O colapso da nossa civilização é um cenário preocupante no qual as estruturas básicas da sociedade desmoronam relativamente rápido e causam horrores extraordinariamente grandes, até mesmo mundiais, como caos, guerras, fome e perda de tecnologia avançada. É algo que acontecerá muito em breve devido ao crescimento descontrolado e declínio social pelo capitalismo, o SMR está focando especialmente em um colapso tecnológico muito provável, causado por tecnologia mal projetada, bem como sua aplicação errada e uso excessivo extremo causando dependências perigosas, mas é claro que as pistas que apontam para o colapso estão vindo de muitas direções, ecológica, econômica, política, desastres naturais como uma ejeção de massa coronal. Alguns disseram que uma sociedade pode lidar com uma crise, mas se várias crises ocorrerem ao mesmo tempo, esse golpe pode ser fatal, a dependência da sociedade atual da tecnologia da computação é tão grande que seu colapso pode ser suficiente para desferir um golpe fatal sozinho. Recentemente, por volta de 2015, até mesmo apareceu um termo específico colapsologia, referindo-se ao estudo do colapso potencial. O WikiWikiWeb tem uma discussão relacionada em ExtinctionOfHumanity.
O colapso de civilizações tem sido um tema recorrente ao longo da história, não é nada novo ou excepcional, veja o colapso do império maia, o colapso da Idade do Bronze, a queda de Roma. Geralmente ocorre quando uma civilização atinge alta complexidade e se torna mimada, moralmente corrupta e socialmente dividida, o que também pode ser ajudado pelo avanço tecnológico, especula-se que o colapso da Idade do bronze foi parcialmente causado pela nova tecnologia do ferro que quebrou as antigas estruturas estabelecidas, basicamente o que estamos vendo. A interdependência econômica é especialmente perigosa e, como atualmente vivemos sob uma forma extrema de capitalismo, estamos extremamente sujeitos a essa ameaça, todos são hiperespecializados e praticamente ninguém é autossuficiente, as pessoas não sabem como fazer comida, construir casas, fazer ferramentas, as fábricas são incapazes de produzir qualquer coisa sem dezenas de outras empresas fornecendo material, tecnologia e serviços para elas, tudo depende de cadeias de produção complexas e frágeis.
Além da dependência econômica, um perigo igual ou até maior pode ser nossa dependência absoluta da tecnologia de computadores, nada funciona sem computadores e Internet, mesmo o que poderia e deveriaz fábricas, tráfego, governos, hospitais, até mesmo muitas ferramentas básicas. É extremamente provável que mais cedo ou mais tarde sofreremos um golpe que paralisará a Internet e os computadores, seja um desastre natural como a ejeção de massa coronal, um desastre econômico, cadeias de suprimentos entrando em colapso, desastre político, guerra, ataques cibernéticos, acidente intencional ou não intencional "ops, acabei de desligar todos os computadores do mundo que estão executando o Windows", simples insustentabilidade da manutenção da complexidade exponencialmente crescente dos computadores ou algo semelhante como IA dominando a Internet.
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.