Unixtopia

main/ artigos/

Filosofia

Digamos que este é um conjunto de conselhos gerais, heurísticas de vida, indicadores e fundamentos da nossa filosofia, algo para você começar, dar a você um ponto de vista alinhado com o que fazemos, ajudá-lo a tomar uma decisão aqui e ali, ajudá-lo a se libertar. Lembre-se de que nada que aconselhamos é um mandamento ou uma regra que você nunca deve quebrar, isso seria errado por si só. Algumas coisas também podem ser ainda um lançamento em andamento e mudar.

Moderação vs extremismo

Uma questão importante é como encontrar o equilíbrio certo entre moderação e extremismo:

E o equilíbrio? Para ser sincero, esta é uma pergunta difícil e ainda não sabemos a resposta simples. Descobrir isso pode ser uma das partes mais difíceis da nossa filosofia. O primeiro bom passo é definitivamente perceber o problema, tomar consciência dele e começar a considerá-lo ao tomar decisões. Escolher um ou outro deve ser feito visando não para o próprio benefício, embora, como qualquer mero ser vivo, nunca seremos capazes de ser completamente objetivos e nos livrar de coisas como medo e instintos de autopreservação. Se tomar uma decisão ruim, não se critique, você é apenas um mero mortal, reconheça seu erro, perdoe-se e siga em frente, não adianta se torturar. Talvez não se deva tentar manter o extremismo e a moderação como regra, mas sim tentar aplicar uma mistura diferentemente equilibrada de ambos a qualquer decisão importante que apareça diante dele, quando não tiver certeza sobre o equilíbrio, um meio termo entre eles é mais seguro, mas quando sentir fortemente que um caminho é moralmente mais certo, vá em frente.

Exemplos do ponto de vista da Unixtopia

Tecnologia

Esta seção apresenta passos essenciais que um novato deve tomar em relação à tecnologia. Aprenda sobre os tópicos e conceitos essenciais, como software livre, open-source, bloat, minimalismo, KISS, suckless, SMR e sociedade menos retardada. Abra sua mente e reaprenda conceitos tóxicos que o sistema lhe ensinou, não lutamos contra nada, não criamos heróis, líderes ou celebridades, seguimos ideias, não pessoas, admita que o trabalho é uma merda e mais velho é melhor que moderno.

Instale um sistema operacional UNIX-like para se livrar de merdas como Windows e Mac, mas você provavelmente ainda é muito novato para isso neste momento. Não tente mudar para Linux imediatamente se for sua primeira vez, é quase impossível, você quer apenas instalar como dual boot, junto com seu SO principal, ou em outro computador. Dessa forma, usará dois sistemas operacionais, aos poucos se acostumando com o Linux e você se verá removendo o Windows completamente. Você também pode tentar uma VM, de um live CD/flash drive ou pode comprar algo como o Raspberry Pi. Aprenda um pouco de CLI. Não precisa se tornar um hacker imediatamente, apenas se familiarize o ambiente UNIX. Qual Linux instalar? Há muitas opções e, como um novato, você não precisa se tornar hardcore imediatamente, basta instalar qualquer distro que funcione. Lembre-se, a distro perfeita não existe, toda a tecnologia é uma merda hoje, apenas escolha algo e vá em frente. Você pode tentar estes:

Liberte-se tecnologicamente, faça com que você dependa o mínimo possível da tecnologia moderna, este passo é crucial, você não pode viver bem ou alcançar nada enquanto for um escravo. Isso inclui deixar plataformas proprietárias como o Facebook, Google, YouTube e mais merdas. Também pare de depender de programas proprietários, como MS Office e Photoshop, e dispositivos de consumo proprietários como smartphone. É impossível se libertar imediatamente, vá devagar e tente obter mais, mesmo que você não consiga atingir 100%.

Isso significa parar de usar software, serviços, dispositivos prejudiciais e se envolver em maus hábitos, como redes sociais, ou pelo menos minimizar seu uso ou usar alternativas favoráveis à liberdade, como diferentes mecanismos de busca, como, o searx, um dumbphone ou ao menos um smartphone com sistema operacional livre, um laptop favorável à liberdade, como um desktop ou thinkpad antigo, em vez de um PC consumista ou iShit, comece a usar programas FOSS, como o GIMP em vez de Photoshop e LibreOffice em vez de MS Office, invidious ou Peertube em vez de YouTube. Se é viciado em algum jogo AAA moderno, então a satisfação de sua necessidade de entretenimento requer o mais moderno e poderoso PC, assinatura de jogo paga, sistema operacional pago, GPU cara, conexão rápida à Internet, se como primeiro passo você fizer a transição para algo como o Minetest, você poderá jogar com qualquer computador antigo com uma GPU integrada antiga, executando um sistema operacional FOSS, de repente você poderá jogar em computadores que as pessoas lhe darão de graça, melhor ainda se você eventualmente fizer a transição para xadrez ou aventuras de texto, uma calculadora ou papel e caneta satisfarão sua necessidade de entretenimento.

É melhor se puder parar de usar algo completamente, a segunda melhor coisa é parar de depender de uma única entidade, tente usar uma alternativa FOSS descentralizada, mas não tente apenas imitar seus velhos hábitos proprietários no mundo FOSS, você tem que aprender novas maneiras de computação, comece a usar vários mecanismos de busca em vez de depender de um, não é bom simplesmente substituir um mecanismo de busca por outro. Evite cair em armadilhas de merda como distrohopping, isso apenas o escraviza de uma maneira diferente. Se você quiser programar SMR, aprenda C, veja o tutorial de C. Aprenda também um pouco de shell POSIX e talvez alguma linguagem de script convencional. Aprenda sobre licenciamento e controle de versão. Conforme você avança, comece a estudar tópicos profundos, como história ou cultura hacker. Opcionalmente, crie seu próprio site mínimo, ou um gopherhole, para ajudar a compartilhar ideias que você gosta, site HTML estático sem JavaScript. Isso é muito fácil, e o site pode ser hospedado gratuitamente, por exemplo, em sites de hospedagem git como Codeberg ou GitLab. Comece a criar programas ou outras coisas como arte gratuita e materiais educacionais. Lembre-se, criar é a coisa mais importante a fazer, é mais importante do que configurar um sistema menos retardado livre, não caia na armadilha de ficar obcecado e paralisado por hopping e ricing. O sistema é apenas uma ferramenta, não vale nada se não for usado para criar, e realmente não importa qual editor de texto ou sistema operacional você usou para escrever seu programa. Você gostaria de criar SMR, mas não tem tempo e dinheiro livre suficiente para tornar isso possível? Você pode conferir como sobreviver com SMR.

Como fazer uma wiki como esta

Não use wikifarms e sites que permitem que você configure facilmente seu próprio wiki, como fandom: todos são bloateds e censurados. Você se amarrará aos formatos, nuvens e bancos de dados de merda deles e não conseguirá migrar facilmente. O primeiro passo a fazer é configurar algum tipo de presença online independente, como um site ou gopherhole descrito acima. Então você pode seguir o caminho convencional e configurar o MediaWiki, o software usado pela Wikipedi, ou, melhor, fazer algo como a Unixtopia wiki, mantenha-a simples e comece a escrever artigos em algum formato simples como Markdown, HTML ou plain text. Para converter esses artigos em um wiki, você cria um pequeno script de shell que converte o formato em que você escreve os artigos para um formato em que você os publica, como Markdown para PDF ou HTML e cria automaticamente coisas como uma lista de todos os artigos ou uma barra de navegação simples no topo de cada página. Você não precisa saber nada de programação avançada, o script pode ser literalmente como 5 linhas que apenas invocam utilitários CLI que convertem formatos e copiam arquivos. Se quiser, pegue este wiki e torne-o seu, você pode obter o código-fonte e é completamente legalmente de domínio público. Funciona basicamente como descrito, você escreve artigos em markdown e os converte para HTML ou TXT com um script bash, então você apenas carrega tudo isso para sua hospedagem online e voilà, feito.

Como fazer um computador independente movido a energia solar

No caminho para a liberdade, um salto significativo é dado quando se adquire um computador independente do sistema distópico que mais cedo ou mais tarde entrará em colapso, um computador que funciona offline e sem energia da rede, isso é útil, mesmo quando é de especificações muito baixas, uma calculadora programável pode fazer coisas pelas quais civilizações antigas matariam. Claro que uma maneira é configurar um gerador de eletricidade completo movido a energia solar ou eólica que substituirá sua tomada de parede, este é um tópico para seu próprio tutorial porque isso pode ficar um pouco complicado, você tem que obter vários conversores de voltagem, proteções para seus dispositivos, obter as voltagens ou correntes e fiação corretas. Fazer apenas um computador simples movido a energia solar pode ser muito mais simples se for tudo o que você precisa. Veja também computadores mecânicos, como as antigas calculadoras soviéticas, eles podem servir a propósitos semelhantes. Existem possíveis caminhos intermediários entre o sistema totalmente movido a energia solar e o dispositivo único movido a energia solar possível alimentar seu laptop diretamente ou quase diretamente de um painel solar porque seu laptop já tem uma bateria, então você não precisa de uma bateria grande para o painel, você só carrega seu laptop, e ele funciona em CC, que é o que vem do painel solar, o carregador do seu laptop tem que converter CA do plugue para CC, então você só remove esse intermediário. Não vá e conecte um painel solar ao seu laptop, você pode destruí-lo. Leia algum tutorial sobre isso primeiro.

Considere que muitos dispositivos minúsculos são poderosos o suficiente para rodar algum GNU/Linux e até dispositivos bare metal ou calculadoras fracas ainda podem ser úteis, você pode dar uma olhada em vários computadores de hardware livre, consoles abertos, consoles de jogos retrô, computadores de placa única, até mesmo um smartphone modificado com algum sistema operacional não ruim instalado, provavelmente pode fazer um bom trabalho substituindo um computador, você pode experimentar todos eles. Para obter uma verdadeira experiência de desktop, uma das melhores escolhas para isso é o Raspberry Pi, um computador de placa única capaz de rodar um sistema operacional e substituir seu laptop, é alimentado por USB, funciona e tem consumo de energia superbaixo de 5 a 10 watts, o que o fará durar muito comparado a um laptop. O modelo testado aqui foi o 3B+. Você conectará o teclado e o mouse e então precisará apenas de algum tipo de monitor, procure monitores portáteis, você quer alguns que sejam alimentados por USB também, mas não devem drenar muita energia, então escolha algo pequeno e simples, o zenscreen MB165B é bem barato e foi testado para funcionar com esta configuração. Também confira os monitores GPIO menores para RPI, como o Waveshare, eles são bem baratos e bons, também testei um para funcionar bem. Então compre algum tipo de banco de energia, por exemplo, o Xiaomi Redmi 18W 20000mAh foi testado para funcionar bem aqui. Isso servirá como sua bateria, o bom é que os bancos de energia não são tão caros e podem ser facilmente substituídos se quebrarem ou morrerem e são flexíveis, você pode desconectá-los, levá-los para algum lugar para serem carregados de muitas maneiras diferentes, se não houver sol, você os ligará em uma tomada de parede em algum banheiro público ou algo assim. Finalmente, você compra algum tipo de carregador solar para carregar o banco de energia, você não precisa de um painel solar "de verdade", qualquer tipo de carregador de bolso que possa alimentar um dispositivo USB provavelmente servirá, novamente, isso não será caro e pode ser facilmente substituído ou complementado. Uma possível dificuldade pode ser instalar os drivers de vídeo USB, se você conseguir um vídeo semelhante que funcione por HDMI em vez de USB, provavelmente será melhor porque você não precisará de drivers especiais, eles geralmente são proprietários, o driver para zenscreen causou alguns problemas aqui e travou o sistema operacional algumas vezes, mas finalmente funcionou assim: instale o antigo sistema operacional Raspbian, não o Raspberry pi, tem que ser a versão lite, somente linha de comando, sem GUI.

Então atualize o sistema. Instale algum sistema GUI simples, como lightdm mais dwm, mas não o faça iniciar automaticamente após a inicialização. Então instale o driver zenscreen, agora o display funciona se você inicializar o raspberry com display UNPLUGGED e assim que ele inicializar, espere um minuto, conecte o display e inicie o servidor X, sudo systemctl start lightdm, você pode fazer um script para que você apenas digite a no teclado e pressione return. Isso não é o ideal, mas é uma maneira. Também diminua a resolução e a taxa de atualização do display para obter melhor capacidade de resposta e talvez até mesmo menor consumo de energia. Também desligue o wifi se você não o usar, economize energia. As coisas realmente duram muito, o banco de energia tem grande capacidade e o RPI consome muito pouca energia, então é muito melhor do que um laptop neste sentido. Agora você pode baixar páginas e livros da Internet para navegação offline, instalar alguns jogos simples, até o Freedoom pareceu funcionar bem, configurar seu ambiente de programação e assim por diante.

Como viver, o que fazer e não fazer?

Esse é um resumo de algumas diretrizes principais sobre como um apoiador do SMR deve se comportar em geral para permanecer consistente com a filosofia, é importante que isso não seja tomado como regras a serem seguidas cegamente, a última coisa que queremos são NPCs com lavagem cerebral que seguem ordens cegamente. É preciso entender por que esses princípios estão em vigor e até mesmo modificá-los.

Como se vestir

Como não se matar vivendo nessa distopia

Tornar-se mais independente do sistema realmente ajuda, apenas aceite que tudo será destruído em alguns anos. Tudo o que você sempre gostou está morto e enterrado, apenas lide com isso e encontre coisas novas para gostar, como ler livros e observar a natureza em vez de rolar pelo TikTok. Amor incondicional e altruísmo ajudam igualmente, apenas deixe o ódio de lado e lute, ajude pessoas desinteressadamente sem esperar recompensas. Um dos grandes desafios é lidar com o complexo de Cassandra, só você sabe a verdade, mas não consegue comunicá-la aos outros, eles não ouvem, é um pesadelo real, você tem que lidar com isso por meio da meditação, isolamento social e outras formas de enfrentamento.


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.