Unixtopia

main/ artigos/

Bitreich

É um pequeno obscuro movimento de programadores que valorizam minimalismo e simplicidade, se opõem ao mal e à degeneração da tecnologia moderna e visam tornar o mundo um lugar melhor por meio de tecnologia simples. Eles parecem pertencer ao grupo de grupos de programadores minimalistas, são semelhantes ao suckless, que em seu manifesto veem como um projeto fracassado, software reacionário e nosso próprio SMR, compartilhando valores como minimalismo, filosofia UNIX, amor pela linguagem C, carregando parte da herança da cultura hacker, embora eles tenham suas próprias especificidades que os tornarão diferentes e até discordando de nós, como no copyleft, eles parecem preferir a GPL, terminologia, open-source e provavelmente também coisas como privacidade, embora a mania não pareça ir muito longe, muitos listaram seus nomes e endereços reais. De acordo com o gopherhole, o Bitreich começou em 17.8.2016, o fundador parece ser 20h, Christoph, um cara anteriormente ativo no suckless que até deu uma entrevista sobre o Bitreich para alguma rádio ou revista. Parece que o Bitreich se originou na Alemanha. Em 2023, eles listaram 12 perfis oficiais de membros, o número de seguidores lurker será um número muito alto, parece haver até subcomunidades do Bitreich em outros países, como a Itália. Eles estão presentes principalmente no gopher, que eles promovem muito, e no IRC. Há também serviços ocultos do Tor, seu site bitreich.org está quebrado propositalmente em protesto contra o horror da web.

Algumas de suas ideias e filosofias parecem ser SMR, como preferência por KISS, protocolos antigos, "usuários são programadores", opondo-se à divisão em usuários como consumidores e desenvolvedores como senhores, e "relatórios de bugs são patches". O Bitreich também é sobre humor e diversão, às vezes tanto que não fica claro se algo é uma piada ou algo sério, talvez porque seja ambos. Eles inventaram o analgram, um método de autenticação baseado em analprints, alternativa à autenticação por impressão digital. Eles colocaram um instantâneo do source-code em um cofre na Groenlândia, para ser preservado por milênios. Frequentemente aparecem paródias de tudo o que está em alta no mainstream, NFTs, big data, IA e blockchain. Projetos interessantes que eles fazem:

Veja também


Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.