plan9, Glenda, é fofa, mas é proprietária.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.