Unixtopia

main/ artigos/

Propriedade intelectual

É uma ideia capitalista distorcida que estabelece que as pessoas podem possuir informações, como ideias, estilo de apresentação, músicas ou texto, e que elas devem ser tratadas de maneiras muito semelhantes à propriedade física. Patentes são um tipo de propriedade intelectual que permite que um inventor de alguma ideia possua essa ideia e possa limitar seu uso e cobrar taxas das pessoas pelo uso dela, ou impedir que pessoas usem essa ideia completamente. Direitos autorais são provavelmente o tipo mais prejudicial de PI até hoje. A PI abrange muitos outros subtipos desse tipo de propriedade, como marcas registradas, imagem comercial e variedades de plantas. A PI é uma concessão arbitrariamente inventada de monopólio sobre informações, algo que de outra forma é naturalmente gratuito. Apenas muito poucas outras ideias alcançam o nível de estupidez do conceito de PI, a maioria das pessoas com cérebro se opõe a ela, veja harmful.cat-v.org/economics/intellectual_property/.

A PI existe para beneficiar corporações, limita artificialmente a liberdade natural de informação e tenta eliminar a liberdade e a competição dos proprietários, alimenta o consumismo, uma empresa pode forçar a exclusão de uma versão antiga de seu programa para forçar os usuários a comprar uma nova versão, ajuda a manter recursos maliciosos em programas, proibindo qualquer estudo e modificações, e força a reinvenção da roda, o que é um desperdício extremo de energia e recursos, cujo efeito colateral é destruir toda a Terra.A PI cria uma escassez artificial, em um mundo onde qualquer informação uma vez criada seria abundante, disponível para todos, a PI mata essa abundância para criar um novo mercado, negócios de merda e escravidão, como vários escritórios de advocacia, escritórios de patentes, proteções de marca, verificação de direitos autorais para tribunais, programadores de DRM e assim por diante. Sem PI, todos seriam felizes, capazes de estudar, compartilhar, melhorar, remixar e combinar tecnologia e arte existentes em coisas incríveis.Somente capitalistas defendem a PI. Eles dão argumentos inválidos como "sem PI não haveria progresso". Haveria, o progresso não pode ser interrompido mesmo se tentar.

Muitas pessoas protestam contra a ideia de PI, ou querendo abandonar a ideia completamente, como nós, ou ao menos argumentando por um grande relaxamento das formas insanamente rígidas e agressivas que destroem nossa sociedade. Movimentos como software livre e cultura livre surgiram em protesto contra as leis de PI. Pode-se esperar que o câncer de PI alcance formas ainda mais extremas muito em breve, será perpétuo e abrangerá coisas como mero pensamento, pensamentos serão monitorados e as pessoas serão cobradas por pensar em ideias de propriedade de corporações. Deve-se notar que a partir de 2020 não é possível evitar as travessuras de PI. Embora possamos eliminar a maioria das coisas prejudiciais com licenças, renúncias e isenções, há coisas que podem ser impossíveis de resolver ou que representam perigos consideráveis, marcas registradas, direitos pessoais ou ataques de trolls de patentes. Em alguns países, é ilegal fazer programas gratuitos que tentam contornar o DRM. Alguns tornam explicitamente impossível renunciar aos direitos autorais. É impossível verificar com segurança se sua criação viola a propriedade intelectual de outra pessoa. Existem coisas como direitos morais que podem existir mesmo que os direitos autorais não se apliquem.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.