Unixtopia

main/ artigos/

Besteira

É um absurdo, uma merda arbitrária desnecessária ou algo inventado como desculpa para permitir o mal. Exemplos típicos são os empregos de besteira, empregos que são criados arbitrariamente apenas para manter as pessoas empregadas, mas que na verdade não servem para mais nada. O século 21 é a era da besteira, quase tudo na corrente principal da sociedade é besteira pura e absoluta. Sob o capitalismo toda a sociedade é baseada em besteiras de muitos tipos, pequenas e grandes, criando muitos grupos de besteiras que estão todos interligados e interagem de maneiras complexas, criando uma grande besteira. Vamos considerar um grupo educacional isolado de besteiras, que não veremos com tanta frequência na realidade, uma hipotética fábrica de automóveis. Não importa como a fábrica surgiu, ela agora acabou fazendo carros para as pessoas para que essas pessoas pudessem dirigir para o trabalho na fábrica de carros para fazer mais carros para outras pessoas que trabalharão na fábrica de carros para fazer carros, um ciclo de besteira que existe apenas por si só, apenas desperdiça recursos naturais e vidas de pessoas. Claro que em um ponto todos os funcionários da fábrica terão um carro e a fábrica não terá mais demanda pelos carros, o que ameaça sua existência. Aqui o capitalismo emprega mais besteira, digamos que eles criem novos empregos de besteira que eles chamam de algo como centro de pesquisa de carros inteligentes, isso criará novas posições de trabalho, mais pessoas que precisarão de carros para dirigir para o trabalho, mas principalmente trabalho dessas pessoas será adicionar obsolescência artificial aos carros, o que os fará durar muito menos tempo e quebrar regularmente para que precisem de reparos usando peças fabricadas na fábrica, criando mais trabalho que precisará ser feito e mais empregos de besteira no departamento de reparo de carros.

A equipe tornará os carros completamente dependentes de software de assinatura, empregando o consumismo, o carro não será mais uma coisa de "comprar uma vez", mas sim algo que se tem que manter constantemente, combustível, assinatura de software, seguro, reparos, limpeza, trocas de pneus e, claro, de vez em quando, apenas comprar um novo modelo não obsoleto, para que os trabalhadores ainda precisem dirigir para o trabalho todos os dias, perpetuando sua necessidade de se preocupar em possuir e manter um carro. Este é um aglomerado de besteiras do qual a sociedade poderia se livrar sem nenhum custo, pelo contrário, ganharia muitas pessoas livres que poderiam fazer coisas realmente úteis, como curar doenças, eliminar a fome no mundo, criar arte para os outros aproveitarem. Se você disser a um capitalista que qualquer parte desse sistema é besteira, ele a defenderá por sua necessidade no sistema como um todo "como as pessoas vão trabalhar sem carros?!", "as fábricas são necessárias para a economia!", "a economia é necessária para impulsionar a fabricação de carros! Na realidade, essa besteira abrange o mundo inteiro em níveis incrivelmente profundos, então você simplesmente não consegue fazer com que muitas pessoas a vejam, especialmente quando elas estão preocupadas em manter sua própria existência e apenas sobreviver com isso.

Coisas que são besteira incluem:

O que não é besteira? Coisas como comida, saúde, educação, amor, diversão, arte, tecnologia, conhecimento, ciência, moralidade e exploração.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.