É um computador de máquina virtual minimalista auto-hospedado de 8 e 16 bits com foco em simplicidade e portabilidade. Tendo seu próprio conjunto de instruções, implementações e programas já escritos para ele, como o editor de texto Left e a ferramenta de desenho Noodle, foi feito por Devine Lu Linvega, autor do wiki xxiivv, um artista narcisista esquisito que está navegando pelos mares ou algo assim. uxn realmente parece estar indo na direção certa, é inspirado em computadores antigos como NES e C64, praticando minimalismo real, mas sua apresentação é uma merda e embora existam muitas implementações livres do uxn, o material suplementar oficial do uxn, como sua especificação, é proprietário. uxn é similar a outros projetos como IBNIZ, e pode ser comparado ao, SAF, os objetivos de uxn podem ser vistos como significativamente sobrepostos, visando criar uma pilha de computação minimalista, completamente independente do zero, uma plataforma portátil para programas minimalistas, e eles fazem isso de forma similar, ele é inspirado em Forth. uxn é realmente um computador, mesmo que inicialmente apenas virtual, que vem com seu próprio conjunto de instruções, linguagem e protocolos para comunicação com dispositivos periféricos, embora o computador seja propositalmente feito para que possa ser implementado como uma máquina virtual rodando em outros computadores. uxn é programado diretamente em assembly e vinculado à arquitetura e especificações de sua máquina virtual, é mais um uovo NES, um console de fantasia prático e útil, uma idealização e melhoria de computadores antigos, tem uma quantidade de memória codificada, tamanho inteiro especificado, usa assembly com mnemônicos em inglês, assim como computadores antigos. Quanto à complexidade, Uxn é provavelmente um pouco mais simples, permite implementações menores, tem apenas 32 instruções e sua implementação auto-hospedada tem cerca de 2000 bytes de tamanho e tem uma especificação proprietária egoísta, NC.
A descrição de tudo da 100rabbits é difícil e doloroso de de entender, não porque a tecnologia descrita em si seria complicada, mas a escrita é realmente muito ruim, é difícil dizer exatamente o que é, mas ele parece estar tentando escrever poesia em especificações técnicas. Há tabelas onde o significado de linhas e colunas é deixado para ser adivinhado, hiperlinks de termos importantes levam a artigos longos de merda sobre algo completamente diferente, ele inventa 10 palavras diferentes que soam extravagantes e usa de forma intercambiável sem nunca explicar seu significado de uma forma não enigmática ou que simplesmente tenham definições circulares. Também é irritante pra caralho que haja alguns desenhos infantis de merda inseridos aleatoriamente na especificação do opcode junto com alguns sinais aleatórios de gestos de mão para os opcodes. É como se ele estivesse abusando da especificação para forçar você a comer seus desenhos feios que ele provavelmente acha que parecem bons, enquanto também tenta te ensinar quais sons os animais fazem como se fosse um jardim de infância. Foda-se essa merda, agora tenho que ler e entender para que você não precise. Aqui está um tipo de resumo conciso do "ecossistema", terminologia e especificações do uxn:
uxn: a máquina virtual, backend de computação, algo que executa ROMs binárias uxn:
Memória: 64 kB, o mapa de memória é o seguinte:
Endereço 256: início das instruções do programa:
Instruções, cada uma ocupa 8 bits. Cada valor é uma instrução válida. O formato da instrução é o seguinte:
uxntal, linguagem assembly legível por humanos que compila para uma ROM binária, com mapeamento mais ou menos um para um entre as instruções do código de máquina e os mnemônicos da linguagem. Tal é o que os programas uxn são escritos, os arquivos tal têm extensão .tal. Um rápido resumo da linguagem segue:
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.