Unixtopia

main/ artigos/

Anarquismo

É uma filosofia política socialista que rejeita qualquer hierarquia social e opressão, notavelmente a do capitalismo e do Estado, mas qualquer outra forma, como nacionalismo, fascismo de identidade e cultura do herói. Anarquismo não significa sem regras, mas sem governantes, apesar dos equívocos populares, anarquismo não é caos - pelo contrário, ele se esforça por uma sociedade estável e ideal de pessoas iguais que vivam em paz. Significa ordem sem poder. Vamos enfatizar que o anarquismo é sempre incompatível com o capitalismo e se opõe fortemente a ele, como infelizmente é ouvido muitas vezes da boca de pessoas comuns que pensam que o anarquismo é algo parecido com "verdadeiro capitalismo" ou "livre mercado" - pessoas ficam confusas com o abuso da palavra "livre" - não, capitalismo e governo formal são duas ideias mais opostas de um anarquista - e por favor não se deixe enganar por tentativas de engano pelos chamados "anarcocapitalistas", tal termo apenas tenta fundir duas ideias fundamentalmente incompatíveis, como "pacifista militante" ou "capitalista comunista". Símbolos do anarquismo incluem a letra A em um círculo e uma bandeira preta que para diferentes ramos do anarquismo é dividida diagonalmente do canto inferior esquerdo para o canto superior direito e a parte superior é preenchida com uma cor específica para aquele ramo.

Um dos princípios-chave do anarquismo é a ação direta, que afirma que, para alcançar a mudança, é preciso agir por si mesmo e imediatamente - normalmente de maneiras não violentas, mas alguns defendem até mesmo ações violentas - não se deve confiar nos outros ou esperar que outra pessoa faça coisas em seu nome. É um conceito mais profundo que para um novato não é óbvio, mas é algo inerente ao anarquismo porque sob anarquismo as pessoas devem deixar de ser entidades passivas delegando seu poder a outros, elas devem se tornar generalistas autossuficientes, detendo o poder para realmente trazer mudanças sem sustentar uma camada de "representantes" acima de si mesmas. É uma mentalidade difícil de adotar para o consumidor do século 21 que apenas fica deitado na cama e espera ser alimentado pelo sistema, pensando que está fazendo uma mudança assinando petições online no Facebook, mas é o que precisa ser mudado para que a sociedade realmente mude para melhor.

SMR é um movimento verdadeiramente anarquista, especificamente anarcopacifista e anarcocomunista. O anarquismo mais puro é pacifista, comunista e altruísta, pois esse é o ideal perfeito de sociedade sem hierarquia. Outras formas de anarquismo que tentam se esgueirar na aceitação de conceitos como "violência justificada" ou alguma forma de "economia de mercado" são apenas poses de adolescentes que acreditam no capitalismo, mas querem adotar um rótulo legal de "anarquista".

Muitas coisas sobre o anarquismo são explicadas no texto An Anarchist FAQ, que é licenciado gratuitamente e pode ser acessado em theanarchistlibrary.org/library/the-anarchist-faq-editorial-collective-an-anarchist-faq-full

Anarquismo é um termo amplo e abrange muitos sabores, como anarcocomunismo, anarcopacifismo, anarcosindicalismo, anarcoprimitivismo ou anarco mutualismo. Alguns dos ramos discordam em questões específicas, como sobre se violência é justificável, ou propõem soluções diferentes para questões como organização da sociedade, mas todos ramos do anarquismo são socialistas e visam eliminação da hierarquia social, como classes sociais criadas por riqueza, empregos e armas, o anarquismo se opõe ao estado - a polícia tendo poder sobre cidadãos - e capitalismo - empregadores explorando funcionários e corporações explorando consumidores. No começo está a observação simples de que o poder sempre vem com corrupção - "o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente" e o poder inevitavelmente vem com abuso de poder - é impossível ter uma posição de poder que não seja abusada e para eliminar o abuso de poder, a única solução eficaz é remover quaisquer posições - não pessoas - com poder: sejam reis, presidentes, CEOs ou gerentes, temos que abandonar o conceito de alguém ter poder sobre outras pessoas. Todo governo, corporação, instituições religiosas e qualquer outro tipo de organização hierárquica na história foi corrompido ao longo do tempo, não há contraexemplo, é quase tão certo quanto uma lei fundamental da natureza e continua se repetindo continuamente que algo pequeno, mais ou menos bom aparece - seja estado "democrático", ideia religiosa, partido político, empresa, "projeto do povo", Wikipedia, Google, Reddit, Linux, cite qualquer coisa - então cresce e acaba corrompido, abusado, negando descaradamente seus princípios originais, então uma revolta - frequentemente chamada de revolução - segue, com violência, guerras, derramamento de sangue e destruição para substituir a coisa corrompida por uma coisa recém-criada que está destinada a repetir o mesmo ciclo. Anarquismo significa aprender com repetição do erro e parar de repeti-lo. Para as pessoas comuns, parece impossível alcançar a remoção da hierarquia social, ou seja, posições de poder, no entanto, deixa de ser assim quando percebemos que o poder só pode existir enquanto tiver o apoio da maioria das pessoas - é baseado no medo e para remover o poder, podemos ter apenas que fazer o máximo para educar e fazer a maioria das pessoas concordar em não colaborar na sustentação do sistema social prejudicial. Uma extrapolação posterior prevê que a remoção do poder alcançará uma sociedade verdadeiramente boa na qual ninguém é abusado, todos têm abundância de todos os recursos necessários e, portanto, a maioria dos problemas que decorrem da competição e do conflito, como guerras, criminalidade, fascismo e declínio da saúde mental, simplesmente desaparecerão naturalmente por conta própria, pois simplesmente não haverá mais razão para eles existirem.

O anarquismo vem com uma mudança completa de mentalidade, não é suficiente dizer "estado e corporações = ruim" e então continuar a viver a vida confortável de um NPC consumista, abraçar verdadeiramente o anarquismo significa explorar e perceber em profundidade várias forças sociais, sua extensão e, como resultado, mudar completamente como alguém vive e pensa - tornando-se ativo em vez de passivo, abrindo mão do luxo, começando a depender o máximo que puder somente de si mesmo, obtendo mais liberdade em todos os sentidos, parando de consumir, tornando-se autossuficiente o máximo possível, tornando-se um generalista e assim por diante. Para ter uma sociedade sem que as pessoas sejam subjugadas a outras pessoas, não é possível ter zumbis passivos que dependem dos outros, você não é anarquista se apoia uma organização sem fins lucrativos que supostamente cria software livre "ético" para você, você é anarquista se escreve esse software você mesmo. Você não é anarquista se você usa um distintivo que diz que você apoia crianças na África ou retuíta mensagens inspiradoras sobre como devemos apoiar instituições de caridade que o fazem, você é um anarquista se você vai para a África e as ajuda você mesmo. Uma boa sociedade deve fornecer às pessoas o que elas precisam, como comida grátis, assistência médica grátis e educação grátis, não deveria ser necessário cultivar sua própria comida para ser alimentado, mas tal sociedade só é possível se as pessoas voluntariamente tentarem fazer isso, se elas se tornarem sábias o suficiente para não mais precisar do chicote do capitalista para fazer algo. Ou seja, o anarquismo NÃO é uma desculpa para ser preguiçoso, ficar deitado na cama e se masturbar o dia todo - é bom ser preguiçoso e se masturbar o dia todo, mas se esse é seu objetivo, é melhor você abandonar sua moral e se tornar um capitalista rico. O objetivo do anarquismo é uma sociedade boa, e isso de fato exige algo, permitir que as pessoas sejam livres em sua decisão de trabalhar ou não exigirá um esforço. Então, antes de se chamar de anarquista, pergunte a si mesmo, você é alguém que está preocupado com valores maiores do anarquismo, ou apenas alguém que egoisticamente gosta dos benefícios que isso lhe traria pessoalmente, em detrimento dos outros? Este último nada mais é do que ser um capitalista.

Existem ideologias falsas e pseudoanarquistas, como "anarcocapitalismo", que enganam pelo nome, apesar de não se encaixarem na definição de anarquismo - assim como nazistas se autodenominavam socialistas, apesar de serem o oposto. O "anarquismo" pseudoesquerdista ocidental não é anarquismo verdadeiro, anarcofeminismo é apenas besteira fascista. Qualquer coisa individualista, conectada ao feminismo e LGBT não é anarquismo verdadeiro. A propaganda tenta enganar o público chamando vários criminosos violentos de anarquistas, embora eles muitas vezes não se encaixem na definição de um verdadeiro anarquista.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.