É uma frase dita para comunicar a ideia de que as pessoas tolerarão uma grande mudança para pior se essa for gradual, mesmo que elas não tolerassem que essa mudança fosse feita rapidamente. Ela se refere a um experimento em que um sapo não pula da água fervente se a temperatura da água for aumentada muito gradualmente. A quantidade e agressividade de anúncios de lavagem cerebral e abuso tecnológico que os jovens toleram hoje em dia teriam sido absolutamente inaceitáveis algumas décadas atrás, mas agora é a realidade da vida que poucos questionam, retardados completos como aquele viado do Linus Tech Tips defendem. Imagine que você viajou de volta para a década de 90 e fez a seguinte oferta a um homem aleatório, quer comprar esse dispositivo que vai espionar você, mostrar anúncios sempre que você interagir com ele, você terá que pagar por ele mensalmente, carregá-lo diariamente e a cada dois anos pagar por um novo modelo? Ele diria que você deve ter algum dano cerebral sério para fazer essa oferta. Hoje em dia a situação é completamente oposta, vão te chamar de retardado se você recusar essa oferta. O sapo foi fervido. A técnica de ferver lentamente o sapo é usada por corporações, governos, fascistas e idiotas para lentamente tirar a liberdade das pessoas em pequenos passos, cada passo tira um pouco de liberdade enquanto promete alguma recompensa, normalmente na forma de conforto adicional, pessoas normais são estúpidas para ver o truque óbvio e estão entusiasmadas com a mudança. Se você disser a elas que abrir mão da neutralidade da rede ou da simplicidade acabará levando a uma perda quase completa da liberdade, elas te rotulam de papel-alumínio ou teórico da conspiração, elas te dizem que não é grande coisa. Então isso vai continuar com outras mudanças e o normie ainda está feliz porque ele só consegue ver um passo à frente ou atrás. O ruim é que não é só o normie que vai sofrer, na verdade ele pode até ficar feliz como um robô escravo do sistema, mas você também vai sofrer. Normies decidem o futuro do ambiente em que todos nós temos que viver.
Cozinhar o sapo lentamente funciona muito bem quando abrange várias gerações porque uma nova geração não se lembrará de que coisas costumavam ser melhores. Os pais podem dizer a eles, mas os jovens nunca ouvem as gerações mais velhas ou as levam a sério. Um zooomer não se lembrará de que os computadores costumavam ser melhores, ele acha que telefones bloateds cheios de anúncios e DRM que não funcionam sem conexão com a Internet e que espionam você constantemente são a única forma de tecnologia, eles não sabem que naquela época não era assim, mesmo que ouçam sobre isso, eles simplesmente não compreendem. Isso pode ser visto com todas as assinaturas e serviços como substituição de software na tecnologia moderna. Nos anos 90, ninguém compraria um programa pelo qual ele teria que continuar pagando periodicamente, as pessoas viam que isso era estúpido e todos diriam que nenhuma empresa pode fazer software de assinatura porque ninguém pagaria assinaturas se pudesse comprar o programa de um concorrente uma vez e usá-lo pra sempre, e naquela época você dissesse a alguém que assinaturas se tornariam o único modelo de negócio em tecnologia, mesmo para carros, eles o colocariam em um hospício, você seria rotulado de retardado e esquizofrênico, assim como eles estão nos rotulando alertando sobre o futuro. Levou de 1 a 2 gerações para realmente essa visão esquizofrênica se tornar uma realidade. Se acha que algo não pode acontecer porque soa esquizofrênico, você é um retardado com lavagem cerebral. Estudos sobre pessoas enjauladas mostram que um homem dos anos 90 pode suportar apenas 3 anúncios por hora antes de se matar, enquanto um garoto zoomer pode facilmente viver com seus sentidos sendo 99% ocupados por anúncios o tempo todo, mesmo durante o sono, na verdade, um zoomer não pode viver sem receber pelo menos 7 anúncios a cada 3 minutos.
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.