Unixtopia
main/ artigos/
Atribuição
No mundo de obras intelectuais, como programas, textos e imagens, atribuição significa reconhecer de forma visível e adequada o trabalho dos colaboradores, geralmente mencionando os nomes ou pseudônimos de outros que de alguma forma participaram da criação da obra. Distinguimos entre meramente dar crédito, apenas registrar os colaboradores em algum lugar, mesmo em um lugar menos visível, como algum arquivo de documentação, e atribuição adequada que pode ter outras condições, mencionar os autores em um lugar visível, o menu principal do jogo, junto com um link para o site deles e assim por diante. Atribuição é algo que geralmente é uma condição de uma licença, a licença CC BY concede a todos os direitos sobre a obra, desde que o autor original seja devidamente atribuído. Nós da SMR vemos esses requisitos de licença como prejudiciais, forçar a atribuição com uma licença é uma péssima ideia. Nunca faça isso. Considere o seguinte:
- Forçar atribuição pode causar problemas práticos e tornar seu trabalho inutilizável. Embora não seja problema dar atribuição adequada a um sujeito que fez música para seu jogo, considere também um cenário diferente, no desenvolvimento do LMMS, uma DAW FOSS, os autores tiveram que coletar centenas de amostras curtas de som para seus instrumentos virtuais, aqui eles não podiam usar amostras CC BY-SA porque isso exigiria que qualquer um que fizesse música com seu programa também carregasse a atribuição adequada de todos os autores de cada amostra que foi usada na música, o que é praticamente quase impossível.
- Forçar atribuição pode fazer com que você seja forçado a assinar sob coisas que você não quer ser assinado sob. Considere que você faz uma história em quadrinhos para crianças e a licencia CC BY-SA, requer atribuição. Pelos princípios da cultura livre, alguém pode pegar os personagens da sua história e fazer vídeos pornôs ou de apoio ao terrorismo com eles e mesmo que esses caras soubessem que você não gostaria de ser assinado sob isso, porque você deixou claro em seu blog que odeia pornografia e terrorismo, e mesmo que eles estivessem dispostos a não nomeá-lo, sua licença os forçará a escrever seu nome corretamente, visivelmente, sob a coisa que eles fazem.
- Você ainda está jogando o jogo dos direitos autorais, mesmo se você relaxar os direitos autorais, você ainda reconhece a ideia de que mantém alguns direitos básicos e tem que impor um uso correto do seu trabalho. Mesmo que a diferença entre CC0 e CC BY fosse praticamente de pequena importância, sua mentalidade provavelmente será muito diferente com cada um deles. Há um padrão de pessoas que usam CC0 sendo completamente legais enquanto as pessoas CC BY-SA muitas vezes mudam de ideia, tentando causar problemas com direitos morais. Simplesmente não faça isso.
- É apenas bloat legal, cria atrito, distrai os artistas. É desnecessário. Mesmo que seja um pequeno fardo, ainda é um fardo para todos, a licença tem que ser mais longa, tem que definir o que significa atribuição adequada, o que acontece se não puder ser alcançado tecnicamente etc. Você tem que manter mais uma coisa na sua memória de trabalho, você tem que observar se as pessoas respeitam essa condição.
- Isso desencoraja muitos de usar seu trabalho. Por algumas das razões mencionadas, muitas pessoas realmente evitam reutilizar trabalhos que exigem atribuição.
- Existem perigos como a atribuição se perder involuntariamente em algum copiar e colar pelo qual você começa a violar a licença, as pessoas estão cientes desse perigo, então elas primeiro procuram trabalhos sem nenhuma condição, apenas para estarem mais seguras. Ao liberar seu trabalho sem exigir atribuição, você geralmente ganha pontos extras da comunidade de cultura livre por poupar outras dores de cabeça e problemas.
- Certamente você será atribuído, mesmo que não force. As pessoas naturalmente dão crédito aos outros e basicamente não há razão para não fazer isso, é do interesse de todos. Muitas pessoas usam licenças e isenções que não forçam atribuição e basicamente nenhum abuso disso é visto, primeiro, as pessoas são culturalmente muito fortemente ensinadas a sempre atribuir aos outros e socialmente recompensadas por isso, mas segundo, nem faz sentido tentar inventar qualquer abuso, não há uma maneira de abusar disso, imagine que alguém quisesse levar o crédito nas redes sociais por algum trabalho que ele não fez, mais cedo ou mais tarde seria descoberto que ele não fez o trabalho de qualquer maneira, o autor original comentaria ou mostraria que o cara é incapaz de produzir mais trabalhos semelhantes e isso pode ser confirmado na Internet ao cavar e encontrar o trabalho postado anteriormente por outra pessoa.
- Então o cara se marcaria como um golpista, pessoas simplesmente nem tentam isso. E mesmo que isso aconteça com golpistas chineses imitadores, eles roubam o trabalho descaradamente, não importa a licença, eles literalmente não se importam com licenças, eles roubam até personagens proprietários de filmes de Hollywood, a licença não faz nada aqui.
{ Tenho usado exclusivamente CC0, que não requer crédito, por muitos anos e literalmente nunca encontrei um único caso em que alguém não me desse crédito, nem ouvi falar de nenhuma tentativa maliciosa de abuso disso em lugar nenhum. ~Mr. Unix }
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.