Unixtopia
main/ artigos/
Filosofia
Digamos que este é um conjunto de conselhos gerais, heurísticas de vida, indicadores e fundamentos da nossa filosofia, algo para você começar, dar a você um ponto de vista alinhado com o que fazemos, ajudá-lo a tomar uma decisão aqui e ali, ajudá-lo a se libertar. Lembre-se de que nada que aconselhamos é um mandamento ou uma regra que você nunca deve quebrar, isso seria errado por si só. Algumas coisas também podem ser ainda um lançamento em andamento e mudar.
Moderação vs extremismo
Uma questão importante é como encontrar o equilíbrio certo entre moderação e extremismo:
- Ser extremo na aplicação de ideias e princípios, manter-se extremamente firme em seus ideais, resultando em ortodoxia cega, pensamento rápido, seguir regras e mandamentos como "eu nunca devo fazer X" ou "X implica Y". Extremismo não é ruim por si só, na verdade, é preferido, aconselhado e necessário, mas é preciso estar ciente dos perigos. Pode levar a se tornar um seguidor com lavagem cerebral, cuja busca por perfeccionismo e purismo resulta em mais mal do que bem.
- Ser moderado, manter ideais vagamente, levando ao pragmatismo, "os fins justificam os meios", hipocrisia, modificar convenientemente as regras em movimento. Também não é ruim como tal, mas traz perigos. Pode levar a se tornar um conformista imoral egocêntrico e até mesmo praticamente abandonar os próprios ideais, desistir, todo mundo faz isso, "sim, eu realmente odeio o capitalismo, mas é assim que é, então vou apenas jogar junto", ou mentir para si mesmo.
E o equilíbrio? Para ser sincero, esta é uma pergunta difícil e ainda não sabemos a resposta simples. Descobrir isso pode ser uma das partes mais difíceis da nossa filosofia. O primeiro bom passo é definitivamente perceber o problema, tomar consciência dele e começar a considerá-lo ao tomar decisões. Escolher um ou outro deve ser feito visando não para o próprio benefício, embora, como qualquer mero ser vivo, nunca seremos capazes de ser completamente objetivos e nos livrar de coisas como medo e instintos de autopreservação. Se tomar uma decisão ruim, não se critique, você é apenas um mero mortal, reconheça seu erro, perdoe-se e siga em frente, não adianta se torturar. Talvez não se deva tentar manter o extremismo e a moderação como regra, mas sim tentar aplicar uma mistura diferentemente equilibrada de ambos a qualquer decisão importante que apareça diante dele, quando não tiver certeza sobre o equilíbrio, um meio termo entre eles é mais seguro, mas quando sentir fortemente que um caminho é moralmente mais certo, vá em frente.
Exemplos do ponto de vista da Unixtopia
- É ok usar violência? Aqui adotamos a forma extremista de dizer não, a violência é sempre ruim e definimos como um axioma, algo sem necessidade de prova, é a base do nosso movimento e não reconhecê-lo significaria simplesmente que não é mais SMR. Um pouco de moderação também pode aparecer, se alguém usa violência em uma tentativa desesperada de proteger alguém, embora não abracemos a ação, também não condenaremos, ele fez algo errado, mas em sua situação não havia realmente o certo a se fazer, então do que devemos culpá-lo, por ser um sujeito de situação infeliz?
- É ok às vezes usar software proprietário? Aqui, a FSF e GNU assumem a posição extremista e dizem não, software proprietário é uma praga literal e você deve evitá-lo a todo custo, na verdade, o GNU se esforçará para quebrar propositalmente a compatibilidade com software proprietário, o que é um comportamento limítrofe semelhante à obsolescência artificial. Concordamos que é uma regra geral evitar software cujo propósito é quase exclusivamente o abuso de seu usuário, podemos permitir a quebra da regra às vezes, porque para nós software proprietário não é nada definido em nenhum axioma, é apenas um sintoma de uma sociedade ruim. Como um não axioma, deve ser um assunto para reavaliação constante em relação ao objetivo principal. Um mandamento simples de não toque em nada proprietário é uma boa ferramenta para um novato, é uma regra prática simples de seguir que o ensina a encontrar substitutos e alternativas gratuitas, no entanto, uma vez que alguém se torna avançado e um mestre da filosofia da liberdade, ele vê que as coisas não são tão simples de serem resolvidas por uma regra simples, assim como um mestre da música sabe quando quebrar regras básicas, quando deixar a escala, quebrar o ritmo para fazer música excelente. Enquanto tocar em software proprietário não resulta em dano significativo, como apoiar seu desenvolvedor, tornar-se viciado nele, ser abusado por ele, faz um bem significativo, inspirando a criação de seu clone gratuito, revela os mecanismos pelos quais abusa de seus usuários, pode ser bom fazê-lo.
Tecnologia
Esta seção apresenta passos essenciais que um novato deve tomar em relação à tecnologia. Aprenda sobre os tópicos e conceitos essenciais, como software livre, open-source, bloat, minimalismo, KISS, suckless, SMR e sociedade menos retardada. Abra sua mente e reaprenda conceitos tóxicos que o sistema lhe ensinou, não lutamos contra nada, não criamos heróis, líderes ou celebridades, seguimos ideias, não pessoas, admita que o trabalho é uma merda e mais velho é melhor que moderno.
Instale um sistema operacional UNIX-like para se livrar de merdas como Windows e Mac, mas você provavelmente ainda é muito novato para isso neste momento. Não tente mudar para Linux imediatamente se for sua primeira vez, é quase impossível, você quer apenas instalar como dual boot, junto com seu SO principal, ou em outro computador. Dessa forma, usará dois sistemas operacionais, aos poucos se acostumando com o Linux e você se verá removendo o Windows completamente. Você também pode tentar uma VM, de um live CD/flash drive ou pode comprar algo como o Raspberry Pi. Aprenda um pouco de CLI. Não precisa se tornar um hacker imediatamente, apenas se familiarize o ambiente UNIX. Qual Linux instalar? Há muitas opções e, como um novato, você não precisa se tornar hardcore imediatamente, basta instalar qualquer distro que funcione. Lembre-se, a distro perfeita não existe, toda a tecnologia é uma merda hoje, apenas escolha algo e vá em frente. Você pode tentar estes:
- Devuan: distro elegante, aprovada pelo SMR, que respeita sua liberdade, que simplesmente funciona, é fácil de instalar. Boa para qualquer nível de habilidade.
- Debian: um devuan que usa o malvado systemd que não precisa incomodá-lo neste momento. Tente o Debian se o Devuan não funcionar por qualquer motivo.
- Mint: distro noob, bloated e popular que só se importa levemente com a liberdade, mas é extremamente fácil e funciona em quase todos os lugares.
- Ubuntu: tente se o Mint não funcionou.
- Puppy Linux: uma distro minúscula que usa muito poucos recursos.
Liberte-se tecnologicamente, faça com que você dependa o mínimo possível da tecnologia moderna, este passo é crucial, você não pode viver bem ou alcançar nada enquanto for um escravo. Isso inclui deixar plataformas proprietárias como o Facebook, Google, YouTube e mais merdas. Também pare de depender de programas proprietários, como MS Office e Photoshop, e dispositivos de consumo proprietários como smartphone. É impossível se libertar imediatamente, vá devagar e tente obter mais, mesmo que você não consiga atingir 100%.
Isso significa parar de usar software, serviços, dispositivos prejudiciais e se envolver em maus hábitos, como redes sociais, ou pelo menos minimizar seu uso ou usar alternativas favoráveis à liberdade, como diferentes mecanismos de busca, como, o searx, um dumbphone ou ao menos um smartphone com sistema operacional livre, um laptop favorável à liberdade, como um desktop ou thinkpad antigo, em vez de um PC consumista ou iShit, comece a usar programas FOSS, como o GIMP em vez de Photoshop e LibreOffice em vez de MS Office, invidious ou Peertube em vez de YouTube. Se é viciado em algum jogo AAA moderno, então a satisfação de sua necessidade de entretenimento requer o mais moderno e poderoso PC, assinatura de jogo paga, sistema operacional pago, GPU cara, conexão rápida à Internet, se como primeiro passo você fizer a transição para algo como o Minetest, você poderá jogar com qualquer computador antigo com uma GPU integrada antiga, executando um sistema operacional FOSS, de repente você poderá jogar em computadores que as pessoas lhe darão de graça, melhor ainda se você eventualmente fizer a transição para xadrez ou aventuras de texto, uma calculadora ou papel e caneta satisfarão sua necessidade de entretenimento.
É melhor se puder parar de usar algo completamente, a segunda melhor coisa é parar de depender de uma única entidade, tente usar uma alternativa FOSS descentralizada, mas não tente apenas imitar seus velhos hábitos proprietários no mundo FOSS, você tem que aprender novas maneiras de computação, comece a usar vários mecanismos de busca em vez de depender de um, não é bom simplesmente substituir um mecanismo de busca por outro. Evite cair em armadilhas de merda como distrohopping, isso apenas o escraviza de uma maneira diferente. Se você quiser programar SMR, aprenda C, veja o tutorial de C. Aprenda também um pouco de shell POSIX e talvez alguma linguagem de script convencional. Aprenda sobre licenciamento e controle de versão. Conforme você avança, comece a estudar tópicos profundos, como história ou cultura hacker. Opcionalmente, crie seu próprio site mínimo, ou um gopherhole, para ajudar a compartilhar ideias que você gosta, site HTML estático sem JavaScript. Isso é muito fácil, e o site pode ser hospedado gratuitamente, por exemplo, em sites de hospedagem git como Codeberg ou GitLab. Comece a criar programas ou outras coisas como arte gratuita e materiais educacionais. Lembre-se, criar é a coisa mais importante a fazer, é mais importante do que configurar um sistema menos retardado livre, não caia na armadilha de ficar obcecado e paralisado por hopping e ricing. O sistema é apenas uma ferramenta, não vale nada se não for usado para criar, e realmente não importa qual editor de texto ou sistema operacional você usou para escrever seu programa. Você gostaria de criar SMR, mas não tem tempo e dinheiro livre suficiente para tornar isso possível? Você pode conferir como sobreviver com SMR.
Como fazer uma wiki como esta
Não use wikifarms e sites que permitem que você configure facilmente seu próprio wiki, como fandom: todos são bloateds e censurados. Você se amarrará aos formatos, nuvens e bancos de dados de merda deles e não conseguirá migrar facilmente. O primeiro passo a fazer é configurar algum tipo de presença online independente, como um site ou gopherhole descrito acima. Então você pode seguir o caminho convencional e configurar o MediaWiki, o software usado pela Wikipedi, ou, melhor, fazer algo como a Unixtopia wiki, mantenha-a simples e comece a escrever artigos em algum formato simples como Markdown, HTML ou plain text. Para converter esses artigos em um wiki, você cria um pequeno script de shell que converte o formato em que você escreve os artigos para um formato em que você os publica, como Markdown para PDF ou HTML e cria automaticamente coisas como uma lista de todos os artigos ou uma barra de navegação simples no topo de cada página. Você não precisa saber nada de programação avançada, o script pode ser literalmente como 5 linhas que apenas invocam utilitários CLI que convertem formatos e copiam arquivos. Se quiser, pegue este wiki e torne-o seu, você pode obter o código-fonte e é completamente legalmente de domínio público. Funciona basicamente como descrito, você escreve artigos em markdown e os converte para HTML ou TXT com um script bash, então você apenas carrega tudo isso para sua hospedagem online e voilà, feito.
Como fazer um computador independente movido a energia solar
No caminho para a liberdade, um salto significativo é dado quando se adquire um computador independente do sistema distópico que mais cedo ou mais tarde entrará em colapso, um computador que funciona offline e sem energia da rede, isso é útil, mesmo quando é de especificações muito baixas, uma calculadora programável pode fazer coisas pelas quais civilizações antigas matariam. Claro que uma maneira é configurar um gerador de eletricidade completo movido a energia solar ou eólica que substituirá sua tomada de parede, este é um tópico para seu próprio tutorial porque isso pode ficar um pouco complicado, você tem que obter vários conversores de voltagem, proteções para seus dispositivos, obter as voltagens ou correntes e fiação corretas. Fazer apenas um computador simples movido a energia solar pode ser muito mais simples se for tudo o que você precisa. Veja também computadores mecânicos, como as antigas calculadoras soviéticas, eles podem servir a propósitos semelhantes. Existem possíveis caminhos intermediários entre o sistema totalmente movido a energia solar e o dispositivo único movido a energia solar possível alimentar seu laptop diretamente ou quase diretamente de um painel solar porque seu laptop já tem uma bateria, então você não precisa de uma bateria grande para o painel, você só carrega seu laptop, e ele funciona em CC, que é o que vem do painel solar, o carregador do seu laptop tem que converter CA do plugue para CC, então você só remove esse intermediário. Não vá e conecte um painel solar ao seu laptop, você pode destruí-lo. Leia algum tutorial sobre isso primeiro.
Considere que muitos dispositivos minúsculos são poderosos o suficiente para rodar algum GNU/Linux e até dispositivos bare metal ou calculadoras fracas ainda podem ser úteis, você pode dar uma olhada em vários computadores de hardware livre, consoles abertos, consoles de jogos retrô, computadores de placa única, até mesmo um smartphone modificado com algum sistema operacional não ruim instalado, provavelmente pode fazer um bom trabalho substituindo um computador, você pode experimentar todos eles. Para obter uma verdadeira experiência de desktop, uma das melhores escolhas para isso é o Raspberry Pi, um computador de placa única capaz de rodar um sistema operacional e substituir seu laptop, é alimentado por USB, funciona e tem consumo de energia superbaixo de 5 a 10 watts, o que o fará durar muito comparado a um laptop. O modelo testado aqui foi o 3B+. Você conectará o teclado e o mouse e então precisará apenas de algum tipo de monitor, procure monitores portáteis, você quer alguns que sejam alimentados por USB também, mas não devem drenar muita energia, então escolha algo pequeno e simples, o zenscreen MB165B é bem barato e foi testado para funcionar com esta configuração. Também confira os monitores GPIO menores para RPI, como o Waveshare, eles são bem baratos e bons, também testei um para funcionar bem. Então compre algum tipo de banco de energia, por exemplo, o Xiaomi Redmi 18W 20000mAh foi testado para funcionar bem aqui. Isso servirá como sua bateria, o bom é que os bancos de energia não são tão caros e podem ser facilmente substituídos se quebrarem ou morrerem e são flexíveis, você pode desconectá-los, levá-los para algum lugar para serem carregados de muitas maneiras diferentes, se não houver sol, você os ligará em uma tomada de parede em algum banheiro público ou algo assim. Finalmente, você compra algum tipo de carregador solar para carregar o banco de energia, você não precisa de um painel solar "de verdade", qualquer tipo de carregador de bolso que possa alimentar um dispositivo USB provavelmente servirá, novamente, isso não será caro e pode ser facilmente substituído ou complementado. Uma possível dificuldade pode ser instalar os drivers de vídeo USB, se você conseguir um vídeo semelhante que funcione por HDMI em vez de USB, provavelmente será melhor porque você não precisará de drivers especiais, eles geralmente são proprietários, o driver para zenscreen causou alguns problemas aqui e travou o sistema operacional algumas vezes, mas finalmente funcionou assim: instale o antigo sistema operacional Raspbian, não o Raspberry pi, tem que ser a versão lite, somente linha de comando, sem GUI.
Então atualize o sistema. Instale algum sistema GUI simples, como lightdm mais dwm, mas não o faça iniciar automaticamente após a inicialização. Então instale o driver zenscreen, agora o display funciona se você inicializar o raspberry com display UNPLUGGED e assim que ele inicializar, espere um minuto, conecte o display e inicie o servidor X, sudo systemctl start lightdm
, você pode fazer um script para que você apenas digite a no teclado e pressione return. Isso não é o ideal, mas é uma maneira. Também diminua a resolução e a taxa de atualização do display para obter melhor capacidade de resposta e talvez até mesmo menor consumo de energia. Também desligue o wifi se você não o usar, economize energia. As coisas realmente duram muito, o banco de energia tem grande capacidade e o RPI consome muito pouca energia, então é muito melhor do que um laptop neste sentido. Agora você pode baixar páginas e livros da Internet para navegação offline, instalar alguns jogos simples, até o Freedoom pareceu funcionar bem, configurar seu ambiente de programação e assim por diante.
Como viver, o que fazer e não fazer?
Esse é um resumo de algumas diretrizes principais sobre como um apoiador do SMR deve se comportar em geral para permanecer consistente com a filosofia, é importante que isso não seja tomado como regras a serem seguidas cegamente, a última coisa que queremos são NPCs com lavagem cerebral que seguem ordens cegamente. É preciso entender por que esses princípios estão em vigor e até mesmo modificá-los.
- Entre em contato com pessoas que pensam como você: não tem problema, nem todo mundo é sociável, mas é legal fazer parte de um grupo onde pessoas se entendem, apoiam umas às outras, inspiram umas às outras, até mesmo espreitar ajuda muitas vezes. Onde encontrar essas pessoas? Definitivamente não em plataformas tradicionais, elas estão principalmente no underground, como uma busca minimalista de tecnologia por plataformas que você usaria, é onde você provavelmente encontrará pessoas como você. Bons lugares para começar são gopher, wiby, suckless, IRC, listas de discussão e jogos obscuros online livres. Se você criar um site onde você publica coisas legais, as pessoas vão te encontrar e te contatar elas mesmas.
- Não lute, não diga que luta contra algo: lutar e retórica centrada em lutar contra algo é parte de uma cultura prejudicial, a maioria das pessoas nem percebe que participa dela. É importante desaprender isso. Nós não queremos derrotar ninguém, nós queremos convencer por meio da racionalidade, não violência e amor. Entretanto, note que o que é inaceitável fazer a um ser vivo pode ser completamente aceitável fazer a um objeto não vivo, destruir uma corporação é ok, na verdade é muito desejável. Muitas vezes tomamos ações que pessoas comuns chamariam de luta, é importante que não as chamemos de luta, um ponto de vista às vezes é tão importante quanto a ação em si, pois determinará nossa direção futura. Lembre-se de que nomear é importante. Cuidado com falhas A/B.
- Não adore ou crie heróis: cuidado com o culto à personalidade. É outro erro comum, por exemplo, chamar Richard Stallman de herói do software livre e até mesmo adorá-lo como uma celebridade. O conceito de herói é prejudicial, um conceito que está conectado à mentalidade de guerra, vai contra os princípios anarquistas, cria hierarquia social e dá a algumas pessoas o poder de enganar. As pessoas são imperfeitas e cometem erros, apenas ideias podem ser perfeitas. Respeite as pessoas, mas não faça de ninguém sua bússola moral, você deve subscrever ideias específicas, em vez de adorar Stallman, subscreva e promova sua ideia de software livre.
- Não se identifique com grupos e organizações específicas: esta é complicada porque há uma linha tênue entre muitas pessoas concordando em uma ideia e aquelas pessoas criando um grupo hierárquico formal que inevitavelmente se torna corrupto, a ponto de trair suas crenças originais. Lembre-se dos princípios do anarquismo, associe-se vagamente a outros, mas não crie estruturas de poder e hierarquias. Um exemplo aqui pode ser apoiar o software livre e apoiar a FSF. O software livre como uma ideia é boa e pura, ao apoiar não criaremos nenhuma hierarquia de pessoas, estruturas de poder ou anexaremos outras ideias não relacionadas para surfar na onda do software livre, a do politicamente correto agora promovida pela FSF. Dizem que há força na união, é verdade, mas há diferentes tipos de união, e se talvez um tipo de união seja mais forte, é porque é o lado negro da força. Sim, pode ser mais forte, mas é mal. Resista a esse impulso. Também não queremos começar nenhum grupo SMR formal.
- Crie, não desperdice sua vida com besteiras: não fique muito com ferramentas e saltos como distrohopping, audiofilia, gitopping, consumismo de hardware ou perfeccionismo. O perfeito é inimigo do bom. Lembre-se, o objetivo da sua vida é criar algo novo e melhor, muitas pessoas ficam presas sem fazer nada além de trocar de distros, reclamar sobre qual editor é melhor, certificar-se de que seu sistema operacional tenha zero bloat e zero código proprietário. Se isso é tudo o que você faz, é completamente inútil, sua vida é um desperdício. Dedique tempo para criar arte que dure, como programar SMR ou fazendo arte cultural gratuita, não importa se você a cria com Ubuntu ou Gentoo.
- Dê exemplo: esta é a melhor maneira de espalhar valores, seja extremamente cuidadoso para não se tornar uma autoridade adorada. Saiba a diferença entre uma autoridade intelectual humilde e uma celebridade autoritária e egocêntrica que usa sua fama para enganar. Quanto mais famoso for, mais humilde deve ser.
- Seja amoroso, mesmo com a oposição, ódio e vingança contra as pessoas perpetuam o círculo sem fim. Amor leva a mais amor, compreensão, boas ações, amizade, felicidade, colaboração e todas coisas positivas. Não confunda amor com correção política. Fique bravo e frustrado, mas não seja violento, em vez, tente quebrar algo, escreva sua raiva ou jogue algum videogame.
- Não seja politicamente correto: não tenha medo de dizer palavras proibidas, não use código de coerção. Mesmo que pense que é moderado em opiniões e que não pode doer apenas jogar junto um pouco, isso dói, você está aprovando e carregando sua bandeira, lembre-se de que o nazismo ficou tão grande graças a uma nação de pessoas moderadas que apenas jogaram junto para evitar problemas. Sempre há apenas alguns poucos extremistas verdadeiros, um grande mal depende de massas de pessoas que só querem sobreviver e não farão problemas em se conformar. Ficar em silêncio significa apoiar o status quo, então quanto mais engano você vê na sociedade, mais deve tentar não ficar em silêncio e mais deve dizer a verdade.
- Faça ações altruístas: ajude necessitados sem esperar retribuição, não busque atenção ou gratidão por isso, apenas seu bom sentimento. Crie arte altruísta, seja lá o que goste de fazer, softwares, modelos 3D, música, vídeos, coloque-os em domínio público e deixe que outros os apreciem. Faça isso um hábito, algumas pessoas fumam, bebem, comem demais e fazem outros tipos de coisas prejudiciais a si mesmas e ao ambiente como meio de aliviar o estresse. Se você explorar essa tendência humana natural e, em vez disso, desenvolver bons hábitos, como escrever software livre ou ajudar instituições de caridade como um meio de relaxar e aliviar o estresse, você venceu na vida, fazer o bem e se sentir bem é natural e sem esforço. A coisa à qual você dedica sua vida deve ser a coisa que você ama, não a coisa que lhe rende dinheiro ou lhe beneficia de maneiras semelhantes, tente maximizar fazer o que você ama, o que pode e provavelmente deve ser mais de uma coisa, e também tente amar fazer o que é bom para que você possa fazê-lo muito. Se você ama algo, nunca faça por dinheiro, então isso se torna um negócio e, como sabemos, negócios estragam tudo.
- Proteste de maneiras não violentas, isso não significa que deve ser passivo, você deve expor a verdade, propaganda, corrupção, boicotar corporações e o estado, promover seus valores e expressar desacordo com ideias, mas não tenha como objetivo a destruição daqueles que se opõem, se você for atacado, não revide, isso não é apenas a coisa moralmente ideal a se fazer, mas também envia uma mensagem poderosa e faz o agressor pensar.
- Para se tornar uma boa pessoa, cerque-se de boas pessoas. Psicologicamente, você adquire padrões de comportamento de pessoas ao seu redor, quer você goste ou não. Você não pode ser bom se estiver cercado por lixo do Twitter ou TikTok, isso é impossível. Se puder, viva fisicamente com alguém que seja uma boa pessoa e não esteja usando rede social, como idosos ou moradores de rua, ou viva completamente sozinho. Abandone o câncer de rede social, pare de visitar sites populares, mantenha contato apenas com pessoas boas. Se todos fossem assim, a sociedade seria verdadeiramente boa, e como tal também pode falhar às vezes, tenha cuidado, que pode ajudá-lo a tomar algumas decisões difíceis. Não confunda este conselho com o de faça aos outros o que gostaria que fizessem a você, também conhecido como regra de ouro, que é uma merda, supondo que todos gostem das mesmas coisas.
- Liberte-se do sistema, e de tantas coisas quanto possível, similarmente a como você se liberta tecnologicamente, liberte-se também socialmente, viva frugalmente e minimize suas despesas. Pare de consumir, pare de viver no luxo, pare de gastar dinheiro com merda, academias, esportes, roupas, carro, serviços de streaming, jogos, cigarros, use coisas gratuitas que as pessoas jogam fora e aproveite hobbies baratos, programação, ler livros, fazer caminhadas, jogar xadrez, colecionar pedras. Pare de assistir notícias, é apenas lavagem cerebral e distração, o que é realmente importante vai chegar até você de qualquer maneira, pare de se envolver com moda, pare de falar com retardados e assistir manipuladores do TikTok. Você precisa de muito pouco para viver, você nem precisa de conexão com a internet, com uma boa computação, você pode hackear offline e só se conectar à internet de vez em quando em algum wifi público para baixar e-mails e enviar seus programas. Pare de usar o celular, se precisa dele, por exemplo, para serviços bancários, use-o apenas para serviços bancários e não o carregue com você, não o torne algo que você precisa com você. Torne-se autossuficiente, e prepare-se para o colapso. Se você puder viver em algum lugar na floresta e gostaria, vá em frente.
- Adote o derrotismo e o pessimismo. Otimismo é um ópio prejudicial, faz você fechar os olhos diante do sofrimento dos outros, um otimista é suscetível e se permite ser manipulado pela cultura do medo, aprenda a ser pessimista em vez disso, abandonar a mentalidade de vencedor impedirá que você se envolva na cultura da luta e o tornará livre para se comportar moralmente, isso ativa sua empatia e permite que você seja objetivo em seu julgamento, você não terá mais medo de ver a verdade, você deixará de ser um robô e escravo necessário para vencer o jogo, e você não estará mais servindo.
- Procure a verdade. Você não a encontrará facilmente, a verdade real é sempre censurada e escondida, embora muitas vezes à vista de todos, mas você pode se treinar para identificar propaganda e ver as bandeiras vermelhas. Você não encontrará a verdade através do Google, use fontes diferentes, leia livros antigos, fontes primárias, enciclopédias e diferentes pontos de vista, como comparar artigos na Wikipedia com aqueles no Infogalactic. Aprenda línguas estrangeiras e antigas, como latim, para que você possa ler relatos históricos não traduzidos e de primeira mão. Questione tudo, absolutamente tudo, até mesmo o que eu disse. Não caia em armadilhas como pseudoceticismo. Treine sua mente para pensar criticamente, evite atalhos, questione suas próprias crenças e seus desejos tendenciosos.
- Rejeite coisas prejudiciais como software proprietário, capitalismo, direitos autorais, bloat e trabalho. Use e promova os equivalentes éticos, ou seja, software livre, cultura livre e frugalidade. Não discuta com retardados com o objetivo de convencê-lo ou vencer a discussão para que você se sinta bem, o significado de retardado aqui é simplesmente alguém discordando do SMR. É tempo e energia desperdiçada e é ruim para sua saúde mental, não leva a lugar nenhum e não alcança nada além de torná-lo mais suicida do que já é. Você literalmente não pode convencer ninguém que não esteja aberto a ser convencido, mesmo se você tiver provas matemáticas, evidências, literatura apoiando você e qualquer coisa que você possa imaginar, você não pode logicamente convencer alguém que não sabe como a lógica funciona ou alguém que simplesmente não está emocionalmente pronto para mudar. Em 99% dos casos, você pode dizer se vale a pena falar com alguém após sua primeira reação, você apresenta uma ideia, como SMR, e se ele apenas expressa discordância, não há sentido em se comunicar mais, pela discordância ele assumiu uma postura defensiva e a manterá pelo resto de sua vida agora, você tem que ir encontrar outra pessoa. Não, nem mesmo se ele for um intelectual, tiver PhD e trinta prêmios Nobel, se ele não quiser ver a verdade, você não pode ajudá-lo. Tentar argumentar com um idiota é como tentar ganhar uma partida de xadrez contra um pombo, mesmo se você for o campeão mundial de xadrez, o pombo apenas cagará no tabuleiro e pensará que ganhou. Se avistar um retardado, vá embora, não tente dar a última palavra, nem mesmo admita a vitória dele na discussão e deixe-o em seu mundo de ilusão onde ele é o desvalorizado, só não perca um segundo a mais com ele, vá embora e faça algo melhor.
- Da mesma forma, evite comunidades tóxicas, não discuta, vá embora, é melhor ficar sozinho do que em má companhia. Basicamente, qualquer coisa com um COC ou filtro de linguagem. Nem vale a pena conferir.
- Seja generalista, estude o mundo inteiro, eduque-se, o que podemos fazer é dado pelo que sabemos. Não se torne superespecializado. Claro que você pode se tornar um especialista em algo, mas não pelo preço de tornar sua visão do mundo muito estreita. Você pode passar a maior parte do seu tempo estudando e programando compiladores de computador, por exemplo, mas ainda fazer de outras coisas, como ler ficção, estudar religiões, línguas, psicologia, jogar Go, fazer música, construir casas, pintar, praticar esportes, aprenda a gostar de se educar. Educação é uma das coisas mais valiosas que você pode obter, ninguém pode tirá-la de você, ela faz você ver a verdade mais claramente e, embora isso em si o deixe mais deprimido, também o liberta de muitas maneiras, saber línguas permite que você leia livros, viva em mais lugares, fale com mais pessoas e você pode conseguir um emprego confortável como tradutor se precisar de dinheiro, saber xadrez permite que você se entretenha sem computador, saber programação permite que você escreva seus próprios programas se bons programas não estiverem disponíveis, e assim por diante.
- A educação faz você ver através das mentiras de outras pessoas. É bom ser retardado, permanecer ignorante e apenas jogar videogame o dia todo, seu valor como ser vivo diminuirá dessa forma, mas você permanecerá para sempre entre a maioria retardada manipulada pelas marés da sociedade, mesmo que tenha boas opiniões e visões corretas, continuará sendo apenas mais um retardado, não será capaz de ajudar os outros, ficará paralisado, deixando o fardo e a alegria de ajudar o mundo para os outros, apenas decida se é isso que você quer. Você sempre admirou que alguém pudesse tocar piano? Por que não aprender então? Compre um teclado barato e crie o hábito de praticar tocando pelo menos 20 minutos a cada dois dias, veja o quão bom você se torna em um ano. Você sempre foi ruim em química? Por que não melhorar um pouco? Compre um livro de química para leigos e leia todos os dias antes de dormir, você passará de um retardado absoluto em química para acima da média. Você pode aprender sobre constelações de estrelas, biologia, história, jogos de cartas de trem, memorizar dígitos pi, correr meia maratona, aprender malabarismo, ou escrever seu próprio pequeno livro. Um bom truque de vida é ver a vida como um jogo de RPG, ver a si mesmo como um personagem que você está aprimorando, ao melhorar habilidades você está desbloqueando novas habilidades, habilitando novas opções, aumentando suas estatísticas, mas tenha cuidado para não se tornar competitivo ou ser vítima do culto de autoaperfeiçoamento. A chave é não começar a se comparar com os outros, não ter como meta ser melhor que outra pessoa, a meta deve ser apenas sua felicidade de se tornar uma entidade viva de nível superior que tem mais habilidades para ajudar os outros, aproveitar o universo e assim por diante.
- Pare de reclamar e faça algo, reclamar e desabafar é ótimo, todo esse server é só uma parede enorme de reclamação, no entanto, se for tudo o que você fizer, não vai conseguir nada, não vai convencer um único homem, ninguém vai ler essa merda, você está apenas desperdiçando uma grande parte da sua vida ficando bravo na web. A primeira coisa que você tem que fazer é fazer algo, se você promove o minimalismo, vá e faça um jogo minimalista, mostre aos outros que funciona, prove, até para você mesmo, que a coisa em que você acredita é boa, reclamar do mundo é apenas um suplemento ao seu trabalho principal, seus desabafos não estão lá para convencer ninguém, sua arte faz isso, seus escritos estão lá para as pessoas que já estão convencidas para ajudá-las a se educarem mais. Você pode passar a vida inteira escrevendo 100 livros sobre como o minimalismo é incrível, você pode examinar toda a história em detalhes, fornecer provas matemáticas de tudo e sugerir um sistema completamente funcional que poderia ser estabelecido para resolver todos os problemas do mundo, ninguém vai. Ninguém vai dar a mínima. Você pode levar um ano para programar um sistema operacional minimalista, um que é 1000 vezes menor que o Linux e é 10 vezes mais rápido e é completamente de domínio público e estupra o Linux em todos os outros aspectos, você apenas publica isso em algum lugar e as pessoas simplesmente não conseguem ignorar, você coloca diante dos olhos delas algo que elas podem literalmente ver que é infinitamente melhor do que o que estava lá antes, você instantaneamente fisga milhares de pessoas e elas começam a criar mais arte. Você acabou de mudar o mundo para melhor em um ano. Observe que isso não é um argumento para buscar popularidade, suas ações provavelmente contradirão o popular e até causarão muito ódio. Perceba que palavras são apenas palavras, há muitas palavras em todos os lugares, palavras podem mentir e nunca realizam nada por si, o bem é alcançado e comprovado por ações.
- Você deveria votar? A resposta segura é não, pois você pode simplesmente evitar todo o barulho e estresse de assistir política, você não vai perder seu tempo e também vota ativamente contra o sistema atual ao não votar, você diminui a participação dos eleitores, diminuindo a confiança no sistema, há uma razão pela qual todos os políticos concordam com a única coisa que você deveria ir votar, eles fazem isso porque isso sustenta a confiança que lhes dá poder, o mainstream claramente empurrando você para algo basicamente significa que é a única coisa que você quase definitivamente não deve fazer. Uma resposta mais profunda da votação é que você deve pesar todos os prós e contras, mas você concluirá que os prós são tão improváveis de prevalecer que somente em uma situação rara faria sentido ir votar. Você deve votar somente se aparecer um partido que seja extremamente menos retardado, esse partido deve estar extremamente alinhado com o SMR, querendo acabar com todo o trabalho, militar, dinheiro, polícia, tudo por meios estritamente pacíficos e eventualmente acabar até mesmo com o estado e consigo mesmo, algo que temos zero chance de ver, e mesmo que tal partido aparecesse em teoria e você fosse votar nele, ele quase não venceria, pois os normies simplesmente não votariam, então não muda nada de qualquer modo. Definitivamente não vá votar no mal menor, isso apenas fortalece o sistema. Apenas pare de ver política e deixe o sistema se comer, você não será capaz de influenciá-lo votando de forma alguma, não importa o que aconteça, mesmo que seu poder de voto fosse multiplicado por um milhão, simplesmente não importa qual presidente está governando hoje em dia. Pare de se importar com a política, gaste seu tempo em coisas melhores.
- Viva sua vida como quiser, não deixe outra pessoa controlar sua vida e manipulá-lo com sentimentos de culpa, isso geralmente acontece com seus pais, parceiro, amigos, cultura e leis. Este não é um argumento para interesse próprio. Pelo contrário, a maioria das pessoas hoje em dia tentará empurrá-lo para seguir o interesse próprio ou objetivos que também os beneficiarão. Você só tem uma vida, os outros têm a deles, então ouça os conselhos, mas lembre-se de sempre tomar suas próprias decisões em coisas importantes. Se você sente que não quer ir à escola ou que não quer trabalhar ou que quer fazer algo que as pessoas desprezam ou quer fazer algo que leu que é errado, apenas faça o que você acha que é melhor, mesmo que seja uma decepção para sua família ou se contradiga o que toda a sociedade está dizendo.
- Publique tudo imediatamente, não espere seu projeto ficar pronto para um lançamento, torne-o público agora mesmo. Você não precisa anunciá-lo, apenas torne-o público. Alguns motivos são, por exemplo, você não está se comportando estrategicamente, você recebe feedback antecipado de outro, importante para que você não gaste muito tempo com merda, você deixa os outros saberem no que você está trabalhando para que eles não percam tempo trabalhando na mesma coisa, até mesmo um projeto incompleto pode ser útil para alguém, e também se você hesitar, você nunca lançará o projeto, você ficará obcecado com o perfeccionismo e com vergonha de lançar. Sim, você vai, eu já vi isso várias vezes. Você acha que vai liberar, mas não vai, a cada dia adicional que você hesita a chance de liberação diminui em 10%, então depois de 10 dias já é certo que você nunca vai liberar, mais adiante a chance fica até negativa.
- Nunca entre em dívida, mesmo que você viva debaixo de uma ponte, se você não estiver em dívida, você ainda está bem, melhor do que a maioria das pessoas. A dívida é como o sistema te escraviza, então nunca tome empréstimos ou tenha filhos não planejados que você seria obrigado a pagar, isso o forçará a aceitar empregos antiéticos, esquecer sua moral. Se você já está em dívida, faça da prioridade número um pagá-la o mais rápido possível. Se você está em dívida que levaria muito tempo ou uma eternidade para pagar, sua única opção é queimar sua identidade e correr para a floresta, o sistema agora o verá como um escravo livre, alguém que pode ser forçado a trabalhar sem dormir ou simplesmente morto, você não pode mais contar com nenhuma ajuda dele.
- Faça exatamente o oposto do que a sociedade diz para você fazer, funciona porque a sociedade só quer explorar você, então ela o empurra para decisões ruins. Isso não vale sempre, é claro, não aja cegamente em opostos, pode haver blefes duplos também, mas geralmente não há, pois a maioria das pessoas apenas segue ordens direta. Se a sociedade diz aumente sua presença nas mídias sociais, você deve realmente deixar as mídias sociais completamente, se ela lhe diz impulsione sua carreira, você deve parar de trabalhar, se ela lhe diz vá votar, você não deve votar.
- Seja banido de plataformas tóxicas como Wikipedia, GitHub, Steam e 4chan e o resto, tem muitas vantagens, você ganha liberdade, a plataforma perde um escravo, você para de ser abusado pela plataforma, também é divertido, basta encontrar uma maneira criativa de ser banido, causando revolta na plataforma, deixar os mods irritados e desperdiçar seu tempo limpando sua bagunça, isso fará com que você se torne mais autossuficiente e ajudará a descentralizar a Internet novamente, não consegue editar a Wikipedia? Basta criar a sua, isso fará com que encontre lugares melhores, também pode ajudar a derrubar a plataforma tóxica.
- Aceite a morte, aceite que ela virá, talvez amanhã, talvez em uma hora, pra você ou qualquer pessoa que ama, tudo o que você já fez se tornará pó. Viva constantemente com o pensamento da morte e fique confortável com isso, você tem que estar pronto para morrer a qualquer momento e parar de ter medo dela, então você se torna realmente livre. Hoje, a maioria das pessoas tem medo de pânico da morte, o que é semelhante a ter fobia de pânico de germes, ninguém quer ficar doente, mas se você tem tanto medo de pegar qualquer doença, você está escravizado, aleijado, sua vida é limitada, você não pode fazer o que gostaria de fazer. É o mesmo com a morte, tente viver, mas não deixe que a morte o assuste tanto a ponto de limitá-lo no que pode dizer ou fazer. Dê uma olhada em homens que permaneceram firmemente por trás de suas crenças, como Sêneca ou Sócrates, todos eles aceitaram a morte quando ela veio e a aceitaram mesmo que pudessem ter evitado, eles são exemplos da alta liberdade mental. Não se mate, essa é uma má ideia, apenas esteja pronto para a morte e não fique assustado com ela, ela não está longe, provavelmente está logo atrás da próxima esquina.
- Tente tudo, ganhe experiência, mesmo uma desagradável. Não aconselhamos a tentar coisas perigosas, mas não é ruim ter dificuldades, voluntariamente ou não. Isso ajuda a construir uma visão geral, se você sabe como é fazer trabalho manual duro, bem como sofrer trabalho intelectual estressante, se você sabe como é sentir grande dor física ou mental, estar com fome, muito gordo ou magro, sozinho, popular, odiado, abusado e assim por diante, você terá mais empatia, saberá como as pessoas se sentem e verá através de propaganda que pinta uma imagem distorcida de como tudo é, experiência e dor o tornam mais sábio e também mais amoroso. Não arrisque sua saúde ou se machuque muito, mas talvez não tenha medo de levar um golpe. Isso convenientemente faz os normies se calarem porque eles não podem mais usar seus argumentos inválidos favoritos, mas eles ainda os usarão, como "você não pode citar isso se você não tentou" e "você já fez X? Então você não pode falar sobre isso", geralmente normie vive em um mundo de dicotomias como "você é um intelectual ou trabalha manualmente?" Se você faz as duas coisas, o seu cérebro congela.
- Se vê precisa descansar, descanse, não seja um produtivista covarde, leve o tempo que precisar antes de sentir vontade de fazer qualquer coisa, está tudo bem.
- Mantenha-se saudável para permanecer o mais independente possível do sistema de saúde, os principais mecanismos usados para impor a escravidão. Não dê ouvidos a estudos científicos sobre o que é saudável ou não, a regra simples a seguir em 99% dos casos é esta, se não for natural e for feito a longo prazo, não é saudável. Lembre-se de que as corporações lutarão para manter seus negócios a qualquer custo, elas dirão que o que estão vendendo é seguro por falta de evidências em contrário ou porque os efeitos a curto prazo não foram mostrados como ruins, é como com raios-X, fazer uma varredura uma ou duas vezes é bom, fazer todos os dias não é absolutamente. Lavar com sabão todos os dias é muito prejudicial à saúde, isso não é controverso, você encontrará em guias de sobrevivência, sabão destrói a camada protetora da sua pele, faz você absorver umidade mais facilmente e isso o torna mais propenso a pegar doenças. O estresse do trabalho está matando você, pare de trabalhar o mais rápido possível. Da mesma forma, nadar em uma piscina cheia de produtos químicos está matando você, fumar está matando você, seus pulmões não são feitos para inalar por longos períodos todos os dias. A prova formal de nocividade só virá talvez 30 anos no futuro, quando as pessoas começarem a morrer. Tatuagens estão matando você, elas constantemente estão liberando veneno na sua corrente sanguínea, maquiagem está matando você, exercícios extremos estão matando você, manter um celular perto de seu cérebro 24 horas por dia e 7 dias por semana está matando você, comer doces todos os dias está matando você, tomar qualquer tipo de pílula, e assim por diante.
- Estude teorias da conspiração, elas te ensinam pensamento crítico e trazem à tona ideias que a sociedade não quer que você pense, é por isso que você é ridicularizado por estudá-las, é exatamente o que você deve fazer, mesmo que a teoria em si seja falsa, o que geralmente não é, ela pode levá-lo à verdade. A maioria das teorias verdadeiras são teorias desconfortáveis para o status quo as quais as evidências foram sistematicamente escondidas, ou destruídas e até mesmo as teorias de espantalho óbvias e artificialmente construídas, que não servem para nada além de desacreditar as legítimas fornecem pelo menos um passatempo divertido. Aceite ser ridicularizado, desista da sua credibilidade e ganhe liberdade para pensar sobre o que quiser.
- Se você não consegue lidar com isso eticamente, não lide. Na vida real, muitos problemas não têm solução, a maioria das coisas no Universo está além do seu controle, coisas que não podem ser tratadas eticamente são uma delas. É aceitável tomar medidas antiéticas para alcançar algo se a ação ética não funcionar? Não, apenas considere a coisa inatingível, lide com as consequências, não importa o quão catastróficas sejam.
- Comporte-se de forma estranha. Saia na rua e ande em círculos, vezes decida não falar nada por uma semana e assim por diante. Isso mostra à sociedade que você não precisa respeitar sua cultura de forma alguma, ela tem que se ajustar a pessoas que não são robôs que se comportam como todos os outros, algumas pessoas podem decidir livremente que querem apenas subir em árvores e não falar com ninguém.
- O consumo satisfaz seus instintos, a criação satisfaz sua alma. Você precisa de ambos. Quando você está cansado, pode consumir pelo tempo que quiser, mas saiba que não será o suficiente. O consumo sozinho torna sua vida vazia, uma vez que está descansado e seu estômago está cheio, você sente fome por um propósito maior. E esse só pode ser satisfeito pela criação altruísta.
Como se vestir
- Nunca faça tatuagens e piercings. É uma das coisas mais estúpidas que você pode fazer. Se tiver, remova o mais rápido possível. Nunca pinte seu cabelo, nem faça penteados extravagantes ou estilos de barba.
- Minimize sua manutenção corporal. É besteira que está tomando seu tempo neste mundo que poderia ser melhor aproveitado. É bom se você usar cabelo comprido para que você não tenha que cortar o cabelo, o que também tem um bom efeito colateral de prejudicar a economia da barbearia. Se você tiver que cortar seu cabelo, faça você mesmo, nunca vá à barbearia. Mas nunca se barbeie, economiza tempo, eletricidade, água, dinheiro, lâminas e assim por diante.
- Pare de viver no século 21: Pare de viver no século do câncer cerebral radioativo, viva no passado, assista apenas filmes antigos, músicas antigas, não fale com pessoas nascidas depois de 2000.
- Cuidado com as mulheres, elas só pensam em três coisas: ouro, babacas e ouro.
- Não use maquiagem, é feio e desperdiça sua vida.
- Não use enfeites como anéis, colares, brincos, qualquer coisa que não sirva para nenhum propósito prático deve ser descartada.
- Use apenas roupas baratas e por razões práticas, nunca por moda ou persuasão. Se tiverem marcas, rasgue-as, você não quer ser um anúncio ambulante. Nunca use ternos ou vestidos, são besteiras caras e desconfortáveis cujo único propósito é enganar pela aparência e pertencer a uma classe alta. Use roupas velhas e baratas, use-as até que se desfaçam, compre apenas roupas de segunda mão, nunca apoie a indústria de tecidos. Fique nu sempre que puder, como em sua casa ou seu jardim, mas não em público, seria bom, mas você iria ser preso, se alguém achar estranho, foda-se, se eles colocarem roupas em você à força, espere 5 minutos e tire-as novamente. Se não pode ficar nu, pelo menos fique o mais nu que puder.
- Você pode alterar coisas sobre si mesmo por razões práticas. Se seu cabelo vai até os olhos, pode cortá-lo.
- Você deve ser gordo ou magro? Não há nenhum conselho específico, tente os dois e veja o que funciona para você, o ideal é ter peso saudável de qualquer maneira.
- Não faça cirurgia plástica.
Como não se matar vivendo nessa distopia
Tornar-se mais independente do sistema realmente ajuda, apenas aceite que tudo será destruído em alguns anos. Tudo o que você sempre gostou está morto e enterrado, apenas lide com isso e encontre coisas novas para gostar, como ler livros e observar a natureza em vez de rolar pelo TikTok. Amor incondicional e altruísmo ajudam igualmente, apenas deixe o ódio de lado e lute, ajude pessoas desinteressadamente sem esperar recompensas. Um dos grandes desafios é lidar com o complexo de Cassandra, só você sabe a verdade, mas não consegue comunicá-la aos outros, eles não ouvem, é um pesadelo real, você tem que lidar com isso por meio da meditação, isolamento social e outras formas de enfrentamento.
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.