Unixtopia

main/ artigos/

Moderno

"Tudo o que a cultura moderna odeia é bom, e tudo o que a cultura moderna ama é ruim." - fschmidt do software reacionário

O chamado software e hardware moderno e outras tecnologias modernas são sinônimos de tecnologia abusiva, blaot e de merda. É uma das palavras da moda mais abusadas da atualidade, confiando, com sucesso, no pensamento de atalho das ovelhas - em uma era capitalista quando tudo está piorando progressivamente em termos de design, qualidade, ética e eficiência, mais novo significa pior, portanto moderno significa o pior. Em outras palavras, moderno é um termo que significa "Até agora melhor otimizado para explorar usuários". No SMR, vemos o termo moderno como pejorativo - sempre que alguém diz "trabalhamos com tecnologia moderna", ele está realmente dizendo "estamos trabalhando com a pior tecnologia até agora". É uma merda? Isso abusa de você? É inútil? Não importa, é novo. Moderno é uma palavra que para um retardado apenas comunica "compre".

{ O GNU também alerta sobre a palavra "moderno" em www.gnu.org/philosophy/words-to-avoid.html. ~Hermian }

A tecnologia moderna é combatida pelos neoludistas, um tipo de movimento antitecnologia cujas raízes remontam ao século XIX. A palavra moderno foi abordada de forma semelhante pelo software reacionário - ele identifica corretamente a palavra como sendo conectada a uma ortodoxia de programação dos tempos atuais, aquela que é obcecada em criar tecnologia ruim e rejeitar a boa. Às vezes, pessoas aleatórias notam o problema, embora sejam muito poucas. Um blog em blog.ari.lt/b/modernism continua dizendo que "O modernismo é uma droga" e a palavra moderno é basicamente apenas uma desculpa para ser inchado. Evite qualquer coisa rotulada como: "Moderno", "de última geração", "de ponta", "para inserir ano atual", "para o século 21", próxima geração, "atualizado", "inovador", "novidade", "última tecnologia" e "alta tecnologia". Lembre-se: Mais antigo é sempre melhor.

Tecnologia moderna vs antiga

É triste e perigoso que a nova geração nem se lembre de que a tecnologia costumava ser melhor, pessoas logo pensarão que o atual estado repugnante da tecnologia é o melhor que podemos fazer. Isso é errado, a tecnologia costumava ser boa. É importante deixarmos aqui uma nota sobre pelo menos algumas maneiras em que o antigo era muito, muito melhor.

Veja também


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.