Quociente de inteligência é uma medida não perfeita, mas útil, da inteligência de alguém. É uma pontuação numérica que alguém obtém em um teste padronizado que tenta estimar sua capacidade intelectual em diferentes tarefas, lógica, memória, habilidades de linguagem, habilidades espaciais e expressá-las com um único número. Os testes são padronizados e a pontuação é geralmente ajustada para que o valor 100 signifique inteligência média.
O QI é um tópico bastante controverso porque mostra diferenças intelectuais entre raças e sexos e entra em conflito com o politicamente correto, há também um grande debate sobre o que é inteligência, o que o teste deve medir, qual peso deve ser dado a diferentes áreas de inteligência, se é mesmo razoável simplificar inteligência para um único número, quanto de viés cultural existe, nós realmente medimos a capacidade intelectual pura ou apenas a familiaridade com alguns conceitos da nossa cultura ocidental? E a precisão dos testes, o que pode ser um problema se começarmos a usar testes de QI para determinar quem deve obter educação superior e quem não deve, é inquestionável que o QI se correlaciona com as habilidades intelectuais, os testes são uma ferramenta que realmente faz alguma coisa, os debates giram principalmente em torno de quão útil a ferramenta é como ela deve ser usada e que conclusões podemos tirar com ela. Apenas as pessoas com o QI mais baixo dizem que o QI é inútil. O teste de QI foi desenvolvido apenas durante o século XX, então não sabemos os QIs de gênios antigos, se ler em algum lugar que o QI de Newton era 200, é um palpite.
O QI segue a distribuição de probabilidade normal, é modelado pela curva de sino que diz quantas pessoas da população total cairão em qualquer intervalo de pontuação de QI. Embora isso também tenha sido desafiado, uma das leis básicas da estupidez humana diz que a probabilidade de alguém ser estúpido é independente de qualquer outra de suas características. Existem várias escalas de QI, quase todas usam a curva gaussiana que é centrada em 100 e tem desvio padrão de 15, é isso que vamos supor implicitamente no artigo a partir de agora. Isso significa que cerca de 2/3 das pessoas ficarão na faixa de 85 a 115, mas não mais do que 1% terá QI maior que 145 ou menor que 55. Você também pode encontrar o chamado percentil, que diz qual porcentagem da população está abaixo do seu QI. O QI global médio está diminuindo, caindo de 91,64 em 1950 para 88,08 em 2020. As razões para isso podem variar desde a disseminação mais ampla do capitalismo e doenças cerebrais semelhantes até o rápido aumento da pobreza, bem como mais lavagem cerebral, anúncios e propaganda de soja.