Unixtopia

main/ artigos/

Viznut

Ville-Matias Heikkilä é um programador finlandês de demoscene, hacker e artista que defendia o minimalismo de alta tecnologia, infelizmente se inclinando para SJWery. Ele é conhecido por seu blog countercomplex, co-descobrindo o bytebeat, criando o IBNIZ e envolvimento no wiki de permacomputação. Em suas próprias palavras, ele acredita que muito mais pode ser feito com muito menos. Ele também alerta sobre o colpaso em viznut.fi. De acordo com sua página Fediverse, ele mora em Turku, Finlândia, nasceu por volta de 1977 e programa desde os sete anos de idade. Seu trabalho é bem baseado, em muitos aspectos alinhado com o SMR, ele contribuiu muito para a tecnologia minimalista. Infelizmente, ele é bem retardado em alguns aspectos: ele usa Facebook, Twitter, GitHub e menciona pronomes pessoais em seu Twitter. Bem decepcionante, para ser sincero. Isso faz com que Viznut fosse um SJW e uma falha do tipo A. Seu site pessoal está em viznut.fi e seu blog em countercomplex.blogspot.com. Ele coleta muitos arquivos em viznut.fi/files, incluindo textos muito interessantes sobre demoscene e experimentos de programação. Em 2011, ele lançou o IBNIZ, uma pequena máquina virtual SDL e uma linguagem que é pensada como uma plataforma para criar demos. Também em 2011, ele se envolveu na descoberta do bytebeat, uma maneira de criar música com expressões C simples, mais tarde, ele publicou um artigo sobre isso.

Em 2012, fundou a Skrolli, uma revista sobre tecnologia sustentável e não consumista. Por volta de 2019, ele lançou PC-lamerit, uma série animada sobre hackers de computador dos anos 90, feita como um programa de computador executável, parece bem legal. Ele também criou UNSCII, uma fonte de largura fixa utilizável para arte ANSI.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.