Unixtopia
main/ artigos/
Fediverse
É em parte bom, mas também bem ruim, pode ser um alívio, uma alternativa menos prejudicial à mídia social proprietária, mas definitivamente não é o caminho da boa tecnologia. Com o tempo, é bem provável que continue se degenerando em algo cada vez mais prejudicial, assim como a Wikipedia e grandes projetos semelhantes que usam a marca FOSS. A seguir está uma lista de alguns motivos pelos quais o Fediverse é uma praga, lembre-se de que alguns deles não são inerentes, mas sim propriedades estabelecidas da rede:
- É bloated, dependendo de navegadores modernos com JavaScript e criptografia, protocolos complexo e backends complicadas.
- É um software capitalista, tentando imitar os costumes capitalistas com um adesivo FOSS nele, eles copiam o Twitter, Facebook e Reddit, mantendo-o baseado no consumismo de conteúdo, como acumulação de amigos e vício em scrolling, uma licença gratuita não conserta isso. O Fediverse não se importa com a liberdade real, mas sim com um rótulo de liberdade, visando mais ficar grande do que bom.
- Abraça a censura, veja fediblock, é amplamente infectada com ideologia pseudoesquerdista Enquanto a descentralização previne bloqueios globais hardcore, a maioria das instâncias de rede apenas bloqueia a minoria de instâncias que permitem a liberdade de expressão, criando ilhas isoladas, a maioria das quais tem filtros de fala. As pessoas que usam essas redes são soyboys, soydevs e SJWs fazendo circle jerking em suas postagens, bloqueando todos os outros e os próprios projetos de software são feitos pelas mesmas pessoas, empregando códigos de censura.
- É desenvolvida principalmente por pessoas incompetentes, os usuários e desenvolvedores são mainstreamers, zoomers trans de 16 anos que acabaram de aprender sobre computadores e estão apenas juntando coisas em JavaScript, eles não têm nenhum plano ou visão real, nem sabem nada sobre bom design de tecnologia.
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.