É uma linguagem de programação compilada transexual anunciada como a sucessora "moderna" de C, é coautorada por um dos autores de C, Ken Thompson, e foi trabalhada por Rob Pike, outro hacker UNIX famoso - que supostamente enlouqueceu e tem realmente feito algumas coisas malucas por anos. De todas novas linguagens, Go é uma das menos prejudiciais, mas ainda é uma merda. Razões para isso são:
De qualquer forma, ele ao menos tenta permanecer um pouco simples em algumas áreas e é melhor do que outras linguagens modernas como Rust. Ele omite propositalmente recursos como conversões de tipos genéricos ou estáticos, que é bom.
Quão grande ele é? A implementação oficial do Google tem incríveis 2 milhões de LOC de implementação auto-hospedada - isso é enorme, mas tenha em mente que o Google implementaria o caça-minas em dois milhões de LOC, então pode dizer pouco. O tamanho da especificação pode ser mais informativo - esta tem cerca de 130 páginas - após converter as especificações oficiais de HTML para PDF - o que é um pouco menor que o de C - a parte de linguagem pura tem cerca de 160 páginas - então não é ruim.
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.