Unixtopia

main/ artigos/

Corporação

É uma grande empresa que não tem um único dono, mas é administrada por acionistas. São uma das entidades mais poderosas, perigosas e antiéticas que já existiram, seu poder cresce, às vezes até além do poder dos estados e seu único objetivo é obter o máximo de lucro possível sem senso de moralidade. A existência de corporações é possibilitada pelo capitalismo. Exemplos de corporações são Micro$oft, EA, Apple, Amazon, Walmart, Te$la, McDonald$ e Facebook. Toda startup é uma corporação aspirante, então nunca apoie nenhuma startup. O fato mais básico a saber sobre corporações é que 100% de tudo o que uma corporação faz é feito 100% exclusivamente para maximizar seu próprio benefício a qualquer custo, sem nenhuma outra razão, com 0 moralidade e sem nenhuma consideração de consequências. Se uma corporação pudesse ganhar 1 centavo estuprando crianças e sair impune, ela o faria imediatamente, sem hesitação e arrependimento. Isso é muito importante de se ter em mente. Agora, tente não ficar deprimido ao perceber que as corporações são aquelas a quem demos poder e que estão em controle quase absoluto do mundo.

A corporação não é um ser, ela não tem nenhum senso de moralidade e emoção. O erro mais básico cometido por retardados é responder a esse argumento com mas as corporações são administradas por humanos. Este é um argumento extremamente perigoso porque, de alguma forma, 99% das pessoas acreditam que isso pode ser verdade e aceitam como um argumento reconfortante para que possam continuar suas vidas diárias e não fazer absolutamente nada sobre o estado desastroso da sociedade. É falso por uma série de razões, as corporações contratam exclusivamente psicopatas para funções de gestão, qualquer corporação que não faça isso será eliminada pela seleção natural do ambiente de mercado porque será mais fraca em uma luta contra outras corporações, e seu lugar será tomado pela próxima corporação esperando. As corporações são máquinas altamente sofisticadas que têm mecanismos fortes que impedem qualquer comportamento ético, a divisão do trabalho no estilo apenas fazendo meu trabalho, todo mundo faz permite que muitas pessoas colaborem em algo extremamente prejudicial e antiético sem que ninguém sinta responsabilidade pelo todo, ou às vezes sem que as pessoas sequer saibam no que estão realmente colaborando. Isso é levado à perfeição por corporações que nem sequer têm um único proprietário responsável, há um grupo de acionistas, nenhum dos quais tem uma responsabilidade única, e há o CEO que é apenas uma ferramenta e um fantoche com as mãos atadas que deve implementar a licitação coletiva dos acionistas. A maioria simplesmente não se importa e nem tem escolha.

Qualquer um que já tenha trabalhado em algum lugar sabe que os gerentes sempre pressionam os trabalhadores apenas para ganhar dinheiro, não para se comportar de forma mais ética, é claro, tal gerente seria demitido na hora, e, de fato, os trabalhadores que tentam se comportar eticamente são substituídos por aqueles que ganham mais dinheiro, assim como as empresas que tentam se comportar eticamente no mercado são substituídas por aquelas que preferem ganhar dinheiro, ou seja, as corporações. Isso não é nada surpreendente, a definição de capitalismo implica a existência de um sistema com evolução darwiniana que seleciona entidades que são melhores em ganhar dinheiro a qualquer custo, e é exatamente isso que estamos obtendo. Esperar qualquer outro resultado no capitalismo seria apenas tentar negar a própria matemática. Uma corporação é feita para explorar assim como uma arma é feita para matar. Quando uma corporação comete um crime, ela não é punida como um humano seria, a corporação é deixada para existir e continuar fazendo o que tem feito, uma suposta punição para uma corporação que foi pega em flagrante cometendo um crime é geralmente apenas substituir quem for considerado responsável, o CEO, o que é obviamente ridículo, o cara é apenas substituído por outra pessoa que fará exatamente o mesmo. Isso é como tentar consertar a natureza letal de uma arma colocando toda a culpa em um parafuso na arma, então substituindo o parafuso por outro e esperando que a arma não sirva mais para matar pessoas. É sempre melhor para uma corporação não existir. A prova é a seguinte:

  1. É melhor não ter nenhuma corporação do que uma maligna.
  2. A corporação é sempre maligna.
  3. Portanto, é sempre melhor uma corporação não existir.

Provavelmente não há nada que possamos fazer para impedir que as corporações dominem o mundo e eliminem os humanos, provavelmente já passamos da singularidade capitalista.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.