Unixtopia
main/ artigos/
TROM
The Reality Of Me é um projeto em andamento desde 2011 que educa principalmente sobre a nocividade da sociedade baseada no comércio e tenta mostrar uma maneira melhor: A de estabelecer a chamada sociedade livre de comércio. É semelhante ao Projeto Venus, com o qual TROM colaborou por um tempo, ao Movimento Zeitgeist e a nossa SMR, ele compartilha o núcleo comum de se opor ao dinheiro e ao comércio como base da sociedade, que eles identificam como a questão central, embora difira em alguns detalhes que nós não vemos como totalmente insignificantes. TROM foi iniciado e é administrado por um cara romeno chamado Tio nascido em 12 de junho de 1988, ele tem um blog pessoal em www.tiotrom.com e agora mora na Espanha. O projeto parece mais ou menos administrado apenas por ele. O projeto é financiado pelo Patreon e criou um volume impressionante de materiais educacionais de ótima qualidade, incluindo livros, documentários, memes e até mesmo sua própria distribuição GNU/Linux Tromjaro. Os materiais que o TROM cria às vezes educam sobre tópicos gerais, não apenas aqueles diretamente relacionados à sociedade livre de comércio, Tio diz que simplesmente gosta de aprender tudo sobre o mundo e então compartilhar seu conhecimento. A ideia por trás do TROM é boa e semelhante ao SMR, mas assim como o projeto Venus, é suspeito, nos alinhamos com muitas ideias principais e aplaudimos muitas coisas que eles fazem, mas não podemos dizer que apoiamos 100% tudo sobre o TROM.
Resumo
Coisas boas sobre TROM:
- Ele identifica comércio, dinheiro e capitalismo como a causa raiz da maioria dos problemas na sociedade, concordamos com isso, mas consideramos oficialmente a competição como a causa raiz.
- Ele tem toneladas de materiais educacionais de muito boa qualidade expondo a verdade, quebrando propaganda corporativa e mostrando coisas como corrupção na soja e código aberto.
Coisas ruins sobre TROM:
- Ele é baseado na cultura de luta e cultura de heróis, a julgar pelo conteúdo do livro a origem da maioria dos problemas, criando super-heróis e afirmando coisas como "o mundo precisa de um inimigo", aos quais nos opomos fortemente, nós não acreditamos que uma sociedade boa e pacífica possa adorar heróis e guerras. Espero que isso seja algo que o projeto possa perceber ao longo do caminho, no entanto, neste ponto, há um grande perigo de cair na armadilha de se tornar um movimento pseudoesquerdista revolucionário violento.
- TROM se recusa a usar licenças livres como em liberdade. Que decepção. Tio dá uma tentativa de explicação em www.tiotrom.com/2022/08/free-software-nonsense, mas ele não parece entender muito bem o conceito de cultura e software livre, ele é o cara "não precisa de licença, eu digo, faça o que quiser".
- Bloat em todos os lugares, sites JavaScript discriminando computadores não consumistas. Tio não é programador e parece não estar muito ciente dos problemas relacionados ao software, ele usa a abominação do Wordpress com plugins que ele compra.
- Parece haver sinais de "ateu sou muito inteligente neil de grass hiperracionalismo" e algumas coisas são estranhas e retardadas.
- TROM parece ser apenas seu projeto individual, mesmo que ele possa empregar alguns ajudantes, não que haja algo errado com projetos individuais, Tio é muito determinado, talentoso em certas áreas como "criação de conteúdo, no entanto, ele abandonou a escola e não tem muito conhecimento e percepção em áreas importantes como tecnologia e cultura livre, enquanto fala sobre elas como se as conhecesse muito bem, isso não é muito bom e até representa alguns perigos. Ele adora escrever sobre si mesmo, mostra sinais de narcisismo. Às vezes ele parece ter saído direto do /r/iamverysmart com essa tentativa real de sua própria teoria sobre buracos negros em www.tiotrom.com/2021/11/my-theory-about-black-holes/. Claro que não há problema em especular e falar sobre qualquer coisa, mas às vezes parece que ele acha que é um gênio em. Sua ânsia é tanto sua grande força quanto sua fraqueza, e como TROM é SEU projeto, é a força e a fraqueza dele também. Não siga TROM cegamente, tire o que há de bom nele, deixe o resto.
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.