Unixtopia

main/ artigos/

Permacomputing Wiki

É um termo inventado por Viznut, inspirado no termo permacultura e significa algo como computação minimalista sustentável e ecológica. O Permacomputing Wiki é uma wiki pseudoesquerdista minimalista de computação centrada na chamada permacomputação, um termo que significa computação sustentável, foco em maximizar a vida útil da tecnologia e minimizar seu desperdício, inspirado na permacultura, que se concentra muito em computação minimalista, ecologicamente correta e pronta para o colapso, de muitas maneiras o wiki é muito semelhante ao Unixtopia.

Faz parte do soynet, o wiki foi iniciado em 2022, um de seus usuários famosos é Viznut, que supostamente cunhou o termo permacomputação em seu site em 2020. O wiki tem algumas coisas muito legais, mas é tóxico, com código de censura e está cheio de fascismo pseudoesquerdista, o wiki também parece estar morrendo. Resumo do final de 2023 dos problemas do wiki, parece que alguns usuários só se importam com computadores e tentam escrever coisas legais sobre tecnologia enquanto entram em conflito com alguns fanáticos políticos que só querem empurrar propaganda, ridiculamente tentando encontrar maneiras de inserir política nos princípios fundamentais do design de tecnologia. É estranho e cria conflitos em artigos, sobre Rust, onde as feministas realmente querem promovê-lo como a melhor coisa de todos os tempos, enquanto o minimalista educado simplesmente não consegue aceitar Rust como uma boa linguagem, nem mesmo por uma margem enorme.

Isso é engraçado, mas o que é mais, parece haver até mesmo censura acontecendo, os ativistas políticos parecem preferir o Gemini apenas por sua mensagem política e criptografia, que colide com a necessidade do minimalismo ao Gopher superior, uma escolha claramente preferida para o verdadeiro minimalista, e então eles simplesmente não mencionam o Gopher, mesmo no artigo sobre smol net onde é apenas uma coisa importante a ser mencionada e está claro que eles querem esconder sua existência, isso é literalmente como fazer um artigo sobre editores de texto e se recusar a mencionar o Vim nele porque você é um fã do Emacs. Esta é apenas uma mensagem para seus leitores de que eles vão manipulá-los descaradamente e provavelmente algo que deve fazer você ir embora. É triste e deprimente que mais uma coisa promissora esteja se tornando vítima do câncer em um estágio inicial.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.