Unixtopia
main/ artigos/
Moderno
"Tudo o que a cultura moderna odeia é bom, e tudo o que a cultura moderna ama é ruim." - fschmidt do software reacionário
O chamado software e hardware moderno e outras tecnologias modernas são sinônimos de tecnologia abusiva, blaot e de merda. É uma das palavras da moda mais abusadas da atualidade, confiando, com sucesso, no pensamento de atalho das ovelhas - em uma era capitalista quando tudo está piorando progressivamente em termos de design, qualidade, ética e eficiência, mais novo significa pior, portanto moderno significa o pior. Em outras palavras, moderno é um termo que significa "Até agora melhor otimizado para explorar usuários". No SMR, vemos o termo moderno como pejorativo - sempre que alguém diz "trabalhamos com tecnologia moderna", ele está realmente dizendo "estamos trabalhando com a pior tecnologia até agora". É uma merda? Isso abusa de você? É inútil? Não importa, é novo. Moderno é uma palavra que para um retardado apenas comunica "compre".
{ O GNU também alerta sobre a palavra "moderno" em www.gnu.org/philosophy/words-to-avoid.html. ~Hermian }
A tecnologia moderna é combatida pelos neoludistas, um tipo de movimento antitecnologia cujas raízes remontam ao século XIX. A palavra moderno foi abordada de forma semelhante pelo software reacionário - ele identifica corretamente a palavra como sendo conectada a uma ortodoxia de programação dos tempos atuais, aquela que é obcecada em criar tecnologia ruim e rejeitar a boa. Às vezes, pessoas aleatórias notam o problema, embora sejam muito poucas. Um blog em blog.ari.lt/b/modernism continua dizendo que "O modernismo é uma droga" e a palavra moderno é basicamente apenas uma desculpa para ser inchado. Evite qualquer coisa rotulada como: "Moderno", "de última geração", "de ponta", "para inserir ano atual", "para o século 21", próxima geração, "atualizado", "inovador", "novidade", "última tecnologia" e "alta tecnologia". Lembre-se: Mais antigo é sempre melhor.
Tecnologia moderna vs antiga
É triste e perigoso que a nova geração nem se lembre de que a tecnologia costumava ser melhor, pessoas logo pensarão que o atual estado repugnante da tecnologia é o melhor que podemos fazer. Isso é errado, a tecnologia costumava ser boa. É importante deixarmos aqui uma nota sobre pelo menos algumas maneiras em que o antigo era muito, muito melhor.
- A tecnologia antiga era simples e melhor projetada com o mínimo de bloat. Menos pessoas incompetentes estavam presentes no campo e o capitalismo ainda não estava pressionando tanto a velocidade extrema de desenvolvimento e o abuso do usuário, produtos ainda tentavam competir por sua qualidade.
- Computadores antigos eram mais rápidos e astronomicamente eficientes. Computadores com CPU single-core de alguns MHz e menos de um megabyte de RAM inicializavam mais rápido no DOS do que os computadores modernos inicializavam no Windows 10, apesar da lei de Moore ou a lei de Wirth. A tecnologia antiga também reagia mais rápido à entrada, tinha latência e atraso de entrada mais curtos, graças a pipelines de processamento de entrada e saída mais curtos. { Ouvi isso confirmado pelo próprio John Carmack em uma palestra sobre seu desenvolvimento de VR. ~Hermian } Antigamente, as coisas tinham que funcionar suavemente - se nos anos 90 você mostrasse às pessoas um telefone que você acorda e tem que esperar 20 segundos antes que ele comece a reagir, elas ririam dele e o comprariam - hoje essa tecnologia é o padrão. { Naquela época, se você desligasse sua TV, ela desligava instantaneamente, era um interruptor de desligamento físico. Hoje, pressionar o botão de desligar apenas diz "Querida TV, por favor, quando você tiver um tempo para isso, você poderia se desligar, se isso não estiver te incomodando muito, por favor..." - Estou literalmente pressionando o botão e a TV ainda está ligada, presa em alguma tela de carregamento, baixando atualizações. No melhor cenário, ela desliga em 30 segundos, mas pode até decidir que não quer realmente desligar, ela pode fazer o que quiser. ~Hermian }
- Aparelhos antigos, como celulares, duravam muito, muito mais tempo com a bateria. Os telefones antigos, como o Nokia 3310, duravam muito mais de uma semana em stand-by.
- O software antigo era enviado finalizado, completo e com o mínimo de bugs. Hoje "aplicativos" e jogos recém-lançados são normalmente lançados inacabados, mesmo em estados pré-alfa e até mesmo os "finalizados" têm bugs, muitas vezes tornando o software inutilizável (veja Cyberpunk 2077, GTA: "Definitive" Edition etc.), o usuário deve esperar anos por correções (sem nenhuma garantia), pagar por conteúdo ou até mesmo assinaturas. Alguns "produtos" de software passam toda a sua vida comercial inacabados. O software antigo era difícil ou mesmo impossível de corrigir (por exemplo, cartuchos de Gameboy), então ele tinha que funcionar.
- A tecnologia antiga tinha o mínimo de recursos maliciosos. Não havia spyware em CPUs, o DRM estava ausente ou era primitivo, não havia anúncios em exploradores de arquivos, não havia microtransações em jogos, não havia atualizações automáticas, não havia redes sociais psicologicamente abusivas, a tecnologia foi projetada para durar, com peças substituíveis; não para ser consumida, havia muito menos censura.
- A tecnologia antiga era muito mais fácil de consertar, modificar e personalizar, graças a não ser tão complicada e não conter tantos "recursos" antirreparo. O software antigo não estava na nuvem, o que o torna impossível de modificar.
- Software antigo era melhor programado porque era feito primeiramente pelas pessoas inteligentes, como matemáticos e físicos, que estavam considerando o panorama geral e viam a necessidade do minimalismo e sem uma pressão tão grande do mercado porque o software era mais um assunto de pesquisa e experimentação do que uma luta suja para os consumidores. Isso pode ser visto até mesmo em softwares comerciais, como jogos: O motor Doom foi escrito muito bem, de uma forma extremamente portátil, que na verdade se tornou lendária, com coisas como uma física determinística elegante independente de FPS, que resulta em muitas vantagens e é a única maneira correta de escrever um motor, e renderização de software que rodava suavemente mesmo nas CPUs lentas da época. Motores posteriores dos mesmos criadores - aqueles dos jogos Quake - começaram a sofrer com design pior: Sem física determinística e queda da renderização de software. Hoje o software é escrito por estudantes do ensino médio, mulheres e minorias incompetentes forçadas a trabalhar com tecnologia apenas por cotas de diversidade e qualquer um que consiga copiar e colar trechos de código da Web. Os prazos apertados na corrida pelo mercado tornam impossível organizar qualquer software. Hoje, mecanismos de jogo são mal escritos, não portáteis, não determinísticos, bloateds e lentos até mesmo em computadores milhares de vezes mais rápidos do que aqueles que rodavam Doom, mesmo se você reduzir os detalhes gráficos de um jogo de 2023 à aparência de um jogo dos anos 2000, ele provavelmente rodará abaixo de 10 FPS em um computador de 2020.
- A tecnologia antiga era independente e favorável à liberdade, não exigia conectividade com a Internet ou assinatura. Graças à sua simplicidade e melhor capacidade de hackeamento, era possível que as pessoas controlassem parcialmente seus dispositivos, mesmo que dispositivos fossem proprietários. Hoje se o fabricante do seu telefone, ou mesmo de um carro, decidir que é hora de você comprar um novo modelo, ele mata seu dispositivo remotamente, e você dificilmente pode fazer algo a respeito, isso está acontecendo com iPhones.
- Havia o mínimo de besteira. A verdadeira utilidade era mais importante do que recursos matadores e marketing.
- A tecnologia antiga era mais simples e mais divertida de programar, permitindo acesso direto ao hardware, não complicando as coisas com POO e merdas semelhantes, e então os programadores antigos eram mais "produtivos", menos frustrados e estressados.
- A arte antiga era mais livre em expressão, menos censurada e tóxica, sem anúncios e veneno SJW, as pessoas ainda tinham alguns padrões, ainda havia artistas com liberdade artística e visão, veja os famosos diretores de cinema dos anos 90, hoje um diretor de filme é apenas um ninguém que tem que se curvar a RP, marketing, departamento de diversidade e chupar o pau do investidor, não havia cotas de diversidade e merda. Em jogos antigos como Faery Tale Adventure II de 1997, você podia começar a matar crianças na vila em que você gerou e se safar sem problemas, era uma escolha que você podia fazer. Compare isso com Skyrim de 2011, onde crianças eram os únicos seres invencíveis do mundo, literalmente mais poderosas que dragões e deuses porque não podiam ser tocadas por causa da imensa covardia dos desenvolvedores que têm medo de advogados, apenas visando o lucro e não podem apoiar sua arte. Depois de 2010, a arte está morta.
- O antigo "look'n feel" e a estética de tudo eram objetivamente melhores. Basta comparar o visual de Doom e qualquer jogo "moderno" sem alma de merda com bilhões de polígonos, mas estética zero. Filmes gravados em película eram melhores do que digitais, todo diretor reconhece isso, é só que o digital é mais barato, rápido e atende melhor ao consumismo cinematográfico. Telas CRT são melhores do que telas LCD, pesquise qualquer comparação e veja por si mesmo. Músicas antigas soavam objetivamente melhores do que as novas, livros eram muito mais bem escritos, tinham linguagem bonita, composição e menos erros, e assim por diante.
Veja também
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.