É um controle exclusivo ou propriedade de fato de software ou mesmo de uma área inteira de tecnologia, não por meios legais, mas por meio de bloat, ou apenas abusando do bloat de maneiras que levam à obtenção de monopólios estabelecendo padrões ou mesmo requisitos legais, como filtros de conteúdo obrigatórios da UE, aos quais apenas mais ricos podem se conformar. Mesmo que um determinado software seja FOSS, ele pode ser malicioso devido ao bloat, ele ainda pode ser praticamente controlado exclusivamente pelo desenvolvedor porque o desenvolvedor é o único com recursos ou know-how suficientes para poder executar direitos básicos, como modificações significativas do software, o que vai contra o princípio básico do software livre. O monopólio de bloat busca maximizar a distância da liberdade. Dê uma olhada na Web e como o Google está ganhando controle sobre ela ao obter o monopólio do mecanismo de busca. É muito claro que a Web, juntamente com navegadores da Web, tem se tornado bloated a níveis ridículos - isso não é uma coincidência, o bloat é promovido por corporações como o Google para eliminar possíveis concorrentes emergentes. Se praticamente todos os sites exigem JavaScript, CSS, HTTPS e bobagens semelhantes, está se tornando muito mais difícil rastreá-los e criar um índice da web, deixando a possibilidade de rastrear a web principalmente para os ricos, aqueles que têm dinheiro, tempo e conhecimento suficientes para fazer isso. Há o bloat do navegador da web - como sites se tornaram extremamente complexos, também é complexo fazer e manter um navegador da web, e é por isso que há apenas alguns deles, todos controlados, apesar das licenças FOSS, por corporações e grupos maliciosos, um dos quais é o próprio Google. Por essas razões, o Google adora o bloat e o incentiva classificando páginas da web bloated melhor em seus resultados de pesquisa e por outros meios como patrocínio, lobby e publicidade.
Monopólio de bloat é a evasão do capitalismo de licenças livres e o aproveitamento de sua popularidade. Com o monopólio de bloat, capitalistas podem colar uma licença FOSS em seu software, obter uma aprovação automática, openwashing, da maioria dos fanboys "de código aberto", bem como seu tempo de trabalho livre, enquanto realmente permanecem no controle quase no mesmo grau que com software proprietário. Monopólios de bloat são atualmente construídos principalmente em cima da obsessão por "segurança", levando à cultura de atualização hardcore. É muito bem conhecido que software complexo e bloated é quase sinônimo de vulnerabilidades de segurança - monopólios de bloat, que frequentemente afirmam "se importar com segurança", amam vulnerabilidades de segurança porque é isso que lhes permite sustentar o monopólio, o negócio de "manter a segurança", e é por isso que eles tornam seu código bloated, fazendo exatamente o oposto de "se importar com segurança" - uma base de código enorme e gigantesca inevitavelmente conterá um oceano de vulnerabilidades. Ninguém está nem pensando em consertar todos eles, a mentalidade hoje é apenas esta: existe um enorme conjunto de vulnerabilidades e elas são descobertas aleatoriamente por "hackers ruins", nós apenas temos que continuar consertando-as rapidamente conforme elas aparecem para que "você esteja protegido". O software de monopólio de bloat faz com que você não possa pegar uma versão estável e continuar usando-a sem atualizações, o software até se recusará a funcionar quando estiver muito antigo, ele justificará isso como "protegendo você". Então isso requer uma equipe de pessoas constantemente observando o software 24 horas por dia, 7 dias por semana e consertando qualquer vulnerabilidade que apareça o mais rápido possível para que "hackers ruins não tenham tempo suficiente para abusar das vulnerabilidades" - aqui não é possível ter um ou dois voluntários que estarão consertando patches de segurança "talvez em um ou dois meses" quando tiverem tempo para isso. Portanto, é impossível para qualquer um bifurcar o software porque então ele teria que começar a pagar a mesma equipe de pessoas que estará fazendo o mesmo trabalho policial. Comunidades não comerciais de voluntários são, por isso, retiradas do jogo, mesmo que o código seja "open source". É por isso que software é mantido bloated e vulnerável em termos de segurança por aqueles que alegam "se importar com a segurança" - é o paradoxo do antivírus do capitalismo: eles não se importam com a segurança, eles se importam em manter o monopólio criando vulnerabilidades que eles então continuam consertando.
No momento que escrevo isto, se você quiser compilar o chamado Android "de código aberto", precisará de um supercomputador em casa, veja source.android.com/docs/setup/start/requirements com ao menos 400 GB de espaço, 64 GB de RAM, lembre-se que este é um requisito mínimo, uma CPU moderna de 64 bits com vários núcleos, o Google usa máquinas de 72 núcleos, e muitas horas de tempo computacional. Quanto tempo até precisarmos de um supercomputador de um milhão de dólares para compilar um programa "de código aberto"? Agora pergunte a si mesmo, isso ainda é liberdade real? Exemplos de monopólio de inchaço incluem navegadores da web convencionais como furryfox e chromium, Android, Linux e Blender. Este software é caracterizado por sua dificuldade de ser compilado, muito menos compreendido, mantido e significativamente modificado por um programador médio solitário, por seu custo astronômico de manutenção que é difícil de pagar por voluntários e pela cultura agressiva de atualização. Monopólio de inchaço é semelhante ao monopólio de conformidade, que elimina programas pequenos e simples por meio de difícil conformidade com a lei - a UE está promovendo leis de censura hardcore que não são apenas ruins por sua própria natureza de censura, mas que são muito difíceis de cumprir - um mecanismo de busca deve garantir que não violará a "privacidade" de ninguém, que não vinculará a nada que viole DRM, etc. Isso pode ser praticamente impossível de fazer sem sistemas proprietários especiais, IA e muito hardware poderoso. Isso garante que apenas os grandes e ricos o Google, podem fazer coisas como mecanismos de busca, removendo qualquer competição potencial do caminho deles.
Impulsionado por nada. Todo conteúdo é disponível sob CC0 1.0 domínio público. Envie comentários e correções para Mr. Unix em victor_hermian@disroot.org.